15 bares mais antigos do mundo Sabia que o bar mais antigo do mundo tem mais de 1200 anos? Conheça outros bares históricos gplus
   

15 bares mais antigos do mundo

Sabia que o bar mais antigo do mundo tem mais de 1200 anos? Conheça outros bares históricos

Confira Também

Beber uma gelada, colocar o papo em dia com os amigos e saborear petiscos que só um bom bar pode oferecer, não tem comparação. Mas, já parou pra pensar em quem um dia teve a brilhante ideia de abrir um estabelecimento descontraído como esses? Aposto que sim.

Para você ter uma ideia da “antiguidade dos bares”, o primeiro bar que se tem notícia no mundo foi inaugurado em 807, antes mesmo da descoberta da pólvora.  Além desse aí há muitos outros “senhores” que vale a pena conhecer um dia quando estiver viajando o mundo. 

E se não quiser ir tão longe por causa de um bar, tudo bem. O Bar Luiz, no Rio de Janeiro, é conhecido por ser o bar mais antigo ainda ativo no Brasil, tem mais de 100 anos de funcionamento (abriu em 1887).

Como bar é um lugar para ouvir e contar histórias, hoje decidimos trazer até vocês uma lista que fizemos com alguns dos bares mais antigos do mundo ainda em funcionamento. Confira!

STIFTSKELLER ST. PETER – DE 807, SALZBURG, ÁUSTRIA
É quase inacreditável que esse restaurante ainda funcione. O Stiftskeller St. Peter fica entre os muros do mosteiro St Peter’s Archabbey, na Áustria e está lá antes mesmo da descoberta da pólvora, do run ou dos jogos de baralho. É também a pousada mais antiga da Europa e a sétima empresa mais antiga do mundo.

SEAN'S BAR – DE 900, ATHLONE, IRLANDA
Conhecido internacionalmente por sua idade milenar, o local teve seu período de fundação confirmado durante uma reforma nos anos 70. Os pedreiros que participavam da obra descobriram moedas antigas, além de encontrarem vestígios nas paredes de uma tradicional técnica de construção do período. O pub que inicialmente era conhecido como "Luain's Inn" é famoso por sua música ao vivo e por manter o mesmo estilo há mais de 1100 anos.

THE BINGLEY ARMS – DE 909, BARDSEY, INGLATERRA
O The Bingley Arms está na ativa desde o século X. Na época servia de bar e espaço para monges e viajantes se hospedarem por ali entre uma viagem e outra. Ele é tão velho que foi mencionado em 1086 em um registro de levantamento sobre números da Inglaterra, o famoso censo.

YE OLDE TRIP TO JERUSALEM – DE 1180, NOTTINGHAM, INGLATERRA
Este é um dos 20 pubs espalhados pela Europa que entraram com pedido de reconhecimento como o Mais Antigo Estabelecimento de Bebidas Ainda Ativo. Os letreiros pintados na fachada do local indicam que por ali as portas se abriram em 1189, no entanto, não há nenhum documento que prove tal fato. 

BRAZEN HEAD – DE 1202, DUBLIN, IRLANDA
Vários escritores como Jonathan Swift, o autor de “As Viagens de Gulliver”, e James Joyce (autor de Ulysses, onde, inclusive, lê-se sobre esse pub),  ficaram hospedados no Brazen Head. Dizem até que o famoso Robin Hood teria passado por lá algumas vezes. 

BRATWURSTHÄUSLE – DE 1313, NÜRNBERG, ALEMANHA
A linguiça de porco, mais conhecida como salsisha, é o carro chefe da casa e faz parte da história desse bar que funciona desde 1313. Está sempre lotado e centenas de pessoas já passaram por lá. Se você estiver em Nürnberg, não deixe de fazer uma refeição no Bratwursthäusle.

ZUM RIESEN – DE 1314, MILTENBERG, ALEMANHA
Não é só em Game Of  Trones que existem Reis Loucos: segundo lendas, Luís II da Baviera, também conhecido como Rei Louco (teria sido inspiração para George R. R. Martin?), bebeu e se hospedou no Zum Riesen em 1314, e a partir daí a pousada começou a servir os clientes. Dizem ainda que bruxas costumavam ser queimadas em fogueiras bem próximas do prédio, que mudou de dono diversas vezes.

BRAUHAUS SION – DE 1318, COLÔNIA, ALEMANHA
É um simples bar alemão que desde o século XIV vem servindo o público como um restaurante e cervejaria. Ele fechou apenas uma vez durante algum tempo, que foi quando rolaram os bombardeios da 2 ª Guerra Mundial – que obviamente ameaçou diversos comércios na época.

KYTELER'S INN – DE 1328, KILKENNY, IRLANDA
Alice de Kyteler foi a fundadora do bar medieval, que leva um gato preto como o símbolo do estabelecimento. Alice, na época, casou-se quatro vezes e, por essas e outras, foi condenada a fogueira depois de ser acusada de bruxaria (pesado, né?). Ela, no entanto, conseguiu fugir para a Inglaterra para evitar a morte. Mesmo assim o pub continua lá firme e forte.

ZUM FRANZISKANER – DE 1421, ESTOCOLMO, SUÉCIA
Este restaurante/bar tem quase 600 anos de história e teve início graças a iniciativa de alguns monges franciscanos vindos da Alemanha. Apesar de o atual edifício onde o estabelecimento está situado ser de 1906, esta é a terceira edificação a hospedar o bar. Todas, entretanto, no mesmo endereço.

AL BRINDISI – DE 1435, FERRARA, ITÁLIA
Provavelmente o mais ilustre frequentador deste bar foi o responsável por, durante a Renascença, bater o pé e dizer que não era o Sol que girava em torno da Terra, mas exatamente o contrário. Se o nome do astrônomo Copérnico te veio à mente, você não poderia estar mais certo. Além de frequentar o lugar regularmente, ele morou por anos em cima do estabelecimento. Atualmente é visitado tanto por locais quanto por turistas e ainda mantém o mesmo ambiente descontraído de mais de 500 anos, além de deter o título de Enoteca (ou simplesmente adega) mais antiga do mundo.

HERBERG VLISSINGHE – DE 1515, BRUGES, BÉLGICA
Herberg Vlissinghe foi um famoso ponto de encontro de artistas conhecidos no século 19, como os pintores Edmond Van Hove e Flori Van Acker, escultores e Gustaaf Hendrik Pickery e arquitetos Louis Delacenserie e Rene Buyck.

HOFBRÄUHAUS – DE 1589, MUNIQUE, ALEMANHA
Este bar foi fundado em 1589 pelo Duque William V da Baviera para consumo apenas da realeza. Somente em 1828 ela foi aberta ao público, deixando de ser um privilégio da corte e alta burguesia, por ordem do rei Luís I (Ele mesmo, o Ludwig I cujo casamento originou a Oktoberfest). Além disso, ele ordenou a redução do preço, para que todas as pessoas tivessem acesso. Bacana não é?

EL RINCONCILLO – DE 1670, SEVILHA, ESPANHA
Quando este bar foi inaugurado o mundo ainda chorava a morte do pintor holandês Rembrandt, Molière acabava de estrear "O Burguês Fidalgo", e os otomanos celebravam a conquista de Creta. Até hoje pertence à mesma família, e tornou-se uma das atrações gastronômicas mais concorridas da cidade. 

LAFITTE’S BLACKSMITH SHOP BAR – DE 1722, NOVA ORLEANS, ESTADOS UNIDOS
Construído em 1722, este aqui é considerado o bar mais antigo dos Estados Unidos também. Sua construção foi na época em que o Estado de Louisiana ainda era uma província francesa de Luís XV. Na época,e além de bar era uma casa de contrabando, onde era comercializado todo tipo de mercadorias. Atualmente, é um dos maiores destinos turísticos do estado norte americano.


Nathalia Marques