Oito lições da filosofia Jedi que podemos levar na vida Nem tudo na franquia 'Star Wars' é apenas ficção. Saiba quais importantes ensinamentos podemos tirar dos sábios cavaleiros Jedi gplus
   

Oito lições da filosofia Jedi que podemos levar na vida

Nem tudo na franquia 'Star Wars' é apenas ficção. Saiba quais importantes ensinamentos podemos tirar dos sábios cavaleiros Jedi

Confira Também

Se você, assim como eu, cresceu fascinado pelos filmes da saga "Star Wars", já deve estar bem familiarizado com os sábios e poderosos guerreiros Jedi, protetores da democracia e da ordem de uma galáxia muito, muito distante. Mas você sabia que podemos, de fato, tirar valiosas lições da filosofia utilizada por personagens como Obi-Wan e Yoda e aplicá-las ao nosso dia a dia?


Isso porque, apesar dos Jedi (infelizmente) não serem reais, grande parte dos conceitos que serviram de inspiração para George Lucas criá-los são. Durante os filmes, por exemplo, os espectadores, mesmo que não percebam enquanto assistem, estão tendo contato com lições inspiradas diretamente de vertentes filosóficas como Estoicismo, Relativismo e até Taoísmo - principalmente nas sábias palavras do pequeno Mestre Yoda.

Então, se você sempre desejou ser um cavaleiro Jedi, mas jamais empunhou um sabre-de-luz ou viajou para planetas distantes, saiba que você pode, pelo menos, seguir seus mais nobres ensinamentos e viver como um verdadeiro Obi-wan terráqueo. Quer saber como? Aqui vão algumas lições para seguir na vida:

#1 - CULTIVE A CALMA E A PACIÊNCIA

Diante de qualquer situação que se apresente, seja um simples problema cotidiano ou uma questão de vida ou morte, um Jedi jamais deve recorrer ao desespero. Isso porque eles acreditam que, se existir uma solução para determinado problema, ela será encontrada mais cedo ou mais tarde, ou seja, não há sentido sofrer durante a espera. Por isso, é essencial respirar, relaxar e acalmar-se enquanto, pacientemente, busca pela resposta que deseja.

#2 - DÊ SEMPRE O MELHOR DE SI

Você com certeza conhece a frase "faça ou não faça, tentativa não há", proferida pelo sábio Mestre Yoda a Luke Skywalker durante seu treinamento para se tornar um Jedi. Simples, mas de uma profundidade intelectual enorme, a máxima significa que, para alcançar um objetivo, é necessário conhecer as próprias forças e fraquezas. Tanto o sucesso quanto o fracasso fazem parte do aprendizado e é necessário saber lidar com ambos na busca pelo sucesso.

#3 - MANTENHA UMA ATITUDE POSITIVA

Por mais difíceis que as coisas estejam em sua vida, abaixar a cabeça e lamentar não irá ajudá-lo em nada. Em vez de ficar triste pelo que aconteceu ou poderia ter acontecido, procure manter o pensamento positivo. Pense, por exemplo, no que aprendeu com determinada situação ou dificuldade e como isso pode ajudá-lo a seguir em frente com mais sabedoria e experiência. Perdas, decepções e sofrimento fazem parte da vida, mas decidimos de que forma deixamos isso nos afetar ou não.

#4 - MANTENHA CORPO E MENTE SAUDÁVEIS

Ser um protetor da ordem requer um bom preparo e disciplina. Como você imaginar poder ser capaz de administrar e lidar com as mais diversas situações se não está em condições, tanto físicas quanto mentais (ou até mesmo emocionais), de fazê-lo? Procure manter-se saudável em todos os aspectos, sem deixar-se ceder aos exageros: exercite-se regularmente, estude assuntos que lhe são úteis, tenha hábitos regrados e que lhe façam bem.

#5 - PRATIQUE MAIS O DESAPEGO

Os Jedi, seguindo seu código, são ensinados desde cedo a praticar o desapego, tanto físico (vaidade, por exemplo) quanto emocional (jovens padawans são separados de suas famílias desde muito cedo) e até material (eles não possuem posse alguma além das roupas e de seus sabres-de-luz). Hoje, podemos chamar esse estilo de vida de minimalista. Sua intenção é evitar a inveja e a cobiça, sentimentos relacionados à posse que atrapalham a objetividade.

#6 - ESTEJA PREPARADO PARA LUTAR

Já dizia o ditado: "se queres a paz, prepara-te para a guerra". Os Jedi são treinados para serem pacifistas e, sempre que podem, procuram resolver seus problemas da maneira mais diplomática que for possível, sem recorrer à violência. Porém, nem sempre a situação permite tal abordagem (já tentou dialogar com um Sith? Boa sorte!), daí a importância de serem treinados nas artes do sabre-de-luz e do uso da Força.

#7 - NÃO JULGUE ALGO POR SUA APARÊNCIA

Em seu primeiro encontro com o pequeno Yoda, Luke não acreditou que estivesse na frente de um grande Mestre Jedi. Afinal, como poderia aquela diminuta criatura verde e enrugada ser um dos guerreiros mais famosos de toda a galáxia? Yoda, neste momento, nos ensina a não julgar algo por sua aparência, pois ela pode esconder muito mais do que aparenta. Assim devemos proceder também em todas as situações que nos apresentem na vida, ser deixarmos nos levar por preconceitos sem fundamentos.

#8 - MANTENHA SEUS AMIGOS POR PERTO

As pessoas das quais gostamos e que também gostam de nós podem nos dar forças nos momentos mais difíceis de nossas vidas. O que teria sido de Luke se não contasse com a amizade de Han Solo, Chewbacca ou até mesmo de sua (até então desconhecida) irmã Leia? Ninguém vai muito longe em sua jornada sem ter quem o ajude nas horas complicadas e é necessário saber valorizar as pessoas que nos cercam. Portanto, faça de seus amigos sua segunda família.

 


Luis Carvalho