Invasão dos Barbeiros #1: barba falhada e crescimento O famoso Dom Plastina, da barbearia MÜLLER, estreia sua coluna semanal aqui no AreaH falando sobre barba falha e crescimento gplus
   

Invasão dos Barbeiros #1: barba falhada e crescimento

O famoso Dom Plastina, da barbearia MÜLLER, estreia sua coluna semanal aqui no AreaH falando sobre barba falha e crescimento

Confira Também

Olá! Eu sou o Dom Plastina, barbeiro Old School, consultor de barbearias e gerente de planejamentos da barbearia MÜLLER. Muito prazer!

Hoje estou aqui no Portal AreaH para falar sobre os segredos e novidades deste universo masculino e quebrar o tabu de que “homem que é homem não precisa cuidar da aparência” - é claro que alguns cuidados básicos devem ser levados em consideração para que possamos estar, no mínimo, alinhados e, acima de tudo, limpos e saudáveis. 

“To ficando careca, e agora?’’, “minha barba é falha, o que eu faço?”... Existem tantas perguntas, e já estou louco pra esclarecê-las a você da melhor forma, com total sinceridade, e, óbvio, com aquele nosso jeito de roda de amigos onde tudo fica melhor. E é por isso que cheguei aqui!

Então, seja bem-vindo a INVASÃO DOS BARBEIROS, nossa coluna semanal e web série inspirada no fantástico mundo da barbearia, mercado que vem crescendo a cada dia e que foi pensado no homem moderno, no homem antigo, no homem barbado e ‘’desbarbado’’, no homem careca e cabeludo, enfim, no homem!  - mas, também são muito bem vindas às esposas, namoradas e amigas destes homens que precisam daquele ‘’empurrãozinho’’ pra se tocar que já passou da hora de se cuidar. 

E, como tema de estreia, vou falar sobre um assunto que com certeza já devem ter lido, assistido e escutado em outros sites, vlogs e afins, mas não dessa forma: a famosa barba falhada e o que podemos fazer pra estimular seu crescimento.

Existem tantos tipos, estilos e tamanhos de barbas que o homem, na hora de se informar, fica mais perdido que gringo na 25 de março em época de natal. “Qual estilo usar para o tipo de rosto?”, “Que produto usar?”,... Calma meu amigo, tudo vai acabar bem, estamos juntos nessa.

Muitos homens sofrem com a barba ‘’cheia e farta’’: cheia de falhas e farta em todo lado. O resultado, é claro, são pontos vazios no rosto onde não há pelo nenhum, criando falhas inconvenientes. Embora essa situação possa acontecer devido a uma série de fatores diferentes, ela tem solução.

Para que a barba cresça bem, é necessário manter o hábito regular de se barbear até que a barba cresça de modo uniforme. Largar mão da barba porque ficou de “saco cheio” ou parar de raspá-la resultará em uma barba fina e irregular. E, caso os pelos ainda não estejam crescendo de modo uniforme, continue raspando-os e mantenha a paciência até que eles cresçam.

Temos que ter a consciência de que uma barba falhada pode ter muitos motivos, como fator genético, alguma doença dermatológica ou simplesmente ainda não ‘’chegou sua hora’’. Mas que fique claro: faça exames de sangue, dermatológico e de taxa hormonal para saber a causa do problema. Estes exames lhes assegurarão sobre a sua saúde e verificarão seus níveis de vitaminas e minerais, pois se estiverem baixos contribuirão bastante para uma barba mais falhada com pelos mais finos. Além disso, uma baixa de testosterona influência no crescimento dos pelos, sem falar dos exames dermatológicos, que garantem a saúde de sua pele. 

Uma das dicas principais é, sem sombra de dúvidas, a limpeza facial. Limpe bem seu rosto e sua barba de forma correta. A poluição do dia-a-dia, suor e a gordura da pele contribuem muito na obstrução dos poros capilares, fazendo com que dificulte seu crescimento. Resultando desde pelos encravados e acne, até foliculites, escamações e fungos oriundos de maus cuidados.  

Esse processo pode ser feito 3 a 4 vezes ao dia com sabonetes adstringentes ou com porcentagem de enxofre, que você encontra facilmente em perfumarias. Além disso, fazer essa lavagem é importante porque ajuda a eliminar o sebo e as impurezas da região do rosto que podem estar impedindo que o pelo cresça. Ao usar esses produtos você também ajuda a fortalecer a raiz do pelo, fazendo com que o crescimento aconteça mais rápido.

Comer bem também é importante, sabia? Então, meu amigo, se você faz parte do grupo da coxinha do fim de tarde, do pastel do fim de semana ou da pratada de comida da madrugada, pode pisar no freio. Além de acabar com sua saúde, você contribui com a produção de óleo facial e retarda o crescimento capilar. Uma alimentação saudável e rica em nutrientes e vitaminas A e B garantem que os pelos cresçam saudáveis, evitando o problema de barba falhada.

Outra boa dica que contribui com o crescimento são os exercícios físicos. Não sei você, mas eu ficava mordido quando amigo meu começava a treinar na academia e em pouco tempo vinha com aquele barbão sem explicação nenhuma. Entretanto, tem sim explicação: sair do sedentarismo ajuda muito na circulação em geral, garantindo que as regiões onde a barba se encontra falhada recebam nutrientes. Isso dá mais chances de desenvolver os pelos que você deseja.

Outro fator determinante e responsável por fazer com que seus pelos fiquem mais finos, fracos e quebradiços, é seguramente o stress. Por isso, o ideal é eliminar o stress da sua vida para que seus pelos possam crescer de maneira mais fortalecida (então arrume suas malas, peça benção para a família e vá pra Narnia, Pandora ou outra galáxia!).

E, assim como disse no início, para ter a barba desejada é preciso ter paciência. Pois este processo é bem semelhante a um ‘’tratamento’’, que por definição não é algo imediato e pode levar de 2 a 4 meses para se ter um resultado de encher os olhos. Porém, se fizer tudo certinho, como mencionei, em 4 a 6 semanas ele já estará visível. Enquanto isso, não desanime. 

Se você é dessa geração que quer tudo pra ontem, acalme-se. Dos 15 aos 20 anos nosso corpo ainda está em transição, uma bagunça hormonal radical dentro do corpo. E não ligue se seu amigo da mesma idade já tem aquela barba no pescoço ou o bigodinho safado. Sua hora vai chegar!  

Agora, se você já passou dessa fase e tem 20 anos ou mais e os pelos ainda não estão do jeito que quer, também tem solução. Vá se familiarizando com essas dicas e agregue-as em seu dia-a-dia, porque até os 30 eles se transformarão. 
Porém, se você já tem 30 ou mais, preocupe-se com a alimentação e atividades físicas, isso ajuda muito. E, claro, mantenha a limpeza da pele.

Acredito que seja isso, galera! Existe muito mais a falar e eu poderia ficar aqui falando horas e horas, mas com certeza isso não faria seus pelos crescerem. Portanto, sigam estas orientações tranquilamente que o resultado vem!
Espero que tenham curtido as dicas de hoje e aguardo perguntas e sugestões para a próxima coluna. Ah! E não se esqueçam de nos seguir nas redes sociais pra ficarem sempre bem informados sobre as novidades desse mundo: @DomPlastina, @PortalAreaH e @Barbearia.Muller.

Até a próxima!



* Sobre Guilherme Plastina
Guilherme Plastina, mais conhecido como Dom Plastina, é barbeiro Old School, consultor de barbearias e gerente de planejamentos da barbearia MÜLLER em São Paulo.