Como puxar assunto? Veja as melhores maneiras para fugir do silêncio Seja na balada, bloquinho de carnaval ou em um encontro, o silêncio é constrangedor gplus
   

Como puxar assunto? Veja as melhores maneiras para fugir do silêncio

Seja na balada, bloquinho de carnaval ou em um encontro, o silêncio é constrangedor

Confira Também

"Nossa, hoje o dia está quente, hein?". "Verdade, está bastante mesmo". (Silêncio). 

Quase todo mundo já presenciou um princípio de conversa parecido com esse em algum lugar. Talvez até você mesmo já tenha adotado essa tática antiga e nem tanto efetiva. O constrangimento pela falta de assunto, evidente, parece gritar em meio ao silêncio nos ouvidos de quem tenta, sem êxito, disfarçar o incômodo.

Pior ainda é quando a falta de assunto aparece para tentar estragar um encontro. Planejado por dias - já que na maioria das vezes não é fácil conseguir um -, tudo pode ir rumo ao fracasso quando o som dos talheres vira protagonista recorrentemente.

LEIA TAMBÉM

Mas sempre há, claro, maneiras simples e muitas vezes efetivas de puxar assunto, inclusive quando ele parece não querer dar as caras. Por isso, separamos algumas dicas para você puxar papo com alguém quando o silêncio aparecer, em diferentes situações. Não há garantia de que funcionem sempre, mas por que se preocupar, se já não havia nada para falar mesmo?


O CONTATO NAS FESTAS
Em uma festa, seja ela balada ou bloquinho de Carnaval, o primeiro contato muitas vezes vem antes de qualquer palavra. Ele começa com uma troca de olhares frequente entre os interessados, evolui para sorrisos e, como ato final pré-abordagem, há o aceno para a aproximação. A partir desse ato inicial, é só se apresentar, perguntar se a outra pessoa quer bater papo, e então não deixar a peteca cair. Falar da música que está tocando, do lugar em que estão e elogiar o outro (nem sempre pelos atributos físicos) são boas dicas para a conversa fluir.

TERRITÓRIO DESCONHECIDO
Muitas vezes é preciso que você passe algum tempo com alguém em um determinado lugar. Em uma fila demorada ou na espera para ser atendido em um consultório, o silêncio pode pairar e deixar o ambiente bem desconfortável. Primeiro, é interessante sinalizar que você quer conversar e notar se há reciprocidade. Caso não haja, paciência, o jeito é procurar algo para fazer no celular. Em caso positivo, uma boa investida pode ser elogiar uma peça de roupa ou perguntar sobre algo que desconhece sobre a pessoa - e que não seja muito invasivo. Que tal "o que você estaria fazendo se não estivesse aqui agora?". 

FIGURAS CONHECIDAS
Quando a pessoa é conhecida, costuma ser mais fácil puxar papo quando o assunto parece ter acabado. Dá para contar um caso inusitado que aconteceu no seu dia ou comentar algo que viu sobre a outra pessoa nas redes sociais. Uma boa também (e bem comum) é falar sobre algum tema do noticiário. Perguntar sobre um conhecido em comum também é certeza de que a conversa irá render.

ENCONTRO ROMÂNTICO
Neste tipo de ocasião, fazer a relação fluir é muito importante. Por isso, quando os assuntos iniciais chegarem ao fim, pode ser interessante perguntar sobre as preferências culinárias que levaram a convidada a pedir o prato escolhido. Também é legal fazer perguntas descontraídas e profundas, pois além de conhecer melhor sobre as visões de mundo da outra pessoa, é possível deixar o clima bem leve. "O que eu obrigatoriamente devo saber sobre você?", "Qual foi a coisa mais legal que já te falaram?", "Se houvesse um feriado em sua homenagem, por qual motivo ele teria sido criado". Com questões como essas, pelo menos alguns minutos a mais de conversa (e boas risadas) você terá.

 


Rudiney Freitas