6 dicas de como cobrar amigos que devem e não pagam Emprestou dinheiro para um amigo e precisa cobrá-lo? Aprenda a sair dessa situação chata gplus
   

6 dicas de como cobrar amigos que devem e não pagam

Emprestou dinheiro para um amigo e precisa cobrá-lo? Aprenda a sair dessa situação chata

Confira Também

Imagine a seguinte cena: seu melhor amigo está passando por grandes dificuldades e te chama um dia para desabafar e pedir ajuda. Até então, ok. Nesta crise não está fácil para ninguém – e ele está realmente precisando de um dinheiro. Já tentou pegar um empréstimo, mas não conseguiu, então, ele queria saber se você não teria como emprestar um dinheiro para ele. Como sua situação está um pouco melhor, então você aceita – é isso que os amigos fazem, não é mesmo?

Só que o tempo passa e nada dele falar em te devolver o dinheiro. A situação dele está até melhor e está todo feliz com isso. Como lidar com esta situação?

Empréstimos para amigos e familiares são muito comuns, ainda mais em tempos difíceis. Só que se não for tudo feito com muita organização, a situação pode ficar bem chata. O ideal é que vocês combinem exatamente de que forma aquele empréstimo deve ser pago (de uma só vez? Em algumas parcelas?) e quando.

Dizem que o combinado não sai caro, mas muitas vezes ele acaba sendo esquecido. Para ajudar você a sair dessa saia justa, listamos algumas dicas importantes de como cobrar sem perder o amigo ou criar um climão entre vocês. Confira aí:

NÃO PRECISA SE ENVERGONHAR
Muitas pessoas sentem vergonha de cobrar uma dívida. Elas temem serem desagradáveis e, às vezes, acabam até mesmo deixando a dívida de lado. Mas não há motivo para vergonha, afinal, você só está cobrando de volta o que é seu por direito. 

TENHA EDUCAÇÃO
Se a pessoa esqueceu-se de pagar, tenha educação. Muitas vezes não se trata de má-fé e você, consciente do compromisso assumido, falará à pessoa sobre o assunto. Se for possível, converse pessoalmente e mantenha sempre o tom amigável. Mas não vá até a casa da pessoa sem avisar. Faça um telefonema e marquem um encontro.

ESTABELEÇA UM PRAZO
Tudo que é combinado antes evita dores de cabeça depois. Ao emprestar dinheiro para qualquer pessoa, o ideal é estabelecer um prazo para ter a grana de volta e, se preferir, a porcentagem de juros a receber. Se você fez isso, cobrar fica bem simples. Agora, se você não combinou o prazo de pagamento com antecedência, negocie uma data com o amigo devedor para que ele possa se organizar. Se necessário, o pagamento pode ser feito em parcelas, desde que seja de comum acordo.

NÃO FINJA QUE ESQUECEU O EMPRÉSTIMO
Se o empréstimo foi de baixo valor, para pagar um almoço ou dividir um presente, por exemplo, quanto antes você cobrar, melhor. O tempo torna a cobrança ainda mais constrangedora. Não é feio mandar uma mensagem com uma foto da nota fiscal ou os dados da sua conta bancária, ok?

SEJA SIMPÁTICO MAS DIRETO
Para que a cobrança não seja mal-educada ou antipática, converse de maneira sutil e seja sincero ao explicar por que o dinheiro faz diferença no seu orçamento. Só não seja rude. É grosseiro, por exemplo, constranger o amigo ao dizer que ele não pagou você, mas postou no Facebook que gastou com viagem no feriado. 

DÊ INDIRETAS 
Em algumas situações, em vez de pedir o pagamento em dinheiro, você pode cobrar o devedor com humor. Pode, por exemplo, sugerir que o amigo pague seu almoço ou que a rodada de cerveja do dia fique por conta dele.


Nathalia Marques