10 truques para melhorar sua memória e te tornar uma pessoa melhor Está se esquecendo facilmente das coisas? Treine a sua memória com alguns truques simples gplus
   

10 truques para melhorar sua memória e te tornar uma pessoa melhor

Está se esquecendo facilmente das coisas? Treine a sua memória com alguns truques simples

Confira Também

Ter uma boa capacidade intelectual e manter a rapidez mental é muito importante em todos os momentos da vida, e não somente durante a etapa dos estudos ou na vida profissional. Em todos os casos, uma boa memória depende da saúde e vitalidade do cérebro, e isso, consequentemente, vai muito dos seus hábitos de vida e como você “alimenta” seu próprio corpo. 

De acordo com estudos, nos últimos anos, perdemos “alguns neurônios” responsáveis pela nossa memorização, isso porque instrumentos como televisão e celular passaram a desestimular nossa capacidade de absorção, ou seja, não exercitamos mais o cérebro como antes porque quase nada nos força a “pensar direito” sobre algo.

Pensando em reverter este quadro, e mostrar que é possível sim exercitar o nosso cérebro, selecionamos aqui alguns truques para melhorar a sua memória e te tornar uma pessoa melhor do dia a dia, afinal, ninguém merece ficar esquecendo das coisas toda hora, né? Confira aí: 

#1 – ASSOCIE SUAS MEMÓRIAS COM OBJETOS FÍSICOS
Você já deve ter passado por esse problema: acabou de ser apresentado a alguém e, assim que a pessoa vira as costas, você já esqueceu o nome dela. Apesar de ser uma situação normal, é extremamente constrangedor. Para que isso, entre outras situações complicadas, não aconteça, a dica é associar o nome da pessoa/algo/situação a algum objeto. Por exemplo, se você acabou de conhecer a Giovana e ela estava próxima de uma janela, pense nela como a Giovana da Janela. Parece um truque estúpido, mas funciona. Associando conceitos a objetos fica mais fácil de lembrar. E, claro, quanto mais absurdas forem as associações mais fácil (e engraçado) é lembrar delas.

#2 – FAÇA EXERCÍCIOS
Segundo a própria ciência, exercícios de longo prazo podem aumentar o poder de captação do cérebro e até mesmo criar novos neurônios. Além disso, também aumentam o fluxo de oxigênio para o cérebro, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares que podem levar à perda de memória. Aposte em exercícios que mecham com seu corpo, como musculação, corrida e natação.

#3 – NÃO MEMORIZE APENAS POR REPETIÇÃO
Com certeza você já passou por isso: para apresentar um trabalho, você decorou todas as suas falas, mas, na hora que pegou o microfone, deu um branco geral. No entanto, meu amigo, memorizar algo de fato depende muito da sua compreensão. Então, ao pensar em falas e apresentações, tente entender o conceito do que você está falando, invés de simplesmente decorar as palavras. Pesquisas mostram que apenas a repetição automática pode até impedir que você entenda o que está expondo.

#4 – EVITE, AO MÁXIMO, SE ESTRESSAR 
O estresse é prejudicial em muitos aspectos, e a perda de memória não é exceção. O hipocampo é uma região do cérebro que é considerada responsável pelo processo de memorização. Quando estamos estressados e não fazemos nada para reduzir esse estresse – ou pior, alimentamos ele–, o hipocampo é bloqueado, afetando a capacidade do cérebro de formar novas memórias. Para reverter esse quadro, você pode incluir exercícios diários na rotina e até praticar meditação.

#5 – COMER BEM PARA LEMBRAR SEMPRE
O cérebro precisa de combustível, assim como o resto do corpo. Não existe uma alimentação específica para o cérebro, já que a dieta recomendada para ter uma boa saúde física é a mesma recomendada para ter uma boa saúde intelectual. Ou seja, uma dieta baseada em frutas, verduras, grãos integrais, gorduras “saudáveis” (como o azeite de oliva, as castanhas e o peixe) e proteínas magras é o tipo de alimentação ideal, que irá proporcionar uma grande quantidade de benefícios para a saúde e ajuda a melhorar a memória.

#6 – BEBA VINHO 
O álcool, com moderação, tem sido provado que faz bem para o cérebro. Por quê? É rico em antioxidantes – substâncias químicas que realmente protegem o cérebro e o sangue. Uma taça por dia para mulheres e duas para os homens é geralmente considerado uma quantidade saudável para manter o corpo e a mente em perfeita harmonia.

#7 – DURMA COMO UM BEBÊ 

O cérebro precisa de um sono adequado para operar em plena capacidade, portanto, certifique-se de cumprir sempre a necessidade do seu cérebro para dormir. O sono limpa a desordem mental e leva embora pensamentos sem importância, além disso, vários estudos revelam que a atividade essencial para melhorar a memória ocorre em estágios mais profundos do sono.

#8 – DESENHE EM TUDO
Estudos indicam que rabiscar enquanto 'ingerimos' informações não visuais (em aulas, por exemplo) aumenta a capacidade de nossa memória. Uma pesquisa de 2009 mostrou que pessoas que rabiscavam enquanto ouviam uma lista de nomes lembravam 29% a mais dos nomes ditos do que aqueles que escutavam olhando para o palestrante. Da próxima vez que for a um seminário, por exemplo, leve uma caneta e bloquinho.

#9 – ESTIMULE SEU CÉREBRO COM JOGOS
Resolver quebra-cabeças, e jogos do gênero, é uma ótima maneira de estimular a capacidade do cérebro de pensar e processar as informações de forma crítica. Eles costumam ser instigantes, desafiadores e uma atividade divertida. Além de tudo isso, exigem atividade no hemisfério esquerdo do cérebro, transferindo as informações para o centro visual do hemisfério direito, integrando, assim, todo o cérebro, obrigando-a a trabalhar.  

#10 – ESCUTE MÚSICA
Estudos comprovam que ouvir música fortalece o cérebro e, literalmente, muda a sua estrutura – para melhor. Esses mesmos estudos descobriram também que as pessoas que escutam música regularmente, geralmente, são mais inteligentes e têm mais estrutura emocional do que aqueles que não tem o hábito de ouvir música.


Nathalia Marques