Cerveja vira barra de cereal nos Estados Unidos Malte utilizado na produção artesanal de cervejas nos EUA começa a ser transformado em barra de cereais gplus
   

Cerveja vira barra de cereal nos Estados Unidos

Malte utilizado na produção artesanal de cervejas nos EUA começa a ser transformado em barra de cereais

Confira Também

Você sabia que cerca de 90% de todo material utilizado na fabricação de cerveja é descartado? Pois é, a cada 1.000 litros fabricados da bebida gasta-se, em média, 200 quilos de malte de cevada – a principal matéria prima da cerveja. E, em muitos casos, tudo vai parar no lixo. 

Para diminuir o desperdício na produção de cerveja, dois estudantes da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), Dan Kurzrock e Jordan Shwartz, resolveram transformar o bagaço de malte em barras de cerais. A ideia deu tão certo que eles abriram um negócio em São Francisco só para produzir barrinhas de cerveja. 

Na fabricação das barras, a ReGrainers, empresa de Kurzock e Shwartz, utiliza o malte usado por produtores locais de cerveja artesanal.

Como as grandes cervejarias produzem muito malte, elas conseguem vender grandes quantidades de bagaço para fazendeiros utilizarem em suas plantações como adubo. No entanto, “comprar o bagaço de malte de pequenos produtores de cerveja não é viável para os fazendeiros. E é aí que nós entramos”, afirma Dan Kurzrock ao jornal San Francisco Chronicle.

Antes de resolverem produzir as barras de cerveja, a dupla tentou utilizar o bagaço de malte para fazer pães e granola. Mas, concluíram que as barras seriam mais convenientes. Ao San Francisco Chronicle, Kurzrock explicou que queria algo que fosse fácil de carregar e que ao mesmo tempo pudesse ser jogado na mala, sem complicações.

Apesar da barra de cereal vir da cerveja, ela não possui álcool e é muito mais nutritiva do que a bebida. Composta de cevada, a barra da ReGrainers é rica em nutrientes. Cada embalagem de 63 gramas possui três gramas de proteína e três de fibras, que corresponde a aproximadamente 6% da necessidade diária.

Atualmente, a ReGrainers tem dois sabores de barrinha de cerveja disponíveis: um é de mel e amêndoas e o outro é de chocolate e café. Em ambos produtos é possível sentir o aroma da cerveja, segundo seus fabricantes.

As barras de cerveja são comercializadas no site oficial da ReGrained. O pacote com 12 unidades sai por 25 dólares (80 reais) e o com 24 barras por 45 dólares (150 reais).


Guilherme de Souza Guilherme