Festas Juninas 2017: confira a agenda dos principais arraiás do Brasil Saiba onde estão as maiores e melhores festas juninas do Brasil e por que você deve visitá-las gplus
   

Festas Juninas 2017: confira a agenda dos principais arraiás do Brasil

Saiba onde estão as maiores e melhores festas juninas do Brasil e por que você deve visitá-las

Confira Também

Junho chegou trazendo uma das melhores épocas do ano: as festas juninas. Depois do Carnaval, possivelmente, são as festas juninas que mais representam a cultura popular do Brasil. Basta ver as multidões que se reúnem para homenagear São João, Santo Antônio e São Pedro, especialmente nos estados do Nordeste.

Quando criadas, as festas juninas eram conhecidas como Joaninas, como forma de homenagem a João Batista, primo de Jesus, que, segundo a bíblia, gostava de batizar as pessoas, purificando-as para a vinda de Jesus. Por esta razão, passou a ser uma comemoração da Igreja Católica, onde homenageiam os três santos que citamos acima – entre eles, o famoso santo casamenteiro. 

Aos poucos, as festas juninas foram sendo difundidas em todo o país (afinal, que brasileiro não ama uma festa?), mas foi no nordeste que se enraizou, tornando-se forte na nossa cultura. É por lá que as comemorações são bem acirradas – duram pouco mais de um mês e, nesse tempo, são realizados vários concursos para eleger os melhores grupos que dançam a quadrilha. Além disso, proporcionam uma grande movimentação de turistas em seus Estados, aumentando a renda da região.

Curioso para provar as comidas e bebidas típicas, dançar muita quadrilha, apreciar shows de música e brincar com as crianças? Então confira a programação completa das principais festas juninas que ocorrem em todo o país este ano. 

SÃO JOÃO DE CAMPINA GRANDE (PARAÍBA)

Autodenominada como o “maior festa de São João do mundo”, a festa de Campina Grande, se estende por nada menos que um mês inteiro. Em 2017, será de 2 de junho a 2 de julho, com centenas de atrações que acontecem Parque do Povo, que sedia o evento desde 1983.

Depois do lançamento oficial – que terá queima de fogos e show dos cantores César Menotti & Fabiano – a programação segue ao som de Jonas Estigado, Os 3 do Nordeste e Andrezza Formiga, além dos clássicos campeonato de quadrilhas, casamentos coletivos no dia de Santo Antônio e, claro, passeios no Expresso do Forró – uma locomotiva temática que leva o festeiro até o distrito rural de Galante, com shows de forró dentro dos vagões.

SÃO JOÃO DE CARUARU (PERNAMBUCO)

A festa junina, que acontece no agreste, durante todo o mês de junho, é um dos melhores e mais procurados destinos do São João em Pernambuco. A tradição é forte e todos os anos a cidade recebe um grande fluxo de turistas de cidades vizinhas e outras partes do país, que procuram muita comida boa, diversão, música e forró.

Este ano a festa rola por lá entre os dias 03 a 29 de junho. São quase 500 shows acontecendo em seis polos pelo município, quadrilhas com até 4 mil pessoas, forrós, festival de comidas gigantes e desfiles que lotam o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga e o Alto do Moura, principais locais dos eventos. Se você gosta de curtir forró pé de serra, pode conferir também a programação do Polo Juarez Santiago.

BUMBA-MEU-BOI, SÃO LUÍS (MARANHÃO)

O São João de São Luís, no Maranhão, se destaca pelas suas apresentações culturais que envolvem o Bumba-Meu-Boi, maior tradição folclórica do estado – que remota ao século Xlll. A comemoração é uma mistura de dança, música e teatro que trazem um clima especial para a festa junina da cidade.

Neste ano, as comemorações juninas acontecem entre os dias 01 de junho e 02 de julho. A festa contará com mais de 300 atrações, sendo cerca 100 grupos de bumba-meu-boi, 15 grupos de cacuriá, 60 shows musicais, 60 grupos de tambor de crioula, 15 quadrilhas e 20 danças portuguesas

O principal palco de shows e atividades culturais é a Praça Maria Aragão, que recebe o nome de “Terreiro da Maria” durante o período. Além das tradicionais barracas de palha, os palcos recebem personagens característicos da cultura local, como o Boi da Fé em Deus, Boi Brilho do Sol Nascente e Boi de Maracanã.

SÃO PAULO (SÃO PAULO)

São Paulo não possui festas juninas muito populares (e está bem longe do nordeste, para a infelicidade dos festeiros). No entanto, muitos locais ainda tentam trazer o espírito da época para a cidade. A Festa Junina da Portuguesa, por exemplo, é uma das maiores. Além das atrações típicas das tradicionais festas juninas, os bolinhos de bacalhau deixam a celebração com a cara de Portugal. A festa, que ocorre entre os dias 5 e 26 de junho, contará com atrações famosas, como Maiara e Maraísa, MC Kevinho, Péricles e Ludmilla. 

O Arraial dos Trilhos também não deixa a desejar. A festa conta com o embarque no trem maria-fumaça de 1922 e o desembarque em uma festa junina com direito a musica ao vivo e comidinhas típicas. Este ano o evento conta com mais de 40 mil interessados, por isso, as atrações prometem ser uma das melhores: muita música brasileira, brincadeira clássicas, como argola, pescaria e tomba-lata, e muito bingo, correio elegante e barraca do beijo para os adultos. 

MOSSORÓ (RIO GRANDE DO NORTE)

Uma das mais tradicionais festas juninas do Nordeste, a Mossoró Cidade Junina, comemora 21 anos em 2017. O evento acontece de 2 junho a 2 de julho e vai contar com atrações nacionais, regionais e, principalmente, com a valorização dos artistas da terra.

Além da programação musical, a festa junina irá abranger diversas atividades, como passeios ciclísticos, festival de quadrilhas, seminários, exposições e o espetáculo teatral “Chuva de Bala no País de Mossoró” e Cidadela”, uma cidade cenográfica que faz as pessoas conhecerem a antiga Mossoró dos anos 20.

A cidade ainda contará com show da banda Aviões do Forró na Estação das Artes no dia 15. Já no dia 24, Michel Teló dará inicio a programação. Outros destaques dos shows da cidade junina são Zezo, Cavaleiros do Forró, Lagosta, Waldonys e Gabriel Diniz

ARACAJU (SERGIPE)

De 18 a 29 de junho, a capital sergipana realiza seu evento mais popular: o Forró Caju. Todo ano, cerca de um milhão de pessoas se reúnem na praça de eventos Hilton Lopes, para dançar ao som de sanfonas e zabumbas e assistir a quase 200 shows de cantores, bandas e quadrilhas. Essa festa é considerada o maior “arraiá” a céu aberto do Brasil.

Até o momento, o Forró Caju 2017 tem citado Wesley Safadão, Aviões do Forró e as irmãs Simone e Simaria como atrações principais da festa. A expectativa é que o evento atraia cerca de 100 mil pessoas por dia.

SALVADOR (BAHIA)

No mês de junho a folia muda de ritmo mas não diminui em nada a animação dos bahianos. A capital Salvador e mais de cem outros municípios promovem uma variada programação de shows e festejos típicos de São João, atraindo verdadeiras multidões.

Na própria Salvador, mais de 100 shows costumam rolar no Pelourinho e no Subúrbio Ferroviário, e toda a cidade se enfeita com intervenções artísticas inspiradas na cultura popular da Bahia. A programação oficial que acontece durante todo o mês de junho contará com Marília Mendonça, Luan Santana, Ivete Sangalo, Wesley Safadão e muito mais.

CIDADE JUNINA, TERESINA (PIAUÍ)

Teresina, capital do Piauí, se transforma em “Cidade Junina” todo mês de junho e costuma atrair quase 200 mil pessoas para seus festejos de São João. Em 2017, a festa se estenderá de 10 a 17 de junho, e terá um novo local: o Shopping Rio Poty, na Avenida Castelo Branco, no bairro Porenquanto.

A atração musical da vez fica por conta da banda cearense Mastruz com Leite, que se apresentará na quarta-feira (14), véspera de feriado, e promete fazer o maior arrasta pé entre os participantes. Além dessa, a animação também fica por conta das quadrilhas que se apresentam ao público e concorrem ao titulo de melhor do ano. Há ainda trios elétricos, apresentações de humor, casamento comunitário, feira de artesanato e uma variada praça de alimentação com comidas típicas da região.


Nathalia Marques