8 podcasts para ouvir em qualquer lugar Os arquivos em áudio, de diversos temas, são famosos por serem bons em entreter e informar quem escuta gplus
   

8 podcasts para ouvir em qualquer lugar

Os arquivos em áudio, de diversos temas, são famosos por serem bons em entreter e informar quem escuta

Confira Também

Os podcasts, cada vez mais famosos e acessíveis ao público, são arquivos em áudio transmitidos na internet. São criados pelos próprios usuários da rede mundial de computadores, e vão na contramão das grandes produções multimídia - geralmente munidas de grandes recursos financeiros.

As maneiras de escutá-los são bem democráticas; é possível ouvir os programas nos sites em que eles estão hospedados, fazendo o download dos arquivos para um computador ou smartphone, e, em alguns casos, consumir o conteúdo em aplicativos.

LEIA TAMBÉM

Apesar da modernidade tecnológica que permite aos podcasts sua existência, a estrutura comunicacional dos conteúdos bebe na fonte de um bom e velho conhecido, o rádio. 

Amplamente vendido desde o início do século passado, o radinho tem como principais características a informalidade na linguagem - já que faz uso da oralidade, a permissão dada ao ouvinte para imaginar o que é narrado, além de pilares básicos neste tipo de comunicação, como a trilha, efeitos sonoros, a locução e a pausa - componentes presentes também nos podcasts.


As temáticas dos programas são as mais diversas, assim como a duração dos episódios. Vão desde análises sobre o cenário da geopolítica mundial até conversas mais triviais sobre situações constrangedoras do cotidiano. Também há produções especializadas no aperfeiçoamento do inglês do ouvinte; confira abaixo 8 podcasts para se informar, aprender coisas novas, ou apenas dar boas risadas:

Criado há mais de uma década, o projeto comandado por Alexandre Ottoni (Jovem Nerd) e Deive Pazos (Azaghal) é responsável por abordar diversos temas no Nerdcast - todos voltados ao mundo "nerd", como cinema, quadrinhos, ciência, literatura, games. De uma maneira descontraída e informal, os programas contam com alguns convidados, e têm 90 minutos de duração, em média.

Já pelo nome do podcast dá para perceber o bom humor. O programa, no ar desde meados de 2015 e com edições geralmente com menos de uma hora, é conduzido por Maurício Cid - o "Não Salvo", Luide Hister, Braian Rizzo e Igor Seco. Os temas debatidos são os mais inimagináveis, desde situações constrangedoras do cotidiano ou a Ana Maria Braga.

Pilotado pelos historiadores Matias Pinto e Filipe Figueiredo, o Xadrez Verbal é um podcast de política internacional. Com blocos nomeados com termos referentes ao jogo de xadrez, os apresentadores dissecam o que mais importante acontece pelo mundo. Os programas têm análises profundas e repercutem também o cenário de países que dificilmente seriam abordados nos grandes veículos. Curioso para saber como Vanuatu votou na ONU? É só ouvir o podcast hospedado na "Central3".

O podcast foi criado recentemente por integrantes da revista piauí e está hospedado na plataforma SoundCloud. Com o intuito de debater o cenário político nacional, o Foro de Teresina é dividido em três blocos e tem duração de menos de uma hora. Malu Gaspar, Fernando de Barros e José Roberto de Toledo são os responsáveis pela empreitada que vai além do nome e destrincha um cenário complexo de nosso país.  

Produzido pela Deezer e ESPN, o programa com foco na Premier League é comandado pelos jornalistas João Castelo-Branco e Ulisses Neto. As edições levam aos ouvintes informações sobre bastidores da cobertura do campeonato inglês e exibem conteúdos inéditos, como entrevistas. Recentemente, o Correspondentes Premier se tornou por um mês o "Correspondentes na Rússia", um programa com a mesma estrutura e apresentadores, mas focado na cobertura in loco da Copa do Mundo.

"Jornalismo para seus novos tempos." Esse é o lema dos programas produzidos pelo BRIO, o 'Pílulas' e o 'Primeiros Passos', que são feitos por jornalistas para os comunicadores e entusiastas do meio. De acordo com Breno Costa, fundador do BRIO - um polo de serviços voltado para o desenvolvimento profissional -, as discussões ficam na análise da "tríplice fronteira entre Jornalismo, mídia e tecnologia".

Para quem deseja aperfeiçoar o conhecimento na língua inglesa, os podcasts produzidos pela BBC podem dar uma grande ajuda. Com curta duração, os programas auxiliam no entendimento de palavras, "phrasal verbs" e estruturas do idioma estrangeiro. Há, para auxílio do ouvinte, uma descrição do áudio do programa, assim é possível praticar não apenas o entendimento oral da língua inglesa, como também a parte escrita.

Hospedado no site de podcasts "B9", o Caixa de Histórias é um programa literário que discute o mundo e contexto dos livros, com o objetivo de servir como um outro olhar para o mundo da literatura. O programa é comandado por Paulo Carvalho, indivíduo que, como ele mesmo se define de forma bem humorada, "tenta conquistar o mundo com o poder de sua voz, mas até agora não conseguiu convencer o padeiro lhe dar o pão de graça." 


Rudiney Freitas