10 filmes de terror baseados em histórias reais Algumas histórias cruéis e assustadoras ultrapassam os roteiros de filmes de terror e vão muito além da ficção gplus
   

10 filmes de terror baseados em histórias reais

Algumas histórias cruéis e assustadoras ultrapassam os roteiros de filmes de terror e vão muito além da ficção

Confira Também

Assim como romances e dramas com cachorrinhos fofos, muitos outros filmes são baseados em histórias reais. Principalmente os de terror, que são de meter medo em qualquer um. Os gritos, o sangue pra lá e pra cá, os demônios e tudo mais assustam até os mais corajosos, que adoram uma emoção e perdem o “rebolado” nos cinemas quando descobrem que a história que assistiram ou que ainda vão assistir foi baseada em fatos horripilantes e verdadeiros. E mesmo assim, alguns longas ainda resistem aos anos e seguem ganhando novos públicos com o passar do tempo, como boneco Chuck e O Exorcista. 

É claro que os filmes de terror baseados em histórias reais têm um “Q” hollywoodiano e são exagerados. Mas, alguns dos mais famosos são bons exemplos de casos reais, adaptados para as telonas. 
 
Vez ou outra, essas histórias cruéis e assustadoras ultrapassam os roteiros de filmes de terror e são bem piores do que a ficção nos apresenta. 

Mas o que tem de tão legal? É simples: os crimes, as mortes violentas, as vítimas e as paranormalidades que fazem parte dessas histórias que parecem até duvidosas.

Para te deixar de cabelos em pé (e matar sua curiosidade), confira alguns de terror filmes famosos que são assustadoramente baseados em histórias reais.

#1 – Annabelle. Na história real, a boneca é de pano e menos assustadora do que a do filme. Annabelle é uma boneca Raggedy Ann vintage adquirida por uma mãe, na década de 70, para sua filha no aniversário de 28 anos dela. Depois de alguns dias, a boneca passa a ter algumas “atitudes” sobrenaturais, como se mover pelo apartamento e deixar mensagens aterrorizantes para sua dona. Após de alguns episódios sinistros, como a morte de um padre que tentou exorcizar a boneca e um amigo da garota que quase foi estrangulado, o brinquedo foi parar no Museu do Oculto, na casa dos Warren, famosos investigadores paranormais do Connecticut (EUA), e recebe a visita de um padre duas vezes por semana. E sabe o que é mais intrigante? Dizem que todos os visitantes do museu que ofendem a boneca acabaram envolvidos em acidentes fatais. 

#2 – O Exorcista. A história horripilante do filme acompanha a tentativa de dois padres de exorcizar o demônio do corpo de uma garota de 12 anos. Mas aposto que você não sabia dessa: diferente do filme, que foi baseado no diário do padre que realizou as inúmeras sessões de exorcismo, a história se passou com um garoto de 13 anos em Mount Rainier, Maryland (EUA). Segundo o padre, era “comum” ver e ouvir móveis se movendo sozinhos e a distorção da voz e do corpo do menino. Dizem que ele até conseguiu escapar das amarras da cama e atacar o sacerdote com a mola do colchão que conseguiu arrancar. O mais impressionante é que o garoto sobreviveu ao exorcismo.

#3 – O Massacre da Serra Elétrica. O mais clássico dos vilões teve elementos importantes inspirados no serial killer Ed Gein.  Apesar de só ter confessado dois crimes, na vida real, Ed era o principal suspeito de outros assassinatos. Quando a polícia o encontrou em sua casa, dizem que havia 9 mascaras de pele – o rostos de suas vítimas, um abajur forrado de pele humana, um cinto de mamilos, tigelas feitas com crânios e meias feitas de pele.

#4 – O Exorcismo de Emily Rose. Apesar do nome diferente, a história verdadeira fala sobre uma garota alemã chamada Anneliese Michel, que supostamente foi possuída por diversos demônios e acabou morrendo após 10 anos de tentativas de exorcismo, em 1976. Na época, seus pais e os padres exorcistas foram condenados pela morte da garota, por homicídio negligente (por não terem recorrido a um tratamento médico).  Dizem que Anneliese passou por 67 sessões de exorcismo, que chegavam a durar até 4 horas. 

#5 – A Garota da Casa ao Lado. O filme ambientado em 1958 exibe a trágica vida de Meg, uma jovem sequestrada e torturada por seus vizinhos.  A história real, apesar de parecida, é um pouco mais perturbante. Aparentemente, um casal circense que vivia viajando deixou sua filha aos cuidados de uma vizinha e dona de casa chamada Gertrude Baniszewski. Gertrude era uma mulher desequilibrada, sádica e cruel, que, com a ajuda de seus filhos e outras crianças da vizinhança, torturou e estuprou a menina até a morte. Na época, o crime foi considerado um dos mais desumanos já cometidos no estado de Indiana, nos Estados Unidos.

#6 – Retrato de um Assassino. O filme conta a história de Henry Lee Lucas, que, quando criança, sofria abusos por parte de sua mãe e praticava relações sexuais com seu irmão mais velho - que o ensinou a torturar e matar animais. A história verdadeira é bem por aí, que, de fato, é sobre um assassino psicopata e revoltado chamado Henry Lee, que faleceu em 2011, e já foi listado uma vez como o mais prolífico matador em série dos Estados Unidos. Henry, quando foi preso 1983, confessou estar envolvido em cerca de 600 assassinatos, em sua maioria mulheres.

#7 – Wolf Creek -Viagem ao Inferno. O filme é baseado nas histórias dos autralianos Bradley John Murdoch e Ivan Marko Millat. Ivan assassinou sete mochileiros entre 1989 e 1992. Ele oferecia carona e levava as pessoas até uma mata para caçá-las como animais, torturá-las e depois matá-las. Já Bradley, matou uma turista inglesa e tentou seqüestrar outra em julho de 2001. Ambos foram capturados e condenados a prisão perpétua.

#8 – Os Estranhos. O filme conta a história de um casal que chega a uma casa de veraneio à procura de descanso, mas são aterrorizados por três estranhos mascarados que surgem na casa. Apesar de parecer um terror “clássico”, a história real é bastante perturbante. O diretor do filme se inspirou na história da Família Manson e seus seguidores, no estado da Califórnia, Estados Unidos, nos anos 60. O grupo cometeu uma série de assassinatos, entre eles o da atriz Sharon Tate. Muitas palavras de ordem e insultos eram escritos a sangue nas paredes das casas das vítimas.

#9 – Gacy: O Palhaço Assassino. Quem tem medo de palhaços jamais deveria ver este filme. A história é baseada na vida do americano John Wayne Gacy, conhecido como “O Palhaço Assassino“. Ele atraía jovens até sua casa com promessas de emprego, mas ao chegar lá, as vítimas eram dopadas, torturadas e mortas. John foi acusado por 29 assassinatos e foi executado com uma injeção letal em 1994. 

#10 – Almas Gêmeas. O amor, às vezes, pode não ser tão bonito quanto parece. O filme conta a intensa amizade entre duas garotas, em 1950, na Nova Zelândia. Os pais eram contra a amizade delas por achar que ambas eram homossexuais (que era considerado doença mental na época). Em busca de vingança, aos 15 anos, as duas mataram a mãe de uma delas. Na história real, tudo isso aconteceu. Elas foram consideradas muito jovens para uma pena de morte e cumpriram cinco anos de prisão, sendo que elas não poderiam entrar em contato uma com a outra nunca mais. Mais tarde, uma das meninas, Juliet, mudou seu nome para Anne Perry e hoje é uma aclamada escritora.


Nathalia Marques