Perfume e colônia: qual a diferença? Com indecisão na hora de comprar o perfume ou a colônia? Então veja a diferença entre eles e pare de levar gato por lebre gplus
   

Perfume e colônia: qual a diferença?

Com indecisão na hora de comprar o perfume ou a colônia? Então veja a diferença entre eles e pare de levar gato por lebre

Confira Também

Alguns de nós costumam chamar de perfume qualquer mistura de óleos aromáticos, fragrâncias e fixadores dissolvidos com o objetivo de nos fazer ficar mais cheirosos. No entanto, existe uma classificação técnica, obrigatória (e visível em toda embalagem), baseada na concentração da essência de perfume, que difere o verdadeiro perfume da colônia.

Basicamente, quanto maior é a concentração da essência na mistura e menor é a quantidade de água presente no etanol, mais duradouro e intenso é o aroma que o produto exala. Por isso, os produtos que são chamados de perfumes são mais caros e mais indicados para ocasiões especiais.

Uma embalagem de 10 mililitros de extrato de perfume do tipo mais concentrado, por exemplo, pode custar até US$ 250 - ou seja, é verdade aquela máxima que diz que os melhores perfumes estão nos menores frascos.

E é na proporção existente entre a quantidade de essência em relação à água e ao solvente que está a diferença entre o Parfum, Eau de Parfum, Eau de Toilette, splashes colônias e colônias. Quanto maior a porcentagem do óleo da essência no perfume, mais provavelmente se tratará de um Eau de Parfum, quanto menor a porcentagem mais se aproximará de uma colônia. 

A classificação das fragrâncias utilizadas engloba 14 grupos que são ordenados de acordo com a sua volatilidade: cítrica, lavanda, ervas, aldeídica, verde, frutas, florais, especiarias, madeira, couro, animal, almíscar, âmbar e baunilha.

Mas, tão importante quanto conhecer as diferentes famílias olfativas, saber a diferença entre os Eau’s é crucial na hora da compra do perfume ou colônia ideal. Veja a diferença de cada um deles – e pare de levar gato por lebre na hora de comprar seu perfume ou colônia. 

PARFUM OU EXTRAIT: 
“É a forma mais concentrada de um perfume que, no mercado, varia de 20% a 30% de concentração de essência no produto”, afirma Cesar Veiga, avaliador de fragrâncias do Boticário. Apenas algumas gotas do produto duram o dia todo. 

EAU DE PARFUM:
Forma um pouco mais diluída do parfum, que varia de 15% a 20% de concentração de essência na composição do produto. “O Eau De Parfum ainda sim é intenso, por isso, caso seja usado durante o dia, a recomendação é usar com moderação, sem exagero”, lembra Veiga.

EAU DE TOILETTE OU DESODORANTE COLÔNIA:
É a forma mais diluída do perfume. No Brasil seu “primo” é o Desodorante Colônia. A concentração de essência aqui varia muito de acordo com o tipo e preço, sendo o mais comum, a faixa de 5 a 15% de essência. 

SPLASHES COLÔNIAS ( BODY MIST):  
Forma mais diluída que os desodorantes colônias, conhecida por sua refrescância e uso abundante. Geralmente, tem concentrações baixas de essência de 3 a 5 %. Sua função principal é prolongar o frescor e conforto do banho. A sua replicação durante o dia será necessária. 

COLÔNIAS OU ÁGUAS DE COLÔNIAS: 
“Apresentam baixa concentração de essência, de no máximo 2%. Assim como as splashes, prolongam o frescor do banho mas não duram muito tempo na pele, por isso sua replicação durante o dia será necessária”, recomenda o especialista.

FICA A DICA
Vale ressaltar que a mais indicada para ser usada após o banho é a colônia, pois além de geralmente possuir notas refrescantes que aumentam a sensação de frescor que o banho proporciona, ela pode ser usada no corpo inteiro, visto que é mais “fraquinha”. 


Nathalia Marques