Respostas para o sucesso Conheça as 12 perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego e esteja preparado para respodê-las gplus
   

Respostas para o sucesso

Conheça as 12 perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego e esteja preparado para respodê-las

Confira Também

Se você está buscando um novo emprego, as respostas que dá em uma entrevista podem ser decisivas na hora de garantir a vaga. A melhor maneira para evitar o stress e a insegurança na hora H é estar preparado. Para isso, separamos as 12 peguntas mais comuns feitas pelos contratantes seguidas de dicas de como formular suas respostas. Confira!

#1 - Fale-me de você.
Respeite a dinâmica da entrevista e não dê uma resposta longa. Resumir a resposta em duas frases certeiras cria a possibilidade de abrir uma discussão mais aprofundada. Isso será um diferencial. 

#2 - Fale-me sobre seu antigo (ou atual) emprego. Quais foram as suas principais funções?
Lembre-se que é importante ser específico e positivo sobre suas atribuições no trabalho anterior. Tente criar uma ligação entre suas antigas responsabilidades com as exigidas pelo trabalho ao qual está sendo entrevistado.

#3 - Qual foi o motivo da sua saída?
Independentemente do motivo pelo qual você saiu, não fale mal de seu empregador anterior. Procure falar sobre a necessidade de novos desafios ou a impossibilidade de crescimento na ocupação anterior. Ressaltar que o emprego para o qual está sendo entrevistado é uma grande oportunidade de crescimento sempre ajuda. 

#4 - Quais os seus pontos positivos?
Quando lhe fazem perguntas sobre seus pontos fortes, é importante discutir os atributos que o qualificam para o trabalho.  A melhor maneira de responder é descrever as habilidades e experiência que se relacionam diretamente com o trabalho que você está se candidatando. Evite as respostas óbvias e clichês, como "sou muito perfeccionista".

#5 - Quais os seus pontos negativos?
Procure mencionar pontos que não sejam críticos para o trabalho ao qual se candidatou. Outra opção é falar dos pontos em que você melhorou ou buscou melhorar ao longo do tempo. Assim o negativo transforma-se em positivo.

#6 - Fale sobre seus objetivos profissionais.
Não há uma resposta certa ou errada para essa pergunta. Ao responder, seja específico.

#7 - Como você lida com o trabalho sob pressão?
Mostre ao entrevistador sua capacidade de administrar a pressão e convertê-la em motivação para realizar o trabalho. Dê exemplos de situações vividas anteriormente.

#8 - Você prefere trabalhar de forma independente ou em equipe?
O entrevistador gostará de saber que você está apto a desenvolver um bom trabalho nas duas situações.

#9 - Por que devemos contratá-lo?
Dê exemplos concretos de suas habilidades e realizações.  Tire alguns momentos para comparar a descrição do trabalho com suas habilidades.  Seja positivo e reafirme o seu interesse pela empresa e pelo cargo.

#10 - Quais aspectos deste trabalho lhe atraem mais?
Descreva as qualificações que constam no anúncio de trabalho e em seguida, conecte-as com a sua experiência.  Dessa forma, o empregador vai ver que você conhece o trabalho e tem capacidade para executá-lo.

 #11 - Onde se vê daqui a cinco anos?
Pesquise uma carreira razoável que possivelmente fluirá a partir da posição para a qual você está se candidatando. Assim será possível traçar, ainda que de forma superficial, um possível plano de carreira. Mostre que pensou no assunto.

#12 - Há algo que queira perguntar?
Mais uma chance para demonstrar seu interesse pela empresa. Perguntas referentes ao estilo de gestão ou a rotina de trabalho da empresa são boas opções.

Não esqueça de reservar um tempo para pesquisar a empresa. Isso não só o ajudará a responder com tranquilidade as perguntas previstas como lhe deixará preparado para uma possível pergunta inesperada.