Mitos e verdades sobre o uso do celular Saiba o que você pode ou não fazer para aumentar a vida útil dos seus aparelhos gplus
   

Mitos e verdades sobre o uso do celular

Saiba o que você pode ou não fazer para aumentar a vida útil dos seus aparelhos

Confira Também

Quando o assunto é celular, há muitas informações e poucas certezas: A bateria deve ser usada até o fim? É verdade que é perigoso usar o telefone durante um temporal enquanto ele está no carregador? A bateria vicia? É necessário desconectar o eletrônico da tomada quando a carga chegar aos 100%? O uso de produtos “genéricos” pode ser perigoso? 

Bem, a maioria das pessoas não têm noção alguma se essas dúvidas são verdadeiras ou não, já que poucas leem os manuais de instrução. E é assim que muitos usuários acabam prejudicando ou danificando sériamente o aparelho sem querer.

Para acabar com essas e outras dúvidas a respeito do assunto, reunimos alguns dos maiores mitos e verdades sobre a utilização correta dos smatphones e como aumentar sua vida útil. Confira.  

A BATERIA DEVE TER SUA CARGA USADA ATÉ O FINAL PARA, ENTÃO, SER RECARREGADA?
MITO. Atualmente, as baterias usadas em equipamentos eletrônicos são as de polímero de íon de lítio, que dispensam o cumprimento de ciclos completos de carga e descarga. Por isso, o usuário pode ligar o equipamento à tomada antes de acabar a carga. 

É MELHOR CARREGAR O CELULAR COM ELE DESLIGADO?
VERDADE. Os celulares carregam mais rápido quando desligados, pois não consomem bateria das outras funções e aplicativos. 

BATERIA DE CELULAR VICIA?
MITO. Isso acontecia com as antigas baterias de níquel – que exigiam o cumprimento completo de um ciclo de carga e descarga –, mas não se repete com as atuais baterias de íon de lítio. Dessa forma, dizem os fabricantes, o usuário pode carregar o eletrônico quando be entendere. 

BATERIA EXTERNA PREJUDICA O CELULAR? 
DEPENTE. É importante ter uma bateria externa de qualidade e que consiga carregar até 100% de seu smartphone. As baterias tem uma capacidade interna, que vai de 2200mAh até 10.000mAh. Por isso, escolher uma bateria portátil que possua uma potência maior que a bateria interna de seu smartphone é essencial. 

EM DIAS DE CHUVA FORTE, NÃO SE DEVE FALAR AO CELULAR SE ELE ESTIVER CARREGANDO NA TOMADA?
VERDADE. Durante trovoadas, a rede elétrica da residência pode ser afetada e, consequentemente, afetar o celular. Então é recomendado desplugar o smartphone da tomada durante esse período.

NÃO PODE PARAR DE CARREGAR O CELULAR ANTES DE A CARGA CHEGAR A 100%?
MITO. Como as baterias são feitas de polímero de íon de lítio, elas dispensam o cumprimento de ciclos completos de carga e descarga. Logo, o usuário pode desconectar o equipamento da tomada antes a bateria estar 100% carregada. 

O PERÍODO EM QUE A BATERIA RETÉM A CARGA DIMINUI COM O TEMPO?
VERDADE. Funciona assim como a bateria de um carro, por exemplo. O período em que a bateria retém a carga reduz, de acordo com a forma como ela é usada – quanto mais cuidados você tem, maior a demora para essa consequência aparecer. 

O CARREGAMENTO DO CELULAR É MAIS RÁPIDO NA TOMADA 220V?
MITO. Segundo especialistas, o adaptador dos carregadores converte a tensão das tomadas para a tensão correta para os celulares. Assim, sendo tomada 110V ou 220V a bateria vai carregar na mesma velocidade.

O TELEFONE CARREGA MAIS RÁPIDO NO MODO AVIÃO?
VERDADE. No modo avião o celular não está fazendo comunicação com a rede, por isso deixa de consumir a energia.


Nathalia Marques