Sinais que você pode ser demitido em breve Preste atenção no serviço e em alguns sinais. Caso contrário você pode acabar demitido gplus
   

Sinais que você pode ser demitido em breve

Preste atenção no serviço e em alguns sinais. Caso contrário você pode acabar demitido

Confira Também

O mercado está muito concorrido. Atualmente, muitas empresas estão cortando muitos gastos, e uma das práticas mais comuns nesses momentos é a demissão de seus funcionários, especialmente em áreas menos importantes, ou que têm dois funcionários exercendo funções semelhantes.

Antes da demissão ocorrer, alguns sinais costumam aparecer. Fique atento a eles, mas jamais deixe que isso influencie na sua produtividade. Afinal, pode ser apenas um alarme falso, e você não vai querer ficar mal visto na sua empresa por conta disso. 

VEJA TAMBÉM:

Em alguns casos, a empresa prefere demitir o funcionário "aos poucos", isto é, ao invés de chamar para uma conversa da noite para o dia, a firma vai dando pequenas demonstrações de que não pretende mais contar com o empregado. Confira agora alguns sinais que demonstram que você pode estar na corda bamba, e ser demitido em breve:

- Acesso a dados importantes limitado
Praticamente todos os funcionários possuem alguns recursos para ajudar no seu desempenho. É o caso de Google Analitics, banco de imagens, e-mail pessoal e muito mais. Caso de uma hora para outra você não possua mais acesso a esses agregadores, pode ser um grande sinal de que você está próximo de ser demitido.

- Anúncio de vaga semelhanta à sua / dificuldade no seu setor
Esse é um dos sinais mais claros e fáceis de serem notados. Se não foi comentado nada com você sobre reforço na equipe e você reparou que há uma vaga em aberto na mesma função que a sua, pode abrir o olho que existe uma grande chance do novo contratado te substituir. Além disso, pode ser que o seu setor esteja passando por um corte de gastos, e consequentemente de funcionários, sendo assim o seu emprego pode estar correndo perigo.

- Chefe o tempo todo no seu pé ou nem ligando para o que você faz
O seu chefe é (normalmente) responsável por cuidar do que você faz, acompanhar passo a passo do seu desenvolvimento e projetos e por isso é normal que ele te cobre regularmente, porém, tudo tem um limite. Caso ele não esteja gostando do que você está fazendo, e pegando excessivamente no seu pé, pode ser uma indicação que ele pretende substituí-lo. A outra extremidade do caso também vale: caso ele não se importe mais com você, pode representar falta de interesse dele no seu trabalho e nas suas ajudas à empresa, o que é capaz de acarretar em demissão.

- Cometeu algum erro grave
Esse não é exatamente um sinal, já que ele não costuma demandar muito tempo para acarretar em demissão. Os erros são os mais diversos, porém, algum que gere um prejuízo financeiro ou moral muito grande para a empresa são os piores. Portanto tome muito cuidado e sempre procure andar na linha.

- Demissões em dominó
Algo bastante comum nas empresas é a troca de equipe, que (quase) nunca é realizada de uma vez só. Normalmente os funcionários vão sendo demitidos aos poucos, para que os novos contratados se acostumem com a vaga antes de chegar outro novato. Portanto se seus companheiros começaram a ser demitidos, é capaz que isso gere um efeito dominó, e que um dia você seja a peça derrubada.

- Feedbacks negativos
Se após alguns projetos você apenas receber feedbacks negativos, tome cuidado. Seu chefe com certeza não estará nada satisfeito com o seu desempenho e o risco de demissão se torna iminente.

- Menos participações em reuniões / decisões na empresa
Se você era presença certa em determinadas reuniões e era sempre consultado nas decisões da empresa, mas da noite para o dia deixou de ser, abra o olho, isso pode significar que você não é mais tão importante para o andamento da firma. Esse é um sinal bem claro que a sua demissão está próxima.

- Menos reconhecimento 
Você fez um projeto lindo, se dedicou dias e noites nele, chegou a um resultado que julga sensacional e ficou totalmente satisfeito com ele. Porém, ninguém reconheceu nem ao menos seu esforço, muito menos o resultado final. Caso isso aconteça, saiba que é plausível que você seja demitido em breve.

- Relação ruim com os superiores
Amigos, amigos, negócios a parte, certo? Nem sempre! É claro que o seu desempenho é o que mais irá agradar seu chefe, tendo uma boa relação com ele, é meio caminho andado para garantir seu emprego. Entretando a vida pessoal de vocês entrar em jogo e a relação não for boa, ele pode decidir te mandar embora por não se dar bem com você, ou não gostar de sua personalidade.

- Sem mais regalias
Algumas empresas mandam seus funcionários frequentemente para viagens, e algumas delas até em classe executiva, se esse é (ou melhor, era) seu caso, é bom ficar atento. Além disso, se você possuia uma sala própria, porém, hoje é obrigado a dividir mesa com algum colega, também pode ser um presságio ruim.

- Seu chefe fala diretamente com pessoas inferiores a você
Toda e qualquer empresa possui uma hierarquia que deve ser seguida. Entratanto, em alguns casos ela é deixada um pouco de lado. Quando isso acontece é um claro caso de falta de confiança. Ou seja, se o seu superior, está falando com seus subordinados diretamente, significa que ele não acha que você seja capaz de desempenhar tal função, se isso acontecer, procure melhorar urgentemente, ou você corre grandes riscos de ser demitido.

- Seus projetos receberam cortes no orçamento
Dependendo da área que você trabalha, os investimentos nos projetos são se suma importância para um trabalho de boa qualidade. Se a sua empresa passou a diminuir o seu valor monetário, pode significar uma insatisfação no seu desempenho, portanto abra o olho que seus dias podem estar contados.

- Tarefas muito difíceis de serem realizadas
Caso você comece a receber tarefas muito difíceis isso pode significar um presságio de demissão. Por dois motivos: o primeiro, quem assistiu o filme Diabo veste Prada conhece bem, já que tarefas extremamente complicadas desmotivam o empregado, forçando-o a pedir demissão. Além disso, isso pode servir como uma desculpa para te demitir, já que você dificilmente conseguirá cumprir suas metas.

- Você não recebe mais tantos projetos / possui menos responsabilidades
Um sinal bem claro de se perceber. Caso os projetos não passem pela sua mão, mas continuam ocorrendo e sendo tocados por outras pessoas na empresa, fica bastante óbvio que a empresa não precisa mais de você, e que, em breve, deve te demitir.


Arthur Gabor