10 livros de Stephen King para você ler Curte histórias de suspense e terror? Então não deixe de conferir essas 10 obras do mestre do gênero, Stephen King gplus
   

10 livros de Stephen King para você ler

Curte histórias de suspense e terror? Então não deixe de conferir essas 10 obras do mestre do gênero, Stephen King

Confira Também

Se você é fã de boas histórias de terror, seja na literatura ou no cinema, então com certeza já ouviu o nome Stephen King mais vezes do que pode se lembrar. Conhecido, não à toa, como o "mestre do terror" o escritor americano é a mente genial e perturbada por trás dos famosíssimos O Iluminado, Carrie, À Espera de um Milagre e diversas outras obras entre contos, romances, séries e filmes que conquistaram o público.

Hoje um dos autores mais conhecidos e lidos do mundo (seus livros já venderam quase 400 milhões de cópias),  King sempre deixou transparecer sua inclinação para o sobrenatural. Quando criança, era leitor assíduo de quadrinhos de terror e testemunhou a morte do próprio amigo, atropelado por um trem. Ainda na universidade, colocou em prática suas habilidades literárias e, mais tarde, começou a lecionar e publicar seus próprios livros, cujo primeiro narrava a história de uma garota adolescente com poderes psíquicos bizzaros. O resto é história.

VEJA TAMBÉM

Quer conhecer melhor a obra do mestre do terror? Então dê uma olhada nesta lista com 10 livros de Stephen King que todo homem deveria ler que preparamos para você:

#1 O ILUMINADO (1977)
Talvez o livro mais conhecido de Stephen King, O Iluminado, acredite se quiser, não era uma obra tão conhecida assim à epoca de seu lançamento. Na verdade, toda a fama que tornou essa história de terror um clássico entre fãs aconteceu somente após o sucesso fenomenal do filme dirigido por Stanley Kubrick, em 1980. No livro, o escritor Jack Torrance aceita o trabalho como zelador de um hotel isolado com sua esposa, Wendy, e o filho Danny, que possui o dom da "iluminação" e é capaz de ver e ouvir coisas. Porém, o isolamento, o alcoolismo e estranhos fenômenos sobrenaturais fazem com que Jack sofra um colapso e coloque em risco a segurança de sua própria família.

#2 IT - A COISA (1986)
Nessa história de terror, Stephen King traz à tona um dos maiores medos infantis: o de palhaços. Na história, um grupo de crianças precisa enfrentar o temido palhaço demoníaco Pennywise, uma entidade antiga que assume a forma do maior temor das pessoas e ressurge a cada 27 anos para fazer novas vítimas. Adaptado para as telas pela primeira vez em uma produção de baixo orçamento para a TV e, mais recentemente, em um grande filme hollywoodiano, It - A Coisa é um livro essencial para entender a mente quase sádica de King, vide o final polêmico (não darei spoilers aqui). 

#3 CARRIE (1974)
O primeiro livro lançado por Stephen King continua a ser, mesmo mais de 40 anos após sua publicação, uma das obras mais aclamadas do autor. Na história, a jovem Carrie sofre uma adolescência problemática, sendo atormentada por seus colegas de escola, professores e até mesmo pela própria mãe. Portadora de um poder terrível, Carrie decide se vingar de todos aqueles que haviam feito de sua vida um verdadeiro inferno. Adaptado para as telonas duas vezes, a primeira em 1976 e posteriormente em 2013, Carrie tornou-se um sucesso mundial e ajudou a tornar Stephen King um autor conhecido.

#4 MISERY - LOUCA OBSESSÃO (1987)
Quando Paul Sheldon, um famoso escritor de best-sellers, se envolve em um acidente de carro durante uma forte nevasca, cabe à enfermeira aposentada Annie Wilkes socorrê-lo e abrigá-lo. Porém, o que o agradecido autor não esperava era que Wilkes foi uma leitora voraz de seus livros, decepcionada pelo tratamento recebido por sua personagem favorita, Misery Chastain. Obcecada, a enfermeira decide isolar seu "paciente" em um quarto, submetendo-o a torturas físicas e psicológicas até que ele reescreva a narrativa da personagem. Em 1990, Louca Obsessão ganhou uma adaptação cinematográfica com Kathy Bates e James Caan nos papéis principais, o que rendeu o Globo de Ouro e o Oscar de Melhor Atriz para a intérprete da enfermeira sádica. 

#5 A DANÇA DA MORTE (1978)
Após uma arma biológica altamente mortal dizimar praticamente toda a população do planeta, um pequeno grupo de sobreviventes imunes ao vírus se une para ter maiores chances de sobreviver no novo e inóspito mundo. Liderados por uma mulher idosa que assume a figura de líder espiritual do grupo, os sobreviventes se vêem na missão de fundar uma nova sociedade. Enquanto isso, outro grupo de sobreviventes, este formado predominantemente por criminosos sob o comando tirânico de um ex-policial luta para escapar de um ser sobrenatural que ameaça suas vidas. Aclamado por público e crítica, A Dança da Morte já é considerado uma das melhores obras de Stephen King.

#6 À ESPERA DE UM MILAGRE (1996)
Originalmente publicado em seis partes, com o título de “O Corredor da Morte”, À Espera de um Milagre usa como cenário os Estados Unidos durante a Grande Depressão para contar uma história emocionante sobre a relação entre os personagens Paul Edgecombe, um carcereiro, e John Coffey, um prisioneiro condenado à morte na cadeira elétrica (ou "Velha Fagulha", como a chamam os encarcerados) por assassinar duas meninas. Uma das raras histórias de não-terror de Stephen King, a obra foi adaptada para o cinema em 1999 com Tom Hanks no elenco e foi sucesso de público e crítica, chegando a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Som e Melhor Roteiro Adaptado.

#7 DOUTOR SONO (2013)
Sequência direta de O Iluminado, Doutor Sono traz de volta o personagem Danny Torrance, mais de 30 anos depois dos eventos no Hotel Overlook. Agora um homem de meia-idade que tenta escapar do alcoolismo e dos fantasmas de seu passado enquanto trabalha em uma casa de repouso, Dan usa o que restou de seu poder para ajudar os que estão morrendo. Quando conhece a jovem Abra Stone, de apenas 12 anos e dona do maior poder de iluminação já visto, Torrance se vê envolvido em uma nova batalha do bem contra o mal. No livro, Stephen King aborda um medo de muitos de nós para contar sua história: o medo de nos tornarmos iguais nossos pais.

#8  A TORRE NEGRA VOL. I : O PISTOLEIRO (1982)
Primeiro volume da saga que terminaria apenas seis livros depois, O Pistoleiro é o início da jornada de Roland Deschain em do Homem de Preto. Ambientada no Mundo Médio, um mundo moribundo, Roland almeja alcançar a Torre Negra, pilar que une todo o tempo e espaço e que, caso seja destruída, levará todo o universo junto. Na busca, o pistoleiro encontrar alguns personagens que o ajudarão em sua jornada através de realidades além da imaginação. Para quem almeja conhecer a obra de Stephen King, a saga Torre Negra é indispensável e essa primeira parte é uma essencial porta de entrada para esse universo inteiramente novo imaginado pelo autor que conquistou gerações de leitores desde sua publicação. 

#9 SOB A REDOMA (2009)
O que parecia ser apenas mais um dia tranquilo em uma pequena cidadezinha do Maine, Estados Unidos, é interrompido por um acontecimento além de qualquer lógica: um colossal redoma invisível isola o lugar e seus moradores, impedindo que qualquer um entre ou saia. Lá dentro, um veterano de guerra se une a um grupo de moradores para manter a situação sob controle, enquanto um político agarra-se ao poder com todas suas forças. Aos poucos, o isolamento forçado revela a verdadeira natureza de cada um: conflitos se iniciam, amizades e amores se desfazem, todos desconfiam de todos e a brutalidade primitiva é a nova ordem no local. Com uma reflexão profunda sobre a natureza humana, esse thriller de Stephen King é uma história de ficção e suspense que merece ser lida. 

#10 A ZONA MORTA (1979)
Jonny Smith, um simples professor secundário, acorda de um coma de cinco anos aparentemente sem sequelas, exceto em uma região conhecida pelos médicos como zona morta. Por conta dela, Johnny desenvolve o poder de prever o futuro. Ao conhecer um inescrupuloso candidato a deputado, Johnny tem terríveis visões do político como presidente dos Estados Unidos e o país mergulhando numa guerra nuclear. Perturbado, ele terá que se decidir entre a omissão ou fazer algo para impedir que o futuro se concretize. O livro ganhou duas adaptação: uma no cinema, em 1983, e uma televisiva por conta do canal FOX, em 2002. 

 


Luis Carvalho