Sem saca-rolhas: 5 maneiras alternativas de abrir uma garrafa de vinho Não faz ideia de onde deixou o saca-rolhas? Veja essas técnicas para abrir a garrafa de vinho sem muita dificuldade gplus
   

Sem saca-rolhas: 5 maneiras alternativas de abrir uma garrafa de vinho

Não faz ideia de onde deixou o saca-rolhas? Veja essas técnicas para abrir a garrafa de vinho sem muita dificuldade

Confira Também

Você e sua namorada ou esposa partem de viagem, apenas os dois, rumo a algum cantinho isolado onde possam namorar à vontade. Ou decidem apenas passar a noite num modesto quarto de motel. Vocês decidem abrir a garrafa de vinho que haviam comprado no caminho para a ocasião e deixar as coisas esquentarem um pouco, mas então... a indesejável surpresa: vocês esquecerem o saca-rolhas e não há nenhum lugar próximo aberto onde comprar. 

Digno de um tapa na testa pela própria "genialidade", esse problema não é tão raro de acontecer como parece e pode facilmente quebrar qualquer clima romântico que tenha sido trabalhado até o momento. Mas evite se desesperar. Apesar de pouco utilizados, você pode recorrer a outros métodos - menos confiáveis, porem úteis quando realizados corretamente - para garantir que o vinho não seja jogado para escanteio. 


Antes de revelar quais são, é importante ressaltar que todos os métodos requerem certo tempo e esforço e que, dependendo do estado do vinho, a rolha pode estar ressecada e rachar ao cair na bebida. Tome cuidado para mantê-la intacta. É óbvio que houver fácil acesso a uma loja, a melhor opção será sempre comprar um saca-rolhas antes de se aventurar com essas técnicas. 

Ensinamos a você algumas maneiras menos habituais, mas bastante úteis na hora do aperto, para abrir uma garrafa de vinho sem o saca-rolhas. Agora, é só bancar o MacGyver e improvisar. Boa sorte!

#1 - TESOURA

Abra uma tesoura e pressione a lâmina mais afiada contra a rolha. Não é necessário atravessá-la, mas deve ir fundo suficiente para que esteja bem fixada. Tome cuidado para não empurrar demais a rolha ou quebrá-la. Enquanto gira a tesoura, puxe-a para cima com a rolha presa até que saia. Esse procedimento pode ser feito também com uma faca (serrilhada, de preferência). Tome cuidado também para não se machucar com utensílios pontiagudos. 

#2 - MÉTODO DO PARAFUSO

Aperte um parafuso de rosca profunda no centro da rolha, deixando apenas uma parte do parafuso para fora. Use o orelha do martelo (a parte fendida da cabeça) ou um alicate para puxar o parafuso com a rolha presa para fora da garrafa. Na falta de um dos dois (o que é bem provável), enrole o parafuso em uma toalha e puxe-o. Usar os dentes pode causar ferimentos. Se você estiver num lugar onde haja um gancho de bicicleta parafusado, do tipo utilizado para pendurá-las na parede, faça o mesmo processo, mas utilizando o próprio gancho para puxar a rolha. Caso não tenha nenhum parafuso, a técnica pode ser realizada com pregos. Fixe pelo menos três, em linha reta, na rolha e use o martelo para puxá-los. 

#3 - BATER NA PAREDE

Enrole o fundo da garrafa em uma toalha ou pano dobrado, de modo que o tecido fique mais grosso e proteja o vidro contra o choque. Bata a parte coberta da garrafa contra a parede, aumentando a força gradativamente até que a rolha saia por completo. Caso não haja um pano por perto, encaixe o fundo da garrafa na abertura do sapato e bata-o contra a parede. O ideal é que a garrafa fique na posição horizontal. Cuidado para não derramar o vinho quando a rolha sair. 

#4 - EMPURRAR A ROLHA

Com um objeto fino (que passe tranquilamente pela abertura da garrafa) e que não seja pontiagudo (uma caneta marca texto deve servir), empurre a rolha para dentro da garrafa, tomando o cuidado para que ela não quebre ou seja perfurada no processo, assim não encontrará pedaços de cortiça em sua bebida. Cuidado para não espirrar o vinho em pessoas próximas ou manchar sua roupa. Como a rolha estará perdida, as opções são acabar com o vinho de uma tacada só ou utilizar uma rolha reserva para vedar a garrafa. 

#5 - MÉTODO DO CABIDE

Utilize um cabide de arame para este "truque". Deixe o gancho do cabide o mais reto possível e, em seguida, utilize um alicate para fazer uma gancho menor na ponta do arame, parecido com um anzol de pesca. Encaixe a ponta do arame com o gancho entre a rolha e a garrafa e empurre-o até que ele chegue à parte de dentro da garrafa. A seguir, vire o cabide de forma que o gancho fique abaixo da rolha. Puxe o cabide lentamente, preferencialmente com movimentos de vai e vem para soltar a rolha. Outra alternativa é apenas inserir o cabide no centro da rola, sem o gancho menor e torcê-lo enquanto puxa o cabide para remover a rolha. 


Luis Carvalho