Os 10 melhores filmes de futebol Prepare a pipoca! Esses são os melhores filmes com o tema futebol para você assistir gplus
   

Os 10 melhores filmes de futebol

Prepare a pipoca! Esses são os melhores filmes com o tema futebol para você assistir

Confira Também

Ah, o futebol. Todo amante desse esporte enche o peito para falar dele. Um esporte fascinante, apaixonante, cativante e com muitos outros adjetivos que podem descrevê-lo. Um esporte que transcende a barreira das quatro linhas. Por isso muitos afirmam que jamais será "apenas um jogo", nunca vão ser "22 homens correndo atrás de uma bola".

Às vezes nos dá aquela vontade de ver alguma partida, algum programa, alguma coisa, qualquer coisa relacionada ao futebol, mas não tem nada disso passando. E para matar essa vontade, de vez em quando é bom estourar uma pipoca, se sentar em frente à televisão e assistir um bom filme.

Muitas histórias podem ser contadas com o futebol de fundo, uma recente que ganhou muito espaço na mídia nacional foi a do atacante Roger, do Botafogo, que possui uma filha cega. Por conta de uma doença que atacou seus olhos, a pequena Julia nunca tinha visto um gol de seu querido pai, até que um dia um jornalista levou uma imagem impressa em braile de um dos gols mais bonitos do camisa 9 botafoguense. A emoção na cara da família tocou o Brasil inteiro, que ficou extremamente emocionado com essa história.

Muitas dessas histórias são tão marcantes, tão extraordinárias que acabam virando filme. Veja agora os 10 melhores filmes sobre futebol para você assistir.

10. Green Street Hooligans (2005)

Recebem o nome de Hooligans aqueles torcedores (se é que podemos chamá-los assim) que possuem um comportamento totalmente destemperado e são a favor de brigas dentro e fora de estádios de futebol. Eles se batem pelo simples fato de não torcer para o mesmo time. Recentemente um deputado russo sugeriu que as brigas de torcida deveriam se tornar um esporte.

Esse filme de 2005 conta a história de um torcedor do time inglês West Ham que é apresentado ao Hooliganismo. A partir daí essa prática é mostrada e explicada ao longo do filme. Cenas brutais de brigas antes de depois dos jogos são comuns para os Hooligans.

Gênero: Drama
Diretor: Lexi Alexander
Lançamento: Setembro de 2005 
Duração: 106 minutos

9. Casamento de Romeu e Julieta (2005)

Essa comédia nacional conta a história de amor entre um corinthiano fanático e uma palmeirense também fanática. E para conquistar a família da amada, o corinthiano finge ser palmeirense. O filme é muito engraçado e rende muitas risadas, especialmente para os casais de times diferentes.

Uma curiosidade interessante sobre o filme é que Romeu é palmeirense na vida real e corinthiano no filme, e o pai de Julieta, palmeirense doente - que chega até a viajar para o Japão no filme só para assistir o verdão - é São Paulino na vida real.

Gênero: Comédia romântica
Diretor: Bruno Barreto
Lançamento: Março de 2005
Duração: 93 minutos

8. Maldito Futebol Clube - The Damned United (2009)

O filme Maldito Futebol Clube conta o período de maior sucesso do time Leeds United, da inglaterra. Mais precisamente sobre o seu novo técnico, que era muito conhecido pelo seu estilo extremamente bravo e agressivo. Naquela época os Leeds tinham um time muito forte, e mesmo desacreditados acabaram se tornando campeões do campeonato ingles. A narrativa conseguiu reproduzir com perfeição os lances das partidas.

Gênero: Drama e esportes
Diretor: Tom Hooper
Lançamento: Outubro de 2009
Duração: 97 minutos

7. Next Goal Wins (2004)

Esse documentário conta a história do pior time de futebol do mundo - não é o IBIS! Após perder por inacreditáveis 31x0 para a Asutrália, ficar durante uma década na lanterna do ranking da FIFA e marcar apenas dois gols em 17 anos, a seleção de Samoa começa a alimentar um sonho impossível: disputar a Copa do Mundo de 2014. Para isso, eles começam a investir mais no futebol, contratando até técnico internacional para treinar o time. 

É um tanto quanto óbvio que eles não conseguem chegar ao topo do mundo, mas esse longa conta uma bela história de superação de uma seleção totalmente desacreditada.

Gênero: Documentário esportivo
Diretor: Mike Brett e Steve Jamison
Lançamento: Julho de 2004
Duração: 97 minutos

6. I believe in miracles (2015)

Esse filme conta a história da incrível ascenção do time inglês Nottingham Forest, sob o comando do técnico Brian Clough, o então pequeno conseguiu o milagre de conquistar por duas vezes o título europeu (em 1979 e 1980).

Brian é bastante conhecido por realizar algumas proezas, e por isso tem outros filmes contando suas histórias. Porém, nenhuma delas se compara ao que ele conquistou no comando do Nottingham.

Gênero: Documentário esportivo
Diretor: Jonny Owen 
Lançamento: Outubro de 2015
Duração: 124 minutos

5. The Other Final - A outra Final (2003)

30 de junho de 2002, um dia que ficou muito marcado na história do futebol, especialmente dos brasileiros. Se você não sabe que dia é esse, não tem problema, eu te ajudo a lembrar: Brasil 2 x 0 Alemanha pela final da Copa do Mundo, e a seleção canarinho se tornava pentacampeã mundial.

Mas e o que isso tem a ver com o filme A Outra Final? Naquele dia,não era todo mundo que estava parado em frente a sua televisão para assistir ao jogo Brasil e Alemanha. Bem, quase o mundo inteiro, mas uma parcela da população apaixonada pelo futebol acompanhava uma outra partida, uma outra final: Butão e Montserrat. O diferencial desse longa é mostrar a paixão mundial pelo esporte, afinal, optar por assistir Butão contra Montserrat ao invés de Brasil e Alemanha pela final da Copa do Mundo só pode ser loucura, e uma loucura boa, loucura por futebol!

Gênero: Documentário
Diretor: Johan Kramer
Lançamento: Setembro de 2003
Duração: 79 minutos

4. Offside - Fora do Jogo (2006)

Esse filme conta a história de um problema muito comum entre as mulheres que amam o futebol: o preconceito vivido por elas. No caso desse longa, a personagem principal é proibida de entrar no estádio e tenta lutar com todas as suas forças para romper essa barreira, e mostrar que pode sim gostar de futebol tanto quanto qualquer homem (ou até mais) e assistir o jogo onde bem entender.

Gênero: Drama/comédia
Diretor: Jafar Panahi
Lançamento: Maio de 2006
Duração: 93 minutos

3. The Class of 92 - Verão de 92 (2013)

1992 é um ano histórico para o futebol da Dinamarca. Uma seleção desacreditada acabou vencendo a Eurocopa. E o mais incrível dessa história é que o time não conseguiu nem passar das eliminatórias, mas por conta de uma Guerra Civil envolvendo a Iugoslávia, os dinamarqueses foram convidados a participar da Euro em 1992 e saíram de lá com seu primeiro e (até hoje) único título.

Gênero: Documentário
Diretor: Benjamin Turner
Lançamento: Novembro de 2013
Duração: 199 minutos

2. The two Scobars (2010)

Com a série Narcos, a família Escobar ficou muito mais conhecida no Brasil e no mundo. Eles ganhavam muito dinheiro no que ficou conhecido como o Cartel de Medellin. Nele, os Escobars produziam e vendiam muita droga e ganhavam montantes incrivelmente grandes.

Andres Escobar era uma grande estrela do futebol Colômbiano, enquanto Pablo era traficante de drogas. O dinheiro de Pablo conseguiu tornar o time do Andres no campeão Sulamericano de futebol e em uma equipe mundialmente respeitada e conhecida. O filme The Two Escobars conta a história dos dois irmãos envolvidos com a droga e com o futebol.

Gênero: Documentário
Diretor: Jeff e Michael Zimbalist
Lançamento: Agosto de 2010
Duração: 104 minutos

1. Hillsborough (2016)

O filme Hillsborough é um documentário sobre o maior desastre esportivo da história da Inglaterra. O desastre de Hillsborough, como ficou conhecido, aconteceu em 15 de abril de 1989, naquela ocasião, 96 pessoas morreram e 776 ficaram feridas, na sua grande maioria, pisoteadas. Tudo isso aconteceu durante uma partida de futebol, que ocorria no Estádio de Hillborough, que estava superlotado e não possuia condições mínimas de segurança para um jogo daquela magnitude.

Gênero: Documentário
Diretor: Daniel Gordon
Lançamento: Maio de 2016
Duração: 121 minutos


Arthur Gabor