Como organizar melhor o seu espaço de trabalho no escritório ou em casa? Confira algumas dicas para deixar o seu cantinho de trabalho em casa ou no escritório em ordem e garanta muito mais produtividade gplus
   

Como organizar melhor o seu espaço de trabalho no escritório ou em casa?

Confira algumas dicas para deixar o seu cantinho de trabalho em casa ou no escritório em ordem e garanta muito mais produtividade

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Pilhas de papéis, copinhos de café descartados, clipes espalhados e fios intermináveis cujas finalidades você nem sequer se lembra mais. Se a cena é frequente em seu espaço de trabalho, seja em casa ou no escritório, talvez seja hora de admitir que você é uma pessoa desorganizada. 

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Nada contra. Afinal, cada um tem o direito de trabalhar nas condições que acha melhor. Mas toda essa bagunça e sujeira acumulada podem atrapalhar você mais do que imagina e reduzir consideravelmente a sua produtividade, tirar sua concentração e te deixar desmotivado.

Evitar isso não é nenhum bicho de sete cabeças. Pequenas atitudes tomadas diariamente podem ajudar você a manter o seu espaço de trabalho muito mais organizado e limpo e garantir sua produtividade. 

Confira essas dicas:

PAPÉIS DEMAIS? EVITE!

É bastante comum juntarmos vários papéis durante o expediente e deixá-los em um canto da mesa até sabermos o que fazer com eles, até aí tudo bem. O problema começa quando a quantidade de papéis acaba ficando maior do que é possível controlar. Quando você se dá conta, grande parte da sua mesa foi perdida. 

Felizmente, resolver isso é bastante simples. Comece a separar os papéis por utilidade, data e quaisquer outros critérios que achar válido. Aqueles que você não usa podem ir direto para o lixo. Já o que você acha que podem vir a ser úteis no futuro devem ser separados e guardados em pastas. 

Logo, a quantidade de papéis irá reduzir e você poderá dar adeus ao sufoco de não saber onde encontrar suas coisas.

GAVETAS, SUAS MELHORES ALIADAS

Você provavelmente nunca achou que precisasse tanto de gavetas até começar a usá-las. 

Ter aquele espaço extra ao lado da sua mesa pode ser de uma valiosa ajuda para organizar os pequenos itens que usamos no dia a dia, como clipes de papel, estoque de canetas, bloco de anotações, grampeador e o que mais não for necessário ficar sobre a sua mesa 24h por dia. 

Pode ser que a mesa do seu escritório ou do seu home office improvisado em casa não tenha gavetas. Nesse caso, a melhor alternativa é investir em gaveteiros de plástico, daqueles facilmente encontrados em lojas de equipamentos para escritório que, apesar de ocuparem um pouco de espaço na mesa, ainda são bastante capazes de ajudar a manter a organização. 

CADA CABO EM SEU BURACO

Outro incômodo bastante comum para quem trabalha com pouco espaço e precisar utilizar vários equipamentos eletrônicos são os cabos espalhados sobre a mesa, que formam uma verdadeira "macarronada". 

Além de ocupar um precioso espaço, muitos cabos ali não são usados frequentemente, o que contribui para a bagunça no seu espaço de trabalho. Para resolver isso, uma dica simples é guardar os cabos menos utilizados em uma gaveta e deixá-los sobre a mesa somente quando houver necessidade. 

Etiquete o restante dos cabos, assim você saberá a finalidade de cada um. Outra ideia bastante útil é utilizar prendedores de papel, daqueles usados em pranchetas, por exemplo, para segurar os cabos quando não estiverem sendo usados. 

NÃO DEIXE CANETAS E CLIPES ESPALHADOS 

É muito comum, durante a correria do trabalho, pegar canetas e clipes de papel e deixá-los espalhados sobre a mesa. Quando nos damos conta, a bagunça está cada vez maior e incontrolável.

Para evitar situações assim, a dica é manter um porta-treco na mesa e organizar os materiais que mais são usados durante o expediente em cada compartimento.

Também é válido usar as gavetas para guardar os materiais maiores que podem ocupar muito espaço na sua mesa, como grampeador, furador e afins.

TIRE COPOS E CANECAS DA FRENTE

Amantes de café já devem estar acostumados a ter pilhas e pilhas de copinhos descartáveis em sua mesa - ou apenas um reutilizável, se for esperto. Ou ainda, aquela sua caneca favorita pode estar ali no meio de todos os papéis e pastas que compõem a sua bagunça pessoal.

Além de contribuir para a desordem no seu espaço de trabalho, manter copos ou canecas à mesa são um verdadeiro convite para a bagunça. Quando você percebe, sua mesa já seu tornou lar de pacotes de bolachas ou embrulhos de outros lanches que você possa vir a comer. 

Ao manter copos de café e canecas afastados da sua mesa, sua mente se esforça muito mais para manter o seu local de trabalho sempre limpo e livre de desordem. Por isso, deixe aquela caneca quente de café sobre a mesa apenas quando estiver usando-a. Nos outros momentos, procure mantê-la guardada em outro ambiente.

VAI DECORAR? SEJA MODERADO

Todos gostamos de personalizar um pouco o local de trabalho para tirar aquela "frieza" da mesa com apenas um computador e materiais de trabalho. Fotos de família, objetos decorativos e até mesmo livros são muito bem vindos - desde que com bastante moderação, é claro.

Ao decorar o seu cantinho, "minimalismo" é a palavra que você precisa ter em mente. Prefira objetivos mais simples e pouco chamativos, mas que ainda possam transmitir a sua personalidade e gostos pessoais. 

Cuidado apenas para não se empolgar na decoração e reunir muitos itens sobre a mesa. Dessa forma, você perde um espaço precioso e deixa o ambiente muito "carregado". 

INVISTA EM BOA ILUMINAÇÃO

Tanto no seu escritório "oficial" quanto em casa, seu espaço de trabalho precisa de uma boa iluminação para funcionar a seu favor. Se a luz for natural, melhor. Mas se essa possibilidade não existir, vale a pena investir em uma boa luz artificial.

Talvez poucos saibam, mas a iluminação pode interferir diretamente na produtividade do trabalhador. Segundo o Técnico de Segurança do Trabalho Nestor W. Neto, criado do blog Segurança do Trabalho, a má iluminação pode causar fadiga a vista e ainda prejudicar o sistema nervoso, contribuindo para a má qualidade no trabalho e ainda causando acidentes.

Por isso, vale a pena planejar o seu ambiente de trabalho para que ele receba a iluminação necessária durante todo o dia, o que afeta tanto a qualidade do seu trabalho quanto sua saúde.

POST-ITS POR TODO LADO? ESQUEÇA

Com tantas tarefas a serem feitas todos os dias, fica difícil lembrar-se de todos os compromissos, certo? Por esse e outros motivos, é comum adotar os famosos post-its com anotações das atividades a serem feitas. Porém, o acúmulo desses lembretes podem criar uma verdadeira confusão na sua mesa de trabalho.

A dica para evitar essa situação é apelar para a tecnologia, que tanto salva nossas vidas. Adote uma agenda eletrônica no celular ou no próprio computador e evite aqueles lembretes amarelos por todo o lugar. Outra vantagem da tecnologia são os alarmes que avisam você das atividades a serem feitas.

AO FINAL DO DIA, ARRUME TUDO

Trabalho feito e chegou a hora de ir para a casa -  ou para a cama, se você trabalha em casa. Tire alguns minutos no final do seu expediente para arrumar qualquer bagunça ou desordem que tenha sido feita durante o trabalho.

Jogue os papéis usados no lixo, faça uma boa limpeza para evitar restos de lanches e deixe tudo em seu lugar para que, no dia seguinte, você possa encontrar facilmente sem desperdiçar preciosos minutos à procura do que quer que você precise no momento. 

Repita estes passos todos os dias e você nunca mais irá precisar se preocupar com incômodos no seu local de trabalho. Pode apostar que a sua produtividade irá ser beneficiada por essas pequenas ações, assim como a sua carreira.


Luis Carvalho