Os 10 lugares de São Paulo para visitar no feriado da cidade Conhecida por sua multicultura, 'Sampa' oferece diversos locais para quem deseja conhecer mais da tradição paulistana gplus
   

Os 10 lugares de São Paulo para visitar no feriado da cidade

Conhecida por sua multicultura, 'Sampa' oferece diversos locais para quem deseja conhecer mais da tradição paulistana

Confira Também

"Terra da Garoa, Sampa, Pauliceia". Todos esses são apelidos de uma das mais famosas capitais do país, a cidade de São Paulo, que completa 464 anos no dia 25 de janeiro deste ano. Fundada em 1554 por padres jesuítas, São Paulo hoje é uma das cidades mais globalizadas do mundo, além de sua influência no cenário internacional.

Lugar de grande crescimento urbano ao longo de sua história, a cidade se tornou uma referência econômica, política e cultural. Essa última, é uma característica que facilmente pode ser vista pelas ruas, prédios, museus e instalações por todo o território paulistano. Além das manifestações culturais de cunho material, o município também é muito conhecido por receber eventos de grande repercussão, como o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 e a Bienal Internacional de Arte.

Com o feriado no dia 25, algumas atividades acontecem pela cidade, tanto musicais, artísticas, ou esportivas. E para curtir bem o feriado, confira a lista que montamos com 10 lugares tradicionais para você visitar, aproveitar shows, e conhecer também um pouco mais da tradição paulistana.

1 - PINACOTECA

Pra quem gosta de arte, a Pina (como é carinhosamente apelidada) é um bom lugar para curtir o feriado. Considerado o museu mais antigo de São Paulo, a Pinacoteca foi inaugurada em 1905 pelo Governo Estadual, contendo na época apenas 26 obras no acervo. Atualmente possui milhares de peças expostas, que retratam a produção artística brasileira desde o Século 19 até a Contemporaneidade. A Pina possui uma fácil localização, está próxima a Estação da Luz.
Endereço: Praça da Luz, 02 – Tel. (11) 3324-1000

2 - PACAEMBU 

Essa é pra quem ama futebol! Às 11h acontecerá a final da Copinha (campeonato de juniores), que geralmente recebe grande público no Estádio Municipal do Pacaembu. O torneio anual, que começa no início de janeiro, sempre termina na data comemorativa da cidade. 

Caso não torça para nenhuma das duas equipes que estarão em campo ou simplesmente não queira acompanhar a partida, uma boa opção (que fica no mesmo endereço), é a visita ao tradicionalíssimo Museu do Futebol, que contará com atividades especiais no dia do aniversário do município.
Endereço: Praça Charles Miller, s/n - Tel. (11) 3664-3848

3 - VALE DO ANHANGABAÚ

Região central do município, fica situado entre os Viadutos do Chá e Santa Ifigênia. Esse espaço público, caracterizado como praça, é um dos pontos mais famosos da cidade, além de contar com shows de Anitta, Paula Fernandes e Carol Conka ao longo do dia 25.
Como chegar: Corredor Norte-Sul

4 - MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO

Fundado em 1947 pelo empresário Assis Chateaubriand, o MASP reúne milhares de obras, possui um dos mais importantes acervos artísticos do Hemisfério Sul, o que inclui pinturas, esculturas e fotografias. Com sua localização privilegiada no centro de São Paulo, o museu proporciona diversas exposições ao longo de todo o ano, além de possuir um vão onde eventualmente ocorrem algumas atividades.
Endereço: Av. Paulista, 1578 - Tel. (11) 3149-5959

5 - PARQUE IBIRAPUERA

Considerado o parque urbano mais importante da cidade, o Ibirapuera é o lugar certo pra quem deseja respirar ar puro, fazer um piquenique, praticar exercícios, ou até mesmo visitar museus que estão nas dependências do local. Inaugurado em 1954 para o quarto centenário da cidade, o Ibirapuera é tido como um dos melhores parques do mundo, reconhecimento que veio do jornal britânico The Guardian. O 'Ibira' ainda possui construções tradicionais da cidade de São Paulo, como o Obelisco e o Monumento às Bandeiras.
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Tel. (11) 5574-5045

6 - MUSEU DA IMAGEM E DO SOM

Inaugurado em 1970, O MIS é o lugar perfeito para quem deseja se divertir com informação e cultura. Conta com milhares de itens em seu acervo, incluindo fotografias, vídeos e cartazes. O museu é muito conhecido por grandes exibições, como a recente exposição sobre a vida e obra do apresentador Silvio Santos, e a atual mostra de arquivos sobre a carreira do cantor Renato Russo. 
Endereço: Av. Europa, 158 - Tel. (11) 2117-4777  

7 - AVENIDA PAULISTA

Sim, temos uma avenida na lista. Com quase 3km de extensão, a Paulista é um local famoso no município, com importância política, financeira, esportiva e cultural na cidade de São Paulo. Nela estão museus importantes, como a Casa das Rosas e o já citado nesta lista, o MASP. Para quem quiser aproveitar uma área verde e o silêncio inimaginável em uma avenida tão movimentada como a Paulista, uma boa opção é o Parque Trianon. Inaugurado em 1892, ele conta com uma vegetação tropical e abriga uma vasta flora com espécies exóticas.
Ruas próximas: Rua Augusta, Avenida Brigadeiro Luis Antônio, Rua da Consolação

8 - MERCADO MUNICIPAL

Conhecido popularmente como 'Mercadão', é um importante ponto comercial da cidade que está localizado no Centro Histórico de São Paulo. Especializado na venda de frutas, carnes e temperos, o Mercadão também é famoso pelo tradicional sanduíche de mortadela. 

Além da comilança, o Mercado Municipal se destaca pela arquitetura, com construção de colunas no estilo grego e destaque nos desenhos dos vidros. Um bom lugar para conhecer no feriado e tirar muitas fotos!
Endereço: R. Cantareira, 306 - Tel. (11) 3313-3365

9 - CATAVENTO CULTURAL

Uma excelente sugestão para quem tem filhos, o Catavento foi inaugurado em 2009 com o intuito de promover a ciência na cidade de São Paulo. O local conta com diversos aparelhos para experiências científicas que podem ser realizadas tanto por crianças, jovens ou adultos. 
Endereço: Av. Mercúrio, s/n - Pq Dom Pedro II - Tel. (11) 3315-0051 

10 - MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

Centro cultural e de lazer, o memorial foi criado com o intuito de promover a integração cultural dos povos de língua portuguesa e hispano-americana. Conta com diversas programações musicais, palestras, teatro, e produções para o público infantil. Em uma área de mais de 84 mil metros quadrados, o espaço abriga sete edifícios distribuídos em duas praças que se interligam. Neste mês de janeiro, o memorial expõe o Castelo Rá-Tim-Bum e, no aniversário da cidade, realiza o Festival do Pastel, além de organizar uma apresentação da escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi, que estará batucando no memorial pela tarde. 
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Tel. (11) 3823-4600