Instagramize já! Mais popular rede social de fotos de iPhone, o Instagram coleciona mais de 15 milhões de usuários em todo o mundo gplus
   

Instagramize já!

Mais popular rede social de fotos de iPhone, o Instagram coleciona mais de 15 milhões de usuários em todo o mundo

Confira Também

Com a popularidade dos smartphones e a divulgação dos conteúdos nas redes sociais, todo mundo virou um pouco fotógrafo. E a grande prova disto é um aplicativo para iPhone que se tornou uma febre mundial: o Instagram. Desde pessoas comuns a famosos e fotógrafos profissionais, cada vez mais pessoas foram cativadas pela ideia de voltar ao tempo em que as fotos eram menos tecnológicas e mais nostálgicas.

Em junho de 2011, o aplicativo contava com aproximadamente 5 milhões de usuários, sob a perspectiva de atingir 10 milhões em dezembro. No entanto, a marca foi atingida logo no final de setembro. Até o final do ano passado, a rede já somava mais de 15 milhões de usuários, entre eles até Barack Obama. Ou seja, a moda pegou pra valer.

Mas, nem todos podem se orgulhar de ser muito admirados na rede social voltada para o compartilhamento de fotos com um ar retrô. Se você é um dos que gostaria de tirar fotos mais legais e não sabe por onde começar, saiba que surpreender sua timeline não é tão difícil assim. Quem dá as dicas é o fotógrafo Rafael Kent (no Instagram: @okent).

Ângulo
"A dica que eu posso dar é usar a imaginação. Quanto a fotografia em si, como um todo, o bom fotografo é aquele que quando vai fazer uma foto de cinco passos para a esquerda, cinco para a direita, cinco adiante e cinco para trás. É aquele cara que tenta e explorar o melhor ângulo, que não fica parado em uma posição somente, ou seja, pega o seu iPhone e testa as coisas o máximo que você puder. É bacana testar várias composições e enquadramentos, é isso que torna uma foto grande".

Luz
Quem tem um iPhone sabe bem que é um martírio tirar fotos noturnas. Ou melhor, impossível. Até há um aplicativo que promete melhorar esta deficiência do aparelho, o MagicShutter*, mas sem luz natural, o iPhone vira uma máquina pouco útil. "Quanto a luz, é complicado. A boa luz, em se tratando de iPhone, é ter luz! Meu iPhone, por exemplo, é o 3GS, ou seja, eu nem tenho luz auxiliar, então me viro com o que dá mas geralmente. Mas, quando não temos luz não tem muito o que se fazer. Então, não existe dica, a luz é necessária em qualquer máquina. Só que numa máquina digital você tem de um a dez artifícios para poder deixar entrar mais ou menos luz (ISO, abertura e velocidade). No iPhone ou tem luz ou tem luz".

Filtros
Não é legal para quem usa o Instagram tomar um "vício" por um filtro preferido (ou até mesmo no chamado filtro sobre filtro). "Depende muito da ocasião da foto, não tenho um preferido, e nem abuso muito de filtros e mais filtros. Se a foto é bacana qualquer filtro, ou às vezes nenhum até, já funcionam bastante. Já que o lema da Apple é 'menos e melhor' eu também sou assim - o menos é sempre mais".

Foco
Há quem use um mini tripé ou apoios para tirar suas fotos com o iPhone, mas a verdade é na maioria das vezes o segredo está em se tirar várias fotos de cada ângulo para garantir que uma delas ficará inteira. "O iPhone não é uma máquina fotográfica, as mesmas limitações que tem pra você, tem pra mim e tem pra todos. Eu uso o que ele me permite usar, ou seja, eu procuro uma área de foco que eu curta na foto, toco na tela pra ele fazer o foco e a partir daí, é imprevisível, seja o que Deus quiser".

Aplicativos
O Iphone foi uma revolução no mercado mundial justamente por trabalhar com APPs, que podem inclusive, ser de outros fabricantes e desenvolvedores que não a Apple, o que permite aos usuários ter uma gama absurda de aplicativos diferentes. Ou seja, ter alguns em seu aparelho é fundamental, mas não todos - Rafael faz um alerta pertinente para quem gosta de tirar fotos com o aparelho: "Posso adiantar que eu não sou o mestre de APPs, não fico procurando por eles e nem fico usando vários, pois acabam com a bateria e lotam a memória".

Confira nossa lista com os 50 melhores APPs para os fotógrafos de iPhone.

Top Free

PhotoshopExpress: Aplicativo desenvolvido pela própria Adobe, o Photoshop Express é a ferramenta ideal e de fácil uso para correções rápidas antes de compartilhar sua foto. E o que é melhor, é de graça.

MonoPhixLite: Apesar dos filtros B&W do Instagram serem interessantes, ter o controle total do RGB é ideal para certas imagens. Neste aplicativo, também free, além do B&W você tem opções do filtro Sepia.

Photosynth: Desenvolvido pela Microsoft, o Photosynth é um pouco difícil de ser usado no início, mas seu efeito é único: uma foto com panorama em 3D (ao estilo Google Street View). Vale a pena quebrar a cabeça.

Camwow: Uma série de filtros bizarros e diferentes do que há no Instagram, como visão noturna, foto em negativo e infravermelho. Sua vantagem é o fato de poder tirar a foto enquanto vê seu resultado já com o filtro escolhido.

CameraPlus: Este não é um aplicativo de efeitos, mas sim para melhorar as funcionalidades da câmera do iPhone, seja para a gravação de vídeo ou fotos. Timer, controle de flash e até anti-shake para fotos (coisas que nenhum iPhone tem).


FilterMania: Mais uma lista de filtros para deixar suas fotos mais interessantes. Mas, além de mexer em cores, contrastes e brilhos, há filtros para incluir elementos como luz do sol, folhas secas e água. Pode vir a ser útil, vai saber!

ColorEffects: Deixar um ponto colorido e o resto em B&W é um velho artifício dos fotógrafos para fazerem belas fotos. Além disso, o ColorEffects permite que você mexa nas cores da foto com liberdade e facilidade.

Polarize: Filtros às vezes não são o suficiente para darem um belo ar retrô a uma imagem. É necessário que elas fiquem com a cara de uma Polaroid. Além de possuir novos filtros, o Polarize lhe oferece a borda das fotos típicas da máquina.

RetroGram: Assim como o Instagram, o RetroGram é um aplicativo que lhe oferece filtros. Aliás, uma série deles. Cansado do Lomo-fi e do Nashville de sempre? Conheça um universo de novas cores e efeitos antes de compartilhar sua arte.

PhotonLite: Este aplicativo é para os fotógrafos de plantão – amadores ou não. O aplicativo é capaz de acessar e importar direto para seu iPhone/iPod (e de forma fácil) todas as suas fotos do Gmail/Picasa. Facilita a vida e muito.

Top $0,99


Camera+: Tem horas que um efeito retrô ao estilo Instagram não é capaz de salvar uma foto do sem graça. É preciso ter mais opções e este aplicativo agrega todas. É possível até dar um novo brilho para fotos escuras, mantendo a qualidade.

PerfectPhoto: Um aplicativo que lhe permite, rapidamente, tirar espinhas do rosto, os famosos olhos vermelhos e de quebra lhe arrumar uma boa gama de saídas para consertar o brilho das fotos. Fácil interface com várias redes sociais.

TiltShiftGenerator: Que tal ter total controle sobre o foco de sua foto? É isso o que este app lhe proporciona. Mas, para as novas versões do Instagram, já é possível usar a ferramenta Blur, semelhante ao efeito do TiltShift.

DynamicLight: Como o próprio nome diz, o aplicativo lhe oferece boas condições de controlar de forma dinâmica a luz das fotos. Para quem gosta de fotos coloridas, este app é uma boa opção. Mas, nada que o Photoshop Express (free) não supra.

360Panorama: Seu aplicativo definitivo para excelentes fotos panorâmicas, mas não se engane: é preciso ser um pouco "profissional" do iPhone para uma boa panorâmica. Como sua lente é a convencional, há trabalho para colar as fotos perfeitamente.

picGrunger: Sim, Grunger é uma referência ao Grunge – e não à toa. Este app lhe oferece 11 filtros para envelhecer de fato sua foto (incluindo desgaste de cores, do próprio papel, riscos e rachaduras). Bem interessante ter este.

- TouchRetouch: Parece feitiçaria, mas é tecnologia. Com o TouchRetouch você exclui da foto coisas ou pessoas que não gostaria que lá estivessem. Só vendo para crer. Dá até para fazer uma brincadeira no Instagram.


- FXPhotoStudio: Não à toa o FXPhotoStudio é considerado por muitos como o grande app de fotos para o iPhone. Adicionar textos, efeitos, mudar as cores já seriam bons fatores, mas ele vai além e tem 194 filtros diferentes – e integração com Instagram.

TinyPlanetPhotos: Para quem gosta de filtros e opções de correções para fotos, este não é o APP ideal. Sua função é simples: fazer um efeito redemoinho na imagem. Em algumas ocasiões o efeito é perfeito, em outras nem tanto. 

Diptic: Você já viu em sua timeline do Instagram aquela imagem que possui diversas outras menores dentro dela? Dividir sua imagem em várias não é nenhum pouco difícil e o Diptic é um destes aplicativos que torna sua criatividade sem limites.

Picframe: O Picframe faz exatamente a mesma coisa que o Diptic, mas é uma opção melhor. Mais dinâmico, permite que você escolha exatamente onde quer suas bordas divisórias entre uma foto e outra. Melhor opção do segmento.

SPPhotoFix: Preferido de muita gente que gosta de edições rápidas de imagens. É capaz de mudar com poucos toques as cores da fotografia (e com qualidade), além de brilho, saturação e contraste. Um APP bem simples.

PocketCamera: Ao contrário de câmeras digitais comuns, que têm várias funcionalidades e dão diversas opções para uma foto com melhor resultado, o iPhone tem poucas opções. Ou tinha. Com o PocketCamera você ganha uma série de novidades na hora do clique.


PhotoCurves: Está cansado de ter os mesmos filtros de sempre? O PhotoCurves é um APP que lhe dá total liberdade para criar seus próprios efeitos e cores. Tudo com muita facilidade, vale muito a pena conferir.

VintageCameraPro: Mais uma opção de filtros retrô, certo? Sim, mas ao contrário do Instagram, as fotos realmente têm mais aspectos para parecerem mais antigas. Filme queimado, marcas do tempo e tudo mais estão neste APP.

BigLens: Sabe o novo efeito de mudança de foco presente no Instagram? O BigLens foi um precursor neste sentido. Porém, com o Big Lens você não deixa apenas uma linha ou um círculo em foco, pode deixar uma pessoa e todo o resto desfocado.

ColorWish: Se sua foto estiver com um foco perfeito, não titubeie em recorrer este APP para deixar sua foto perfeita como a de um fotógrafo profissional. Encher de cores ou reduzi-las na medida que você desejar. De fato, ColorWish.

BackgroundEraser: Este é um aplicativo bastante particular e poucos são os que fazem sua função: apagar o fundo da foto, o deixando transparente. Ou seja, é uma ferramenta bastante importante para algumas ocasiões. Bom ter no iPhone.

Top $1,99


Hipstamatic: Pode-se dizer assim, um rival ao Instagram. Realmente a interface deste APP é muito interessante, lhe permitindo escolher lentes, filmes e flashes para tirar as fotos. É preciso prática para aprender seus macetes.

ShakeItPhoto: Assim como o Polarize, é uma boa opção para quem quer deixar suas imagens com cara (e borda) de uma Polaroid. Muito legal, vale a pena conhecer – mas, ainda sim, o Polarize já é uma opção que supre bem.

ProHDR: Um PhotoShop para iPhone, que permite controlar de forma simples o HDR das imagens (ou seja, o controle de exposição de luz que a câmera recebe). Em português claro, tornar a foto mais verossimilhante com a realidade dos olhos.

IrisPhotoSuite: Uma espécie de "faz-tudo". Coloca texto nas imagens, possui alguns filtros próprios, algumas opções de edição rápida em brilho, contraste e cores. Enfim, uma verdadeira multifuncional para as imagens do iPhone.

Pano: Fotos panorâmicas são o sonho de muitos fotógrafos profissionais ou amadores. Mas, se uma lente para sua câmera anda cara demais, pegue seu iPhone e compre este APP. Não há como se arrepender – os resultados são excelentes.

Montage: É como brincar de fazer colagens. Monte sua arte através de uma foto como base e da inserção de textos e outros elementos para fazer algo ao estilo Warhol. Quando fica bom, é para valer – mas é difícil ficar.

Impression: Se você quer colocar uma marca d'água ou simplesmente seu nome na imagem, para evitar que ela seja usada indevidamente, este é o APP ideal. Infelizmente bem caro para o pouco que faz, mas às vezes ele é necessário.


ImageBlender: Este é para quem gosta de sobreposição de imagens, uma técnica bastante usada nos tempos das máquinas fotográficas de filmes (na hora da revelação). Muito legal ter este para fazer experiências.

AutoStitchPanorama: Outro aplicativo voltado para quem quer tirar uma boa foto ao estilo panorama. Mas, este APP se baseia em colar uma série de imagens menores para uma maior (ou seja, um panorama induzido). Pano vale mais a pena.

SketchMee: Este não é muito bem um APP de filtros, mas sim de efeitos, como por exemplo induzir a imagem de uma foto abaixo de um vidro estilhaçado, debaixo d'água ou daqueles desenhos feitos à mão por aristas de rua. Bem legal.

Picfx: 47 efeitos e 13 estilos. Ou seja, 60 tipos diferentes da mesma foto que você acabou de tirar. Esta é para quem já cansou dos mesmos efeitos de sempre do Instagram. Com certeza, você surpreenderá seus seguidores.

WordFoto: Premiado aplicativo, o WordFoto é um dos que não podem faltar no aparelho, principalmente para quem gosta de Instagram. Este APP transforma qualquer imagem em uma arte gráfica com palavras. Muita tipografia disponível.

PhotoShake: Assim como o PicFrame e o DipTic, o PhotoShake divide em uma só imagem várias fotos pequenas, mas com a vantagem de se poder inserir textos. É interessante que a foto pode se transformar em uma tirinha de gibi.


1080pCamera: Sua promessa é transformar a câmera de seu iPhone 4 (de 5 mpx) em uma HD (resolução de 1080p – 8 mpx). Não foram feitos muitos downloads deste APP e não há opiniões o suficiente para definir se é promessa ou realidade.

Snappr: Ao contrário do Instagram, APP nos quais os filtros agem sempre da mesma forma, o Snappr trabalha com diferentes lentes. Sua promessa é ser mais dinâmico à própria foto e não dar sempre a mesma cara dos filtros. Muitos gostam.

Top $2,99+

MagicShutter: Este é um dos que prometem uma verdadeira revolução ao se tirar foto no iPhone, pois ele permite aumentar o tempo de exposição da foto – algo ideal para fotos noturnas (categoria na qual o iPhone não se encaixa).

Photogene: Outro que se enquadra na categoria "Editor de imagens". Para profissionais, é bem verdade, este APP oferece uma série de opções que outros programas de edição não oferecem – também há filtros bem diferentes.

Juxtaposer: Seu objetivo é oferecer a chance de recortar um pedaço de uma foto e transferir para outra. Por exemplo, você tira uma foto de um bebê, recorta a imagem de seu rosto e cola em um adulto. Não é tão fácil de mexer e seu custo-benefício é ruim.

PhotoArtistaOil: Quem tiver a grana para comprar este APP, vale a pena. Ele faz o que poucos se propõem a fazer – transformar uma foto em uma pintura. Ele realmente funciona e é fácil de se mexer. Deixe de ser Cartier-Bresson e vire Monet por um dia.


Lomora2: Seu preço é muito alto para o que ele oferece – quatro filtros divididos por cores. Bom para quem gosta da ideia antiga de fotografar com um papel celofane colorido em frente à lente. Ele também escurece as bordas das imagens.

Filterstorm: Se você não for um profissional da fotografia no iPhone, não vale a pena gastar US$3,99 neste aplicativo. Voltado para quem quer analisar uma imagem em seus detalhes mais técnicos. Mas, se for um profissional, vale a pena o descobrir.

Snapseed: O mais caro de todos os selecionados. Nada menos que US$4,99. Mas, pudera, ele promete imagens de 16 mpx para iPhone4, diretamente nos formatos JPEG e TIFF. Para quem quer realmente fazer um trabalho profissional com seu aparelho.