10 melhores cachaças premium do Brasil É um grande apreciador de destilados? Então saiba quais são as melhores cachaças premium do país gplus
   

10 melhores cachaças premium do Brasil

É um grande apreciador de destilados? Então saiba quais são as melhores cachaças premium do país

Confira Também

Em um passado não tão distante, cachaça era sinônimo de bebida ruim, intragável. Somente os gringos tomavam, por curiosidade. Hoje, ainda existe preconceito em torno da cachaça, mas, aos poucos, parece que o brasileiro está mais interessado em conhecer a bebida típica do País.

O que se sabe sobre a história da bebida, de acordo com o livro de Luís de Câmara Cascudo, Prelúdio da Cachaça, é que a primeira cachaça foi feita no ano de 1532. O primeiro “espécime” da bebida, criado na cidade de São Vicente, foi destilada pelos próprios portugueses, que trouxeram além da cana-de-açúcar, as técnicas de destilação para o Brasil.

Atualmente, a cachaça é reconhecida no mundo inteiro como a bebida originária do Brasil e tem ganhado cada vez mais status entre os apreciadores de destilados do país. Para você ter uma ideia, o estado de Minas Gerais é o maior produtor de cachaça do país e conta com uma gama de cachaças artesanais sofisticadas que vem ganhando fama mundo afora. As chamadas Cachaças Premium. 

Curioso para experimentar algumas delas? Então saiba quais são as 10 melhores cachaças premium  do Brasil de acordo com o 2º Ranking Cúpula da Cachaça 2017, que ocorreu recentemente em Analândia, interior de São Paulo, e a opinião dos especialistas sobre cada uma delas. Confira aí.

#1 – PORTO MORRETES PREMIUM
Maturação: 3 anos em barril de carvalho
Com aromas frutados que rescendem a ameixa, a acidez e percepção alcoólica desta cachaça é equilibrada. Não possui arestas. 

#2 – RESERVA DO GERENTE CARVALHO
Maturação: 5 anos em barril de carvalho
Adocicada, não possui acidez elevada e nem álcool agressivo ao paladar. É equilibrada, permanece bem na boca. Além disso, tem ótimo custo/benefício.

#3 – COMPANHEIRA EXTRA PREMIUM
Maturação: 8 anos em barril de carvalho
Com textura aveludada, não se sente adstringência. Pelo tempo adequado na madeira, não queima a boca, tem retrogosto interessante e é prazerosa de beber.

#4 – SANHAÇU UMBURANA
Maturação: 2 anos na amburana
Perfumada e com  aromas frutados que se estendem para o paladar. É encorpada e possui gosto marcante da amburana – o que pode ser enjoativa para iniciantes no mundo da cachaçaria.

#5 – RESERVA 51
Maturação: 3 anos em barril de carvalho
Com baixa viscosidade, essa cachaça possui aromas florais leves. Na boca, é equilibrada e agradável, embora não seja marcante.

#6 – LEBLON SIGNATURE MERLET
Maturação: 2 anos no carvalho francês
No nariz é amadeirado, com acidez marcante na boca. Mas o retrogosto não é persistente e o conjunto, apesar de acima da média, não empata com o belo visual.

#7 – PORTO MORRETES TRADIÇÃO
Maturação: 6 anos no carvalho
A madeira não predomina no gosto, o que acabou deixando aparecer aromas de baunilha, castanhas e tostados. Possui bom equilíbrio entre doçura e amargor dos taninos. Suave.

#8 – WEBER HAUS EXTRA PREMIUM LOTE 48 
Maturação: 5 anos no carvalho francês + 1 ano no bálsamo
Bom acabamento no nariz e sem álcool agressivo. Na boca surpreende por ser encorpada, ter acidez equilibrada e persistência.

#9 – DA TULHA CARVALHO
Maturação: 3 anos no carvalho
Álcool pouco presente no nariz, mas com aromas discretos também. Untuosa, de acidez equilibrada, poderia ter retrogosto mais marcante, mas é uma cachaça acima da média.

10 – ANÍSIO SANTIAGO/ HAVANA
Maturação: 8 anos no bálsamo
Aroma complexo, amadeirado e que rescende a bálsamo (madeira usada na bebida). Distinta, único defeito é a baixa untuosidade.


Nathalia Marques