VCNOAREA: reflexões de um jovem adulto sobre a Coragem Se ninguém tiver coragem de querer mudar alguma coisa, o mundo continuará igual gplus
   

VCNOAREA: reflexões de um jovem adulto sobre a Coragem

Se ninguém tiver coragem de querer mudar alguma coisa, o mundo continuará igual

Confira Também

* João Pedro Gusmão, especial para o AreaH

Acho que nunca um assunto esteve tão presente na minha vida como a coragem tem estado. Não quero dizer que ela nunca fez parte do meu dia-a-dia, mas ultimamente ela está de braços dados comigo, como se fosse minha namorada.

Há pouco mais de um mês, a agência de publicidade onde eu trabalho por dois anos ganhou um cliente novo. E dos grandes. Daqueles que podem fazer o nome de uma agência e de um profissional. E com uma semana de parceria, o cliente pediu pra trocar o principal ponto de contato entre agência-cliente. A gente ficou em choque. O que faríamos? Quem iriamos colocar no lugar? Eis que aquele que vos escreve resolve chamar o sócio da agência para pedir para cuidar da conta.

Eu já almejava um cargo assim há um tempo, mas não sabia se estava no momento certo para assumir uma posição dessas, principalmente por não ser minha área de expertise profissional. Mas por algum motivo minha boca abriu e eu falei que queria essa responsabilidade. Foi a decisão certa a tomar? Ainda não sei, mas se não tivesse tido a coragem de ir até o sócio, estaria na mesma posição de antes e só pensando em ser promovido. Se vai dar certo já é outra história.

Outro momento em que tomei coragem para fazer alguma coisa completamente diferente do que eu sei fazer, foi escrever para o AreaH. Acompanho o site praticamente desde em que ele começou. Mas não tenho nada de escritor. Pelo contrário, meu dia-a-dia é com planilha de excel, processo de faturamento, reuniões com o cliente. Mas aqui estou eu, sentado num Uber a caminho de uma pizzaria, escrevendo esse texto no meu celular. Estou com tanta coisa na cabeça ultimamente que precisava de uma válvula de escape. Escrever esse texto vai funcionar para clarear minha cabeça? Não tenho a menor ideia. Não sei nem se o texto vai ser publicado. Mas o que custa tentar? O não eu já tenho mesmo.

E se for parar para pensar, é justamente por causa do medo desse "não", que temos que ter coragem. Seja ele o que for: uma promoção no trabalho, começar a fazer algo novo na sua vida, chegar naquela mulher que você tanto admira, planejar uma viagem. Isso só para citar alguns poucos exemplos que eu lembrei agora.

Acho que o que eu estou tentando dizer é que falta termos mais iniciativa na vida. Se ninguém tiver coragem de querer mudar alguma coisa, o mundo continuará igual. Pode até ser piegas, mas essa frase já me ajudou bastante a sair da zona de conforto: "You know, sometimes all you need is twenty seconds of insane courage. Just literally twenty seconds of just embarrassing bravery. And I promise you, something great will come of it." ("Algumas vezes você precisa de 20 segundos de coragem louca. Apenas 20 segundos de embaraçosa bravura, literalmente. E eu prometo, alguma coisa grande vai acontecer.").

Meu próximo ato de coragem? Colocar de pé um projeto para ajudar pessoas necessitadas.

(*) João Pedro Gusmão é publicitário, gosta de fazer dieta e queria ganhar a vida praticando esportes e ajudando os outros. E agora está se arriscando a escrever para o AreaH.



#VCNOAREA
Você também pode escrever para o AreaH como nosso convidado especial, pois acreditamos que TODO HOMEM TEM ALGO A DIZER. Basta encaminhar um texto seu sobre temas que interessam ao homem para o e-mail vcnoarea@areah.com.br. Toda semana, nossa equipe seleciona um post de leitor para publicar no site e compartilhar em nossas redes sociais. Veja mais detalhes aqui