Dicas para quem está começando a pedalar Veja o que você precisa saber para ir ao trabalho ou se exercitar usando a bike com segurança gplus
   

Dicas para quem está começando a pedalar

Veja o que você precisa saber para ir ao trabalho ou se exercitar usando a bike com segurança

Confira Também

Nos últimos anos a utilização da bicicleta cresceu muito. Alguns começaram a pedalar aos finais de semana como esporte e também por prazer. Outros a utilizam como meio de transporte: deixaram o carro na garagem e optaram por pedalar. Opção mais econômica, saudável e sustentável.

Segundo a CET, a cidade de São Paulo possui a maior estrutura cicloviária do Brasil: 468 km. Em segundo lugar está o Rio de Janeiro com 450 km. Proporcionalmente falando, ainda é pouco se compararmos com a estrutura de cidades como Berlim (750 km), Nova Iorque (675 km) e Amsterdã (400 km).

Mas a evolução é notável. Em 2013 eram apenas 63 km por toda grande São Paulo. Uma maior quantidade de adeptos trouxe um aumento significativo na quantidade de ciclovias; melhores ciclovias atraem mais ciclistas e assim sucessivamente.

Você já quis começar a pedalar, mas ainda tem um pouco de receio? Veja algumas dicas que irão te ajudar a colocar de vez a “magrela” no seu hábito:

1. Escolha a bike
A escolha da bike é uma decisão fundamental para quem vai começar a pedalar. São vários fatores que determinam qual a ideal: seu biotipo, quais trechos você planeja percorrer (cidade, estrada, trilha), variações na altitude do percurso, orçamento disponível, vai usar para esporte, hobby ou transporte, etc.

Caso não conheça muito, o ideal é ir a uma loja especializada em bicicletas. Lá o vendedor irá te auxiliar na escolha da melhor bike. Usar uma que não se encaixa com você pode causar dores na lombar, braços e até lesões mais graves. Algumas lojas fazem um teste chamado Bike Fit, nele seus braços, pernas e tronco são medidos e te ajudam a encontrar a magrela perfeita.

2. Procure companhia
Se você deseja pedalar por esporte ou hobby, é sempre bom procurar um grupo que já pedala. Além de ser mais agradável e aumentar a segurança, eles podem dar algumas dicas cruciais para quem está começando. Outro fator importante de andar acompanhado é que cansa menos, já que o ciclista da sua frente diminui a resistência do ar, consequentemente você faz menos força – técnica chamada Pace Line, muito usada por profissionais.

Mas antes mesmo de começar, aqui vai o primeiro conselho: jamais minta para o grupo sobre seu hábito de pedalar. Não queira parecer melhor do que é. Isso irá prejudicar não só você, como o grupo todo. Diga a verdade e com certeza o pelotão vai indicar qual o melhor grupo para o seu nível.

3. Trace uma rota boa
Caso o seu objetivo seja usar a bike como meio de transporte e você vai andar sozinho por ai, é importantíssimo escolher bem o seu caminho. Evitar ruas movimentadas é o primeiro passo. Quanto mais ciclofaixa e ciclovia, melhor.

Especialmente no começo, passar por subidas muito íngremes é bem complicado. Caso não conheça muito bem o trajeto, o Google Maps possui a opção de itinerário de bike e informa até a variação de altitude de cada percurso. Basta colocar local de partida, destino e indicar que o meio de transporte é a bicicleta. O resto deixa na conta do site. 

4. Posicionamento na faixa
Dividir a rua com carros não é tarefa das mais fáceis. Sempre tem aquele motorista que passa xingando e tirando uma fina do ciclista. O ideal é utilizar a faixa da direita e ficar um pouco mais perto da calçada – mas não colado, isso pode te deixar sem espaço e acabar te derrubando. 

Mesmo pouca gente conhecendo essa regra, os veículos são obrigados a ficar a uma distância mínima de 1,5m das bicicletas. Pode parecer irrelevante, mas quem já andou por uma avenida movimentada sabe o quão amedrontador é ter um ônibus passando de raspão do seu lado. 

Sempre que for fazer algum movimento é importante sinalizar. Já que os ciclistas não possuem pisca-alerta como os outros veículos, o ideal é utilizar a mão para pedir passagem, dar passagem, apontar a direção que irá virar, etc.

5. Segurança
Talvez o item mais importante (e até óbvio) dessa lista. Usar os equipamentos de segurança de maneira correta podem evitar muitos acidentes – e se eles ocorrerem, não serão tão graves.

Capacete: nunca, em hipótese alguma, saia de casa sem seu capacete. Ele pode salvar sua vida. Em caso de queda, irá reduzir muito o impacto na sua cabeça. Tenha cuidado e não precisará colocá-lo à prova, mas é melhor sempre andar prevenido.

Não pedale na contramão: esse é um hábito corriqueiro, porém errado. Quando um carro sai da garagem do prédio, por exemplo, o motorista só olha para o lado do sentido dos carros. Um pedestre ao atravessar a rua também. Ao abrir a porta do carro estacionado, normalmente se olha apenas no retrovisor. Todas essas situações podem causar um acidente. Além disso, o impacto de uma possível colisão de carro e bicicleta andando na mesma direção é menor do que uma batida frontal.

Luzes de iluminação: importante para quem pedala à noite. Coloque uma luz branca na frente e vermelha atrás da sua bike. A sua segurança irá aumentar significativamente se ao olhar de longe, o motorista souber de imediato a direção que você está pedalando.

Materiais para reparo: É interessante levar um kit de ferramentas básicas (pode ser até um canivete) e uma bomba para casos de emergência – mesmo que você não saiba usar, pode pedir ajuda e não irá ficar na mão no meio do percurso.

Hidratação: Ao fazer qualquer tipo de exercício, é normal perder líquido ao transpirar. É muito importante repor a maior quantidade possível para evitar a desidratação. Por isso, leve sempre uma garrafa d’água ou um isotônico para beber durante o percurso. Comprar um suporte é uma ótima dica, é barato e facilita bastante na hora de pegar a bebida.

Roupa adequada: Se você planeja ir ao escritório pedalando, não é uma boa ideia sair de casa de terno e gravata. Primeiro que não é nada confortável e sua roupa vai chegar toda suada – e fedida. Além disso, existe uma chance grande da calça enganchar na correia, não só vai estragar a calça, mas pode te derrubar. Caso seu escritório não disponibilize vestiário, leve uma toalha para se secar e se troque em algum lugar perto.

6. Regularidade e calma
Não tente atravessar a cidade de São Paulo logo no primeiro dia. Vá com calma, comece aos poucos e aumente a distância gradativamente. Outro ponto importante para um bom rendimento é treinar regularmente, só assim você sentirá uma boa evolução e não desanimará. 


Arthur Gabor