10 Melhores filmes de guerra para você ver Se você curte filmes de ação e boas histórias, confira uma lista com 10 filmes de guerra que todo homem deveria assistir gplus
   

10 Melhores filmes de guerra para você ver

Se você curte filmes de ação e boas histórias, confira uma lista com 10 filmes de guerra que todo homem deveria assistir

Confira Também

Presentes desde o início da história da humanidade, as guerras ocorrem por motivos diferentes e são feitas por pessoas diferentes, mas sempre deixam para trás histórias cheias de destruição e morte. Apesar de parecer melhor deixar essas histórias no passado, é importante lembrar do que aconteceu e preservar a memória. E, para isso, existem os filmes. 

Os melhores filmes de guerra já feitos são cheios de violência e destruição, mas mesmo assim são capazes de conquistar o público e mantê-los atentos a cada segundo de tela. Filmes como Apocalypse Now, Platoon e Nascido para Matar, apenas para citar alguns exemplos, são capazes de captar todo o horror de uma guerra em apenas poucas horas de filme. 


Ficou curioso? Confira a lista que montamos que une os 10 melhores filmes de guerra que você, fã de filmes de ação, precisa conferir.

#1 O RESGATE DO SOLDADO RYAN (1998)
Ganhador de 5 Oscars, o elogiado O Resgato do Soldado Ryan, dirigido pelo talentoso Steven Spilberg, é um marco do cinema de guerra. Ele conta a história do capitão Miller (Tom Hanks), que desembarca na Normandia no dia 6 de junho de 1944 com a missão de encontrar o soldado James Ryan, o mais novo de quatro irmãos, todos mortos em combate. Emocionante, o filme entrega, logo em seus primeiros 40 minutos, um retrato fiel da Segunda Guerra e de seus horrores.

#2 PLATOON (1986)
Digirido por Oliver Stone, Platoon conta a história do jovem recruta voluntário Chris (Charlie Sheen), recém-chegado à brutal Guerra do Vietnã que aos poucos perde sua inocência diante de todo o horror e violência que testemunha. Ganhador de 4 estatuetas do Oscar, o filme de Stone (ele mesmo um combatente do Vietnã, que chegou a ser ferido no combate) trata o assunto de maneira crua e realista, retratando com sucesso as atrocidades cometidas no conflito.

#3 CARTAS DE IWO JIMA (2006)
Sequência de A Conquista da Honra, também dirigido pelo ótimo Clint Eastwood, Cartas de Iwo Jima conta a história da batalha da ilha de Iwo Jima, última linha de defesa do Japão, do ponto de vista dos soldados japoneses, que saíram derrotados do conflito. Enquanto o tenente-general do exército imperial japonês Tadamichi Kuribayashi (Ken Watanabe) prepara-se para a batalha, ele e vários outros escrevem as cartas que dão nome ao filme e retratam seu ponto de vista.

#4 APOCALYPSE NOW (1979)
Mais uma obra que tem como foco a guerra do Vietnã, esse ótimo filme dirigido pelo grande Francis Ford Copolla traz a história do capitão Willard (Martin Sheen), que recebe a missão de encontrar e matar um comandante renegado das Forças Especiais, interpretado por Marlon Brando, que aparentemente enlouqueceu e se refugiu nas selvas do Camboja junto de um exército de fanáticos. Marcado tanto pela sua qualidade quanto pelos problemas de produção que o atrasaram por três anos, Apocalypse Now é um marco do cinema de guerra que não deve faltar no repertório de fã algum.

#5 BASTARDOS INGLÓRIOS (2009)
Passado durante a Segunda Guerra Mundial, esse filme de Quentin Tarantino traz o tenente Aldo Raine (Brad Pitt), encarregado de reunir um pelotão de soldados de origem judaica com o objetivo de realizar uma missão suicida contra os alemães, o que resulta em boas duras horas e meia de tiros, sangue e golpes à taco de beisebol. Marcado por ótimas atuações, diálogos impecáveis e incisivos, um final arrebatador e o sempre presente humor característico dos filmes de Tarantino, Bastardos Inglórios faz por merecer sua boa posição em qualquer lista de filmes notáveis de guerra.

#6 PEARL HARBOR (2001)
A história real do ataque japonês ao porto de Pearl Harbor, que acabou por definitivamente jogar os EUA no conflito, é um dos capítulos mais marcantes da Segunda Guerra Mundial. Nesse emocionante filme de Michael Bay, a trama apresenta dois ousados pilotos do Tennessee , Rafe McCawley e Danny Walker, amigos de infância que servem junto na marinha como pilotos de caça e, posteriormente, participam de um ataque em resposta ao bombardeiro de Pearl Harbor. Apesar das duras críticas ao filme, tanto por parte da crítica quanto de veteranos de guerra, ainda vale a pena conferir a obra.

#7 FALCÃO NEGRO EM PERIGO (2001)
O filme, que se afasta da temática da Segunda Guerra Mundial ou do Guerra do Vietnã, conta a história de uma missão mal sucedida na Somália feita pelo exército dos EUA em 1993 que tinha como missão capturar dois generais somalianos. Quando dois helicópteros Black Hawk são abatidos por atiradores do exército local, a missão que deveria durar apenas uma hora se torna um conflito armado de 15 horas que resultou em centenas de mortes.  

#8 CORAÇÕES DE FERRO (2014) 
Ao final da Segunda Guerra Mundial, um pequeno grupo de soldados americanos à bordo de um tanque de guerra M4 Sherman chamado "Fury" recebe a missão de atacar o maior número possível de alemães nazistas dentro da Alemanha. Liderados pelo Don 'Wardaddy' Collier (Brad Pitt), o grupo deve sair vitorioso enquanto ensina o novate Norman (Logan Lerman) a lutar e sobreviver. Mais do que um filme de ação, a obra de David Ayer é um drama psicológico sobre os horrores de uma guerra que tem consequências mesmo anos depois de término.

#9 NASCIDO PARA MATAR (1987)
Considerado um dos maiores dramas de guerra sobre a Guerra do Vietnã, esse filme do genial Stanley Kubrick trata da desumanização dos soldados submetidos ao treinamento militar, transformados em máquinas de guerra para o combate. A trama mostra as pressões sofridas pelos soldados durante o treinamento, vividas principalmente por Leonard Lawrence (batizado de Recruta Pyle pelo sargento), que após sofrer agressões por não conseguir fazer os exercícios devido sua forma física, transforma-se em um verdadeiro psicopata com um final violento e surpreendente.

#10 SNIPER AMERICANO (2014)
Adaptado do livro American Sniper: The Autobiography of the Most Lethal Sniper in U.S. Militar History, o filme conta a história real de Chris Kyle (Bradley Cooper), atirador de elite das forças especiais da marinha americana durante a Guerra do Iraque. Dirigido por Clint Eastwood, Sniper Americano teve boas críticas e foi um sucesso de bilheteria. Kyle, responsável por cerca de 255 mortes, com apenas 150 delas confirmadas oficialmente pelo Pentágono, teve uma morte trágica nas mãos de um veterano da guerra traumatizado no ano do lançamento do filme.

 


Luis Carvalho