Comida japonesa: modo de usar Sensação entre elas. Aprenda como fisgar uma gata com o melhor da culinária oriental. gplus
   

Comida japonesa: modo de usar

Sensação entre elas. Aprenda como fisgar uma gata com o melhor da culinária oriental.

Confira Também

Se existe uma coisa capaz de ganhar o coração de qualquer mulher é um homem que saiba cozinhar. A sensação que passa é que as mulheres são tomadas por um sentimento de admiração quando se deparam com um homem que se aventura na cozinha. De encontro com esta constatação está a comida japonesa, que já se tornou mania entre os brasileiros, principalmente entre elas. Pois bem, que tal juntar o útil ao agradável e preparar um belo jantar japonês para a namorada ou pretendente? 

Repleta de detalhes, esta cozinha milenar exige muita atenção, capricho e uma pitada de criatividade. O AreaH conversou com Carlos Ohata, um dos mais renomados chefs do Brasil e que entende muito do assunto. Radicado no Rio de Janeiro, Ohata é proprietário do restaurante Boodah Sushi Lounge, no charmoso bairro de Ipanema, zona sul da cidade. 

Quem sabe faz em casa

Não existe nada mais sensual do que preparar um bom jantar a dois, principalmente naqueles dias chuvosos. Então, que tal aproveitar a tara das mulheres por comida japonesa se arriscar na cozinha? Para que o plano dê certo, é necessária atenção, principalmente no que diz respeito aos costumes, muito respeitados pelos japoneses. 

Antes de tudo, experimente decorar o ambiente, não é preciso muito. Uma luz baixa e uma bela música já são suficientes para deixar ela em sintonia. Antes de comer, tome cuidado com os pratos, não é legal servir comida japonesa em um conjunto americano, então tire o escorpião do bolso e invista um pouco. Os japoneses costumam comer em utensílios feitos à base cerâmica, por isso compre algumas unidades, mesmo que seja uma imitação barata (ela nem vai perceber).  

Na hora de comer, deixe o garfo na gaveta, os japoneses comem com aqueles 'pauzinhos', que tem nome e se chamam hashi. É bom gravar o nome de verdade para ela ver que você sabe do que está falando e também treinar como manusear o objeto, nada de espetar a comida.   

Geralmente um jantar japonês em um restaurante não sair por menos de 50 reais, entretanto, Ohata garante que é possível economizar em casa. "Comprando produtos de boa qualidade, você gasta em média R$35,00 por pessoa. Isso é muito importante para as pessoas saberem, já que por isso a comida japonesa não é barata. Sua matéria-prima é muito cara," justifica. 

Sushi 

Com 200 anos de história, o Sushi é um dos pratos mais tradicionais do Japão e também o favorito da maioria dos ocidentais. Feito basicamente com arroz, molho de vinagre, açúcar, sal e acompanhado por algum tipo de peixe, o prato abre espaço para várias combinações, como o famoso Temaki, por exemplo. Carlos Ohata destaca que é preciso muita atenção na hora de escolher o melhor peixe para o sushi. 

"Os melhores peixes para um bom sushi sempre são os mais frescos possíveis, portanto a peixaria onde você vai comprar deve ser de confiança total. Um bom lugar para a compra é no Mercado Central de sua cidade. Os melhores peixes para um bom jantar japonês são salmão, atum, robalo e olho de boi," explica Ohata. 

O que mais intriga os 'leigos', além da agilidade dos chefs, é aquele corte fininho no peixe. Parece impossível que um salmão, por exemplo, saia tão fino quanto os dos melhores restaurantes da cidade. O chef Carlos Ohata garante que não existe segredo algum nesta prática. 

"A técnica para se cortar as fatias bem finas se adquire com o tempo de trabalho do profissional, principalmente. Para que ele (o corte) saia bem fino, é preciso uma faca muito bem afiada. Ele é bem tradicional e se chama Ussuzukuri. Geralmente se usa um bom peixe branco," diz. 

A combinação de molhos é outra forte característica da culinária japonesa, os mais populares são os feitos com o uso da soja, como o Shoyu, já conhecido dos brasileiros. 

"O tempero mais usado na culinária japonesa é sem dúvida o Shoyu (molho de soja) e essa combinação já vem de muitos e muitos anos. Hoje em dia, com o grande aumento de restaurantes japoneses pelo mundo, com certeza os temperos de diferentes países foram sendo usados pelos chefs. Caso eles sejam aproveitados com criatividade e bom gosto, com certeza são bem-vindos," assinala o chef Carols Ohata.

Não se pode dizer que a culinária japonesa seja a preferida da maioria das mulheres, em todo o caso e para o deleite dos homens, é comum ver o restaurante povoado por jovens do sexo feminino. Uma das explicações para este verdadeiro fenômeno pode ser encontrada nos pratos, que como dito são ricos em detalhes e cores. Muitos deles são servidos com as famosas plantas comestíveis. Usando sua experiência internacional, Ohata tenta eleger os peixes preferidos das mulheres. 

"Isso é muito relativo e depende muito do país onde você está trabalhando. Eu já trabalhei, por exemplo, no Japão e Estados Unidos. Em ambos os países, o atum é o peixe mais apreciado e consumido. Outro lugar onde morei é Lisboa, lá as mulheres gostavam mais do salmão, como no Brasil, onde mais ou menos 80% do consumo dos peixes nos restaurantes japoneses é de salmão. Em termos de pratos, as mulheres gostam mais dos sushis e teppans (pratos feitos na chapa)," salienta. 

Ainda falando sobre a crescente popularidade da comida oriental e principalmente japonesa no lado de cá do mundo e o número de mulheres que apreciam estes pratos, Ohata aponta os cuidados com o corpo como responsável. 

"Acho que é uma comida que atrai não só o público feminino, mas o masculino também, principalmente em relação a uma alimentação saudável, que é uma tendência mundial. Isso também justifica o aumento de restaurantes. Mas acredito que as mulheres também podem se sentir atraídas pelo fato de só homens fazerem sushi, como manda a tradição," encerra. Consta que na tradição japonesa as mulheres não podiam preparar sushi em função da alteração da temperatura das mãos. 

Depois de tudo isso, é só marcar o dia e surpreender sua companheira com o melhor da culinária japonesa. Aproveite!