Os móveis da Ford insiprados em carros Montadora apresenta mesa de pebolim, veleiro, guitarra e outros móveis de design inspirados no novo Ford GT gplus
   

Os móveis da Ford insiprados em carros

Montadora apresenta mesa de pebolim, veleiro, guitarra e outros móveis de design inspirados no novo Ford GT

Confira Também

Você não leu errado, a Ford, famosa montadora norte-americana, apresentará suas novas peças no tradicional Salão do Móvel de Milão. Isso mesmo, nada de carros, o que veremos aqui são mesas de pebolim, guitarras e espreguiçadeiras. Mas não pense que a empresa perdeu o DNA automotivo. 

O Salão do Móvel de Milão, na Itália, foi escolhido para exibir o talento e a criatividade dos designers globais da Ford. A exposição aberta traz vários objetos inspirados no novo Ford GT, incluindo um barco à vela, uma guitarra e uma mesa de pebolim – esta última criada por um designer brasileiro, a fera Rafael Rego.

Todas as peças foram desenhadas nos estúdios da Ford e inspiradas no desenvolvimento usado para a criação do interior do Ford GT. O pessoal da montadora nos deu alguns detalhes sobre essas peças incríveis inspiradas no possante americano.

#Mesa de pebolim
A mesa de pebolim foi criada pelo brasileiro Rafael Rego, designer de interiores, que trabalha no estúdio da Ford em Dearborn, EUA, e é apaixonado por futebol. Antes disso, ele atuou no estúdio da Ford em Camaçari, na Bahia. "Eu sempre pensei em criar vários produtos e um dos que mais despertam a minha paixão é a mesa de pebolim", conta.

O primeiro passo foi criar um gramado sintético de verdade. Outro elemento é a cobertura curva de acrílico transparente que cria a perspectiva de um estádio real. “A proposta foi criar um design limpo, de forma que os jogadores não impeçam a visão do campo sob qualquer ângulo. E também eficiente: os jogadores podem dar chutes potentes de até 40 km/h. Eu quis criar elementos que realmente enriquecessem a experiência de jogo”, explica o designer.

#Veleiro
A parte superior côncava do veleiro tem a forma da cabine de pilotagem de um carro de Fórmula 1, dando ao velejador um ajuste ergonômico que melhora a estabilidade e o controle, reduzindo sua exposição ao vento e melhorando a aerodinâmica. Seu shape foi concebido ao redor de sua própria marca d’água transmitindo sua leveza e velocidade. Seu formato aerodinâmico sugere que o peso do barco vá desaparecendo no mar, deslizando sem esforço através do vento e da água. 

#Guitarra
A parte longa da guitarra, também conhecida como pescoço, maximiza a forma de tocar do músico permitindo mais espaço para o braço. Essa dinâmica cria um ponto focal visual e tátil, enquanto que os controles simplificados permitem que ele se concentre em fazer música. O encaixe inteligente de madeira e alumínio minimiza o peso do instrumento enquanto permite que a guitarra mantenha suas características de tom. Com mais ênfase em suas bordas e menos na espessura do seu corpo, o instrumento parece leve como ele realmente é. As ferramentas de ajuste da guitarra são montadas na parte inferior do cabeçote, reduzindo a poluição visual e criando um ambiente limpo, e a ordem necessária para as cordas.

#Chaise
O fluxo ininterrupto dos contornos visa dar o máximo de conforto à peça. Com uma camada dupla, a chaise conta com uma área de armazenamento sob a asa flutuante. O design inteligente da área de armazenamento apresenta uma espécie de lábio que impede os itens de deslizarem para fora. A estética minimalista enfatiza a precisão de suas bordas, reduzindo visualmente o peso do objeto. A forma esbelta imita o balanço de uma bandeira com bordas cortadas.

#Cadeira
O principal elemento de design da poltrona define sua finalidade funcional, uma vez que oferece extremo conforto. O segundo elemento - criado a partir de um molde de peça única - fornece suporte estrutural para o objeto. Sofás e poltronas não costumam ser tipicamente leves no que diz respeito ao peso. Para alcançar tal efeito, áreas de espaço negativo foram pensadas no momento da concepção da peça, além do formato esguio, dando uma sensação de leveza para a cadeira. O projeto é composto inteiramente de dois simples elementos para uma estética muito minimalista. Ao ser olhado como um todo, no entanto, os elementos se combinam estruturalmente dando apoio e funcionalidade.

Por enquanto os produtos são apenas conceitos, mas sejamos francos, seria muito divertido poder ter todos estes itens em casa. Mas por hora só nos resta esperar. 


Marcel Costa