Quatro maneiras curiosas de reutilizar a urina De irrigação na agricultura a produção de energia, urina pode ser solução para a falta de água no mundo gplus
   

Quatro maneiras curiosas de reutilizar a urina

De irrigação na agricultura a produção de energia, urina pode ser solução para a falta de água no mundo

Confira Também

A urina não serve apenas para detectar se a pessoa tem alguma infecção ou doença. Ela também pode ser útil no cultivo de plantas, na produção de combustível e até para confecção de dentes. Conheça:

1° Irrigação da lavoura
Em Brattleboro, no Estado americano de Vermont, mais de 100 voluntários doam urina para uma experiência. O Rich Earth Institute usa a urina doada para cultivar alfaces e cenouras, uma prática muito usada na Ásia.

O projeto começou em 2011 e conta com o apoio da Universidade de Michigan. Por meio da iniciativa, os cientistas provam que a urina é um ótimo fertilizante e ainda ajuda a economizar água.

2° Dentes de urina
Cientistas na China conseguiram criar dentes a partir de células-tronco encontradas na urina. Os pesquisadores do Instituto de Biomedicina e Saúde de Guangzhou publicaram o estudo na revista especializada Cell Regeneration. Nela eles explicam como conseguiram criar estruturas parecidas com as de um dente, com polpa, dentina e esmalte.

3° Carregadores de celular e outros dispositivos
Pesquisadores da Universidade de Bath e do Laboratório de Robótica da Universidade de Bristol, Inglaterra, desenvolveram uma célula de combustível em miniatura que pode gerar eletricidade a partir do nosso resíduo.

Segundo os especialistas, esta pode ser uma solução para oferecer energia acessível e renovável. Outra vantagem, segundo os pesquisadores, é que essas baterias são econômicas, cada dispositivo custa cerca de 1,50 dólar, cerca de 5 reais.

4° Combustível
Cientista da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, se especializou em transformar urina em combustível. Tudo graças a dois compostos encontrados na urina que poderiam ser fonte de hidrogênios, amônia e ureia.


Ed Leandro