Dicas para decorar um apartamento pequeno com estilo e bom gosto Mora em um apartamento pequeno? Saiba como transformar espaços reduzidos e deixar sua casa mais prática e aconchegante gplus
   

Dicas para decorar um apartamento pequeno com estilo e bom gosto

Mora em um apartamento pequeno? Saiba como transformar espaços reduzidos e deixar sua casa mais prática e aconchegante

Confira Também

Os apartamentos das grandes cidades estão cada vez menores. Esse processo de encolhimento vem ocorrendo ano após ano e, segundo especialistas, se deve principalmente à escassez de  terrenos para a construção de empreendimentos imobiliários, sobretudo  em áreas bem localizadas. 

Por outro lado, apartamentos pequenos situados perto do trabalho ou do metrô podem ser uma mão na roda para homens solteiros que buscam uma vida mais prática, longe das horas perdidas no trânsito até o escritório ou no deslocamento para se divertir. Sem contar que espaços reduzidos são mais fáceis de cuidar da manutenção (limpeza, conservação etc), o que acaba deixando tudo mais prático para o homem que não quer perder tempo.

Mas um dos grandes desafios para quem mora ou pretende morar nessas habitações minúsculas é adaptar a vida em pouco espaço.  Por isso, é importante planejar a decoração do apê com cuidado. Confira essas dicas e orientações básicas e veja algumas ideias que selecionamos para se inspirar.

Paredes
É fundamental que a maioria das paredes do novo apartamento tenha cores claras. Elas dão mais amplitude para cômodos pequenos. Se quiser, escolha apenas uma parede, use textura e pinte-a com uma cor mais escura, para deixar o ambiente estiloso. 

Espelhos
Use e abuse deles. Os espelhos dão sensação de amplitude e tiram a atmosfera sufocante de um apartamento muito pequeno. 

Móveis
Tente optar por móveis multiuso. Sofás que se transformam em camas são boa alternativa para receber alguém. Mesas laterais que viram mesa de jantar, pufes estofados que são usados para guardar coisas, camas com gavetas embaixo, rack com várias gavetas... Tudo pode ajudar a compor o ambiente e deixá-lo funcional. 

E como você já colocou cores claras nas paredes, pode usar cores escuras nos móveis se quiser. O mesmo vale para tapetes e outros acessórios decorativos, como quadros, prateleiras etc.

Cozinha e lavanderia
Você terá pouco espaço, ponto. Opte, então, por prateleiras e ganchos para guardar potes, temperos, panelas...