'Missão: Impossível': do pior ao melhor filme da franquia (até agora) Relembre todas as missões do agente secreto Ethan Hunt no cinema até agora, ranqueadas por ordem das menos às mais "impossíveis" gplus
   

'Missão: Impossível': do pior ao melhor filme da franquia (até agora)

Relembre todas as missões do agente secreto Ethan Hunt no cinema até agora, ranqueadas por ordem das menos às mais "impossíveis"

Confira Também

Com uma das trilhas sonoras mais emblemáticas do cinema - quase tão conhecida quanto a música-tema de outro espião da sétima arte - e uma cena que já se tornou referência na cultura pop, reproduzida em dezenas de outros filmes, séries e desenhos durante os anos (você sabe de qual estou falando), a franquia Missão: Impossível completa 22 anos em 2018. Desde 1996, quando da estreia do primeiro capítulo da saga, acompanhamos as aventuras do agente secreto Ethan Hunt (já eternizado na pele de Tom Cruise) pelo mundo na tentativa de impedir traições, assassinatos, atos de terrorismo, tentativas de conquista mundial e por aí vai. 

LEIA TAMBÉM

Talvez muitos fãs sequer saibam, mas a ideia de contar as histórias das missões de uma agência secreta do governo dedicada a resolver questões que ninguém mais consegue (daí o "impossível" do nome) não é mérito exclusivo da franquia, mas da clássica série homônima na qual ela é baseada. Com sete temporadas entre 1967 e 1973 e um revival em 1988, a série trazia o ator Peter Graves como o personagem Jim Phelps, líder da equipe que, no filme Missão: Impossível, interpretado por Jon Voight, revelou-se um traidor, o que deixou muitos fãs do personagem original bastante indignados.

A seguir, relembre todos os filmes da franquia Missão: Impossível até agora, organizamos do pior ao melhor:

#6 - MISSÃO: IMPOSSÍVEL 2 (2000)

Sabe quando dizem que a sequência sempre supera seu antecessor? Este infelizmente não é o caso de Missão: Impossível 2. Incentivado pelo sucesso considerável, quatro anos antes, de Missão: Impossível, o diretor John Woo (A Outra Face, O Alvo) resolveu investir pesado (cerca de 125 milhões de dólares) em um filme ainda mais frenético e bombástico para dar continuidade à história de Ethan Hunt. Até mesmo Anthony Hopkins e Thandie Newton foram chamados para dar ainda mais peso ao elenco. O resultado, apesar do sucesso comercial do filme, que arrecadou cerca de 546 milhões de dólares, foi um fracasso de crítica devido principalmente aos exageros das cenas de ação e excesso de efeitos especiais durante todo o filme.   

#5 - MISSÃO: IMPOSSÍVEL (1996)

Filme responsável por dar o pontapé inicial na franquia, Missão: Impossível teve a direção de Brian de Palma (Scarface, Os Intocáveis), que fez questão de resgatar os principais elementos que fizeram parte da série clássica, como a nostálgica abertura com cenas aleatórias do filme embaladas pela música-tema e o personagem Jim Phelps (Jon Voight). Com uma trama bastante interessante, atuações razoáveis e com ritmo frenético do início ao fim, Missão: Impossível introduziu Ethan Hunt (Tom Cruise) a uma geração de jovens que tinha apenas James Bond como referência de espião. Ainda que seja um bom filme de ação, o primeiro capítulo da saga acabou ficando datado demais para os dias atuais e foi praticamente esquecido pelo público.

#4 - MISSÃO: IMPOSSÍVEL 3 (2006)

Com J.J. Abrams (Star Wars: O Despertar da Força) na direção, Missão: Impossível 3 distancia-se bastante dos dois primeiros capítulos da franquia, apesar de ter sido o longa menos rentável da série - arrecadou "apenas" 397,8 milhões. Além de nos presentear com o incrível Philip Seymour Hoffman como vilão, o filme entrega um Ethan Hunt mais maduro, menos impulsivo e dividido entre treinar novos agentes e seu casamento com Julia (Michelle Monaghan). Deixando um pouco de lado o foco quase exclusivo em Hunt, a trama dá destaque também aos companheiros de equipe do agente: Luther (Ving Rhames), Benji (Simon Pegg) e Zhen (Maggie Q). A trama, muito mais sombria e realista do que as anteriores, redefiniu o futuro da série nas telonas.

#3 - MISSÃO: IMPOSSÍVEL - NAÇÃO SECRETA (2015)

O quinto longa da franquia Missão: Impossível vem para estabelecer definitivamente a nova fase iniciada no filme anterior, Protocolo Fantasma. Além da introdução de um vilão mais ameaçador do que todos os anteriores, Solomon Lane (Sean Harris), líder de um grupo terrorista batizado de Sindicato, temos também a interessante agente dupla Ilsa Faust (Rebecca Ferguson), cujas habilidades em campo equiparam-se às do próprio Ethan Hunt e a tornam uma excelente aliada ou inimiga, dependendo de seus objetivos. Dirigido por Christopher McQuarrie (Jack Reacher - O Último Tiro, No Limite do Amanhã), Missão: Impossível - Nação Secreta teve um orçamento de 150 milhões de dólares e arrecadou 682 milhões.

#2 - MISSÃO: IMPOSSÍVEL - PROTOCOLO FANTASMA (2011)

Depois de um longo período longe dos cinemas desde Missão: Impossível 3, Ethan Hunt e companhia fizeram seu retorno triunfal sob a direção de Brad Bird (O Gigante de Ferro, Os Incríveis), que deu uma cara totalmente nova à franquia e a revitalizou para os dias atuais, garantindo seu futuro para os próximos anos. Ambicioso, o novo longa não se preocupou em abraçar um pouco dos exageros que haviam sido criticados nos filmes anteriores - entre eles, explodir o Kremlin e escalar o Burj Khalifa, maior prédio do mundo -, mas ainda entrega uma trama de qualidade e realista. Novamente, o trabalho em equipe ganha destaque e dá o tom do filme, criando várias situações de conflito interessantes. Em Protocolo Fantasma, a franquia encontra seu tom. 

#1 - MISSÃO: IMPOSSÍVEL - EFEITO FALLOUT (2018)

No mais recente capítulo da franquia, Christopher McQuarrie retorna à direção para entregar um longa ainda mais frenético e sério do que seu antecessor, Nação Fantasma, também comandado por ele. Além das cenas de ação cheias de adrenalina, o filme é recheado de referências a toda franquia Missão: Impossível, o que torna a experiência dos fãs ainda mais completa. O Ethan Hunt de Tom Cruise volta melhor do que nunca, muito bem acompanhado por um elenco de peso como Henry Cavill (O Homem de Aço, Batman vs Superman), Angela Bassett (Pantera Negra) e outros rostos já conhecidos. Missão: Impossível - Efeito Fallout é, definitivamente, o auge da franquia no cinema.


Luis Carvalho