10 dicas para perder a timidez e o medo de falar em público Vai fazer uma apresentação mas tem medo de falar em público? Veja como superar essa 'fobia' gplus
   

10 dicas para perder a timidez e o medo de falar em público

Vai fazer uma apresentação mas tem medo de falar em público? Veja como superar essa 'fobia'

Confira Também

Falar em público pode ser bastante desafiador para quem não tem experiência. Para ter sucesso em apresentações, é preciso que se você se mostre desenvolto frente a uma plateia e, ainda por cima, não esquecer o que precisa falar – o que é bem comum.

Uma pesquisa feita com mais de 5 mil pessoas pela Universidade Cristã do Texas, de 2011, mostrou o quanto o medo de falar em público pode ser grande: após testes os pesquisadores concluíram que as pessoas têm mais medo de falar em público do que de morrer. 

A boa notícia é que existe tratamento para tratar essa “fobia”. Alguns psicólogos utilizam a terapia comportamental e psiquiatras podem prescrever medicamentos que auxiliam no controle do nervosismo. Assim, a pessoa consegue dominar o seu medo e seguir uma palestra sem grandes dificuldades.

Mas como vencer a timidez? Se até a fobia social tem cura, você, meu caro amigo tímido, também tem. Existem diversas técnicas simples para você conseguir fazer uma apresentação de sucesso. Confira quais são elas! 

#1 – PRATIQUE E PREPARE-SE
Antes das palestras, prepare sempre o que vai dizer, mas também tente prever possíveis perguntas que a plateia faria e já elabore as respostas. Outra dica é, enquanto estiver praticando, não decore as palavras que preparou, mas sim memorize a linha de raciocínio que quer seguir, a fluência e a mensagem chave de cada assunto. 

#2 – AO CHEGAR, INTERAJA COM O PESSOAL
Se possível, tente interagir com seu público antes de subir ao palco. Aperte suas mãos, se apresente e fale com eles. Ao fazer isso, é bem possível que você encontre pessoas simpáticas, que o deixarão mais tranquilo na hora de se apresentar.

#3 – POUCOS OU NINGUÉM TE CONHECE 
Você não dormiu na noite anterior à apresentação? É tímido? Não importa. Ninguém sabe de nada disso. Mostre a todos exatamente o contrário - que está descansado, fala com desenvoltura e sua apresentação não tem nenhuma falha. Lembre-se de que o fato de ninguém saber os seus pontos fracos pode ajudar a criar coragem para enfrentar a plateia.

#4 – NÃO VÁ DE MÃOS VAZIAS
Não faça com que a sua apresentação vire um discurso. E para isso não acontecer, prepare sempre um PowerPoint  bem sucinto e explicativo, contendo palavras-chave de cada item que você terá de falar para não esquecer. Isso será de grande ajuda.

#5 – CONHEÇA O SEU PÚBLICO
Nada melhor do que identificar o seu público para falar a mesma língua que ele. É possível preparar um discurso que permita a você falar diretamente com o público e que as pessoas sintam que você não está simplesmente tagarelando diante delas, mas que entende sua perspectiva também.

#6 – NÃO TEM PROBLEMA EM ERRAR
Todo mundo já errou em apresentações, inclusive quem tem muita experiência com isso. Esquecer uma ou outra coisa, gaguejar e demonstrar um pouco de nervosismos são atitudes humanas completamente comuns. Ninguém jamais reagirá a algum deslize seu. A plateia é composta de pessoas iguais a você e muitos têm medo de falar em público também. Errou? Respire fundo e continue. 

#7 – QUEBRE O GELO
Se puder, comece a apresentação com uma piada para deixar o clima menos tenso no início. Logicamente, não vá usar uma piada idiota, do tipo do português ou machista. No geral, é mais interessante algum comentário espirituoso, às vezes até mesmo sobre a apresentação anterior, ou algo relacionado ao seu tema ou à sua profissão. Para desenferrujar, você também pode agradecer o convite aos organizadores, o que lhe dará alguns segundos de tranquilidade antes de começar a falar.

#8 – LIMITE O SEU TEMPO DE PALESTRA 
Digamos que você se solta e começa a adorar essa história de dominar o palco e ter uma plateia toda ligada em você... isso não significa que você deve ficar falando sem parar por tempo indeterminado, ok? A atenção humana tem um limite – que geralmente é de 20 minutos – e, após esse período, todo o trabalho que você teve para criar uma conexão com o público pode ser perdido. Tente dividir a sua apresentação em blocos e intercale esses períodos com perguntas, exibição de gráficos e imagens, mostre um vídeo de apoio ou faça uma piadinha básica. O negócio é interagir com a plateia, criar pausas e reiniciar o ciclo de atenção.

#9 – NÃO TENHA MEDO DE UM MOMENTO DE SILÊNCIO
Se você perder o controle do que você está dizendo ou começar a se sentir nervoso e der branco, pode parecer que você parou de falar por uma eternidade. Mas, na realidade, é provável que seja por apenas alguns segundos. Mesmo se for mais, é provável que seu público não vai se importar de uma pausa para considerar o que você está dizendo. Isso pode ser um bom momento para fazer algumas respirações lentas e profundas.

#10 – ENCARE CADA APRESENTAÇÃO COMO UM APRENDIZADO
Errou na apresentação, relaxou e continuou? Ótimo. Após sair do palco, relembre os deslizes e assegure-se de não cometê-los da próxima vez. Conforme sua carreira vá avançando, sua desenvoltura será maior na hora de falar em público.


Nathalia Marques