12 dúvidas comuns sobre tatuagem Veja algumas dúvidas frequentes entre os que querem fazer a sua primeira tatuagem gplus
   

12 dúvidas comuns sobre tatuagem

Veja algumas dúvidas frequentes entre os que querem fazer a sua primeira tatuagem

Confira Também

Mais do que um desenho no corpo, as tatuagens costumam simbolizar uma lembrança familiar, a demonstração do gosto por algo específico ou vaidade. Mas, independente do desenho e da motivação, fazer uma tatuagem é algo que deve ser muito bem pensado antes, pois requer alguns cuidados especiais com a pele para o resto da vida.

VEJA MAIS:

"Mas, se eu me arrepender, é só remover, certo?". Errado. Embora os procedimentos para remoção de tatuagens existam, ainda não há registro da eficiência integral deles. Em sua maioria, podem deixar alguma cicatriz ou manchas na pele, além de serem dolorosos e custosos.  

Portanto, é imprescindível que, antes de fazer uma tatuagem, você esteja informado sobre todos os detalhes: a adequação do desenho e da parte do corpo a ser tatuada, os critérios para se escolher um estabelecimento e um profissional, os procedimentos que antecedem e sucedem as sessões e os cuidados para evitar falhas estéticas e riscos à saúde.

Embora a internet seja uma fonte vasta de informações, é altamente recomendável que você converse com o seu tatuador sobre seus medos a respeito do assunto, para que possam, juntos, atender as expectativas de cada um. Confira abaixo algumas das dúvidas mais frequentes sobre tatuagens e informe-se também:

COMO ESCOLHER O TATUADOR? 

O primeiro passo para decidir quem vai fazer arte na sua pele é pesquisar o portfólio dos tatuadores que tiver interesse e ver fotos de trabalhos recentes dele. Lembrando que ele precisa ter experiência com o tipo de desenho de que você gosta. O segundo passo é conhecer pessoalmente o estúdio e seu tatuador: descubra quantos anos de experiência prática ele tem e se as avaliações dos seus clientes são boas.

QUALQUER LUGAR PODE SER TATUADO?

Não. As regiões de mucosa, cartilagens e a parte entre os dedos - apesar de estar na moda - não devem ser tatuadas. Não que possa fazer mal, mas nesses locais a tatuagem não tem durabilidade, ou seja, o desenho perde a definição rapidamente. 

O QUE FAZER PARA A TATUAGEM NÃO ESVERDEAR?

O principal, nesse caso, é que o tatuador utilize um bom pigmento. A maioria das tatuagens que ficam esverdeadas é caseira, feita sem um bom pigmento preto.

QUANTO TEMPO DURA UMA SESSÃO DE TATUAGEM?

Em média duas horas, pois a partir desse tempo a região começa a ficar muito vermelha e inchada, dificultando o trabalho do tatuador. Além disso, é o tempo que as pessoas costumam aguentar a dor e o incômodo da sessão.

PODE TOMAR SOL DEPOIS DE TATUAR?

De jeito nenhum! De acordo com dermatologistas e tatuadores, os raios solares podem interferir na cicatrização e fixação dos pigmentos da tatuagem, ou seja, podem estragar as cores da sua tattoo - independente de ser nova ou antiga - e causar feridas na pele. Tudo isso ocorre porque a radiação UV atinge a derme e provoca um processo inflamatório que resulta na reabsorção dos pigmentos. Por essa razão a recomendação mais recorrente é a utilização de protetor solar, no mínimo, fator 60.

PODE BEBER ANTES DE FAZER TATUAGEM PARA ANESTESIAR?

Em primeiro lugar, o álcool não anestesia, pelo contrário, a pessoa acaba se sentindo mais incomodada, ansiosa e se mexe muito mais durante a sessão, além de poder ficar até mais sensível à dor. O álcool também faz com que a pessoa sangre muito mais durante a tatuagem, por conta do aumento sanguíneo, dificultando o trabalho do tatuador.

PODE DAR ANESTESIA NO LOCAL PARA TATUAR?

Nenhum tatuador tem autorização para aplicar algum tipo de anestésico, pois é considerada prática ilegal da medicina. Isso porque ele não está capacitado para realizar qualquer procedimento caso a pessoa seja alérgica aos componentes da pomada ou seringa anestésica e tenha um choque anafilático, ou qualquer outra eventualidade que possa ocorrer.

QUEM TEM TATUAGEM PODE DOAR SANGUE?

Pode doar sim, mas apenas um ano depois de feita a tatuagem. Isso serve para evitar o risco de transmissão de doenças como o HIV e a Hepatite, transmitidas pela utilização indevida de agulhas. Após doze meses já é possível detectar se o doador está apto e saudável para ir até um banco de sangue.

QUAL PRODUTO USAR PARA AJUDAR NA CICATRIZAÇÃO, HIDRATAÇÃO E CORES DA TATUAGEM?
 
Um dos cuidados da maioria dos tatuadores é passar pomada na tatuagem antes de você sair do estúdio, e esse hábito deve ser mantido em casa e ao longo da vida do desenho. No entanto, infelizmente, alguns hidratantes comuns e cicatrizantes farmacêuticos, geralmente recomendados, causam o desbotamento da tinta ao longo do uso, pois não foram feitos para esse fim. Aqui no AreaH, já falamos sobre um produto brasileiro inovador que tem a função de hidratar a pele e realçar as cores da tatuagem, deixando-a com aspecto muito mais vivo por um longo período - próprio para quem acabou de fazer ou já tem tatuagens. 

POSSO TOMAR SOL E BANHO DE MAR OU PISCINA SE EU TIVER UMA TATUAGEM?

O ideal é esperar cerca de dois meses após a última sessão de tatuagem para voltar a tomar sol, banho de mar ou piscina normalmente. Quando voltar, não se esqueça do filtro solar e dos produtos específicos para tatuagem. Esse cuidado ajuda a manter viva a cor do desenho.

FAZER TATUAGEM DÓI OU NÃO DÓI?

Sim, dói. Generalizando, as sensações são descritas de diversas formas, como ardência, irritação ou apenas um desconforto. Entretanto, a dor varia de pessoa para outra e de uma parte do corpo para outra. 

A TINTA É APROVADA PELA ANVISA?

No Brasil, apenas três marcas de tinta estão liberadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que fiscaliza a qualidade e a segurança de produtos e estabelecimentos. São elas: StarBrite, Electric Ink e Iron Works. As tintas usadas, colocadas em batoques, devem ser descartadas a cada procedimento.