Anúncios de um poeta safado Corretor vira parte do folclore vicentino ao escrever placas bem-humoradas sobre a venda de imóveis na Baixada Santista gplus
   

Anúncios de um poeta safado

Corretor vira parte do folclore vicentino ao escrever placas bem-humoradas sobre a venda de imóveis na Baixada Santista

Confira Também

Se você é solteiro e está na pegada de “descer” com a galera para o litoral neste verão, com certeza irá encontrar o que procura na Baixada Santista. 

Afinal de contas, depois de um ano inteiro de trabalho duro, um macho de respeito merece um lugar “com vista total para o mar e ninguém na frente para atrapalhar seu horário sexual”, não é mesmo? Pois é isso o que promete um dos famosos anúncios criados por Argemiro Durante, o poeta pornográfico dos imóveis.

Dono de uma imobiliária na praia do Itararé, em São Vicente, ele decidiu sair do convencional e falar diretamente com um público que sabe bem o que procura. Há quatro anos, Durante passou a escrever placas bastante inusitadas para alavancar os negócios -- e a aposta vem dando mais que certo! 

As lousas irreverentes chamam atenção desde banhistas até moradores: “Este apartamento é para pessoas que gostam da coisa grande...vão ficar abismadas pelo tamanho do dito cujo! Não se assuste que depois da compra vem a bonança, é só tratar bem o dito cujo! E não cobiçai a mulher ou homem do próximo -- estamos entendidos? E se quiser um apto menor, procure um de japonês!”

Por conta de suas tiradas e frases de efeito, Argemiro hoje é conhecido como “poeta” na região. Dotado de imaginação sem limites com um giz na mão, ele confessa que, na verdade, lê muito pouco. “Há alguns anos coisas irreverentes entraram na minha cabeça! E hoje não consigo mais esquecê-las. E também tem uma coisa: adoro mexer com sogras, cunhados, etc. O que vem na minha cabeça, entendeu?”

Sempre bem-humorado, Durante afirma que seu trabalho não costuma ofender as pessoas. “Fizeram uma manchete sobre minhas placas e, num único dia, ela recebeu 300 comentários e 4.300 chamadas”, comemora Argemiro. “Nesse total apenas uma minoria fez críticas -- as quais também respondi com muito amor. [Risos]”, revela ele ao AreaH.

Toda essa desinibição provavelmente veio da época em que trabalhou como figurante em peças de teatro nos anos 60. “Tive uma carreira curta no extinto Circo Teatro Liendo -- ela acabou quando o Sr. Liendo faleceu e o circo fechou”, explica ele, que chegou a contracenar ao lado de Tonico e Tinoco. Seu “jeitão” espontâneo e galanteador não esconde a descendência italiana: "tinha que sair depois dos espetáculos, pois as mulheres ficavam em cima", contou ele.

Morador do Edifício Marahu, uma das construções mais famosas de São Vicente (a primeira cidade do Brasil), Argemiro se orgulha de ser também subsíndico do edifício, outra grande paixão de sua vida. Obra do arquiteto Lauro da Costa Lima, o Marahu já recebeu personalidades em seus apartamentos, como Jânio Quadros e o ex-presidente do Corinthians, Vicente Matheus.

Embora casado há 48 anos com Dilma, o poeta confirma que “o homem solteiro hoje é um felizardo”. “Mas com ela até casaria de novo!”, brinca o Bukowski dos anúncios imobiliários.