Relembre oito frases emblemáticas de Cazuza Se estivesse vivo, o “artista exagerado” faria 58 anos hoje gplus
   

Relembre oito frases emblemáticas de Cazuza

Se estivesse vivo, o “artista exagerado” faria 58 anos hoje

Confira Também

“Ele tem 30 anos, ele é do signo de Áries, ele nasceu no Rio de Janeiro, ele gosta da Billie Holliday e dos Rolling Stones, ele é meio louco, ele gosta de beber pra caramba. Ele é cantor numa banda de rock, ele é letrista, e eu digo: ele é poeta.” Em homenagem ao Cazuza, assim começava um dos shows mais simbólicos da Legião Urbana.

Muito tempo passou desde aquele triste dia 7 de julho de 1990, quando Cazuza foi levado pela AIDS. Mas hoje vale lembrar do nascimento do poeta - Cazuza nasceu no dia 4 de abril e faria 58 anos. Poeta como poucos, o ex-vocalista do Barão Vermelho viveu uma vida polêmica e cheia de contestações. Movido pelo amor e com vontade de mudar o mundo, deixou músicas que eternizaram no repertório nacional. 

Tão importante para a música brasileira que até mesmo o Google homenageou Agenor de Miranda Araújo Neto, aquele menino que só passou a aceitar seu nome de batismo depois de descobrir que um de seus compositores favoritos, o sambista Cartola, também tinha o mesmo nome. Fã da Geração Beat, Janis Joplin e Elis Regina, Cazuza faz parte de uma geração que possui heróis que morreram de overdose, hoje, ele, como Renato Russo e Freddie Mercury, deixam saudades naqueles que possuem ídolos que deixaram a vida por conta da AIDS.

Relembre oito emblemáticas frases de Cazuza:

“Olhe o mundo com a coragem do cego, entenda as palavras com a atenção do surdo, fale com a mão e com os olhos, como fazem os mudos.”

“Sorrir não significa necessariamente que você está feliz. Às vezes isto significa apenas que você é forte.”

“As melhores coisas da vida são invisíveis. É por isso que nós fechamos nossos olhos quando nos beijamos, dormimos e sonhamos.”

“Acho que o poeta é um insatisfeito. Então, a noite, a vida noturna, a vida da boemia, da farra, são geralmente frequentadas por pessoas insatisfeitas... Senão, sei lá, elas estariam em casa, por exemplo. Quando uma pessoa vai para o circuito é porque está a fim de viver suas fantasias, de mostrá-las para os outros... Acho que é a própria insatisfação do artista que o leva a ter uma vida desregrada.”

“Não me subestime, às vezes me faço de cego para enxergar mais longe.”

“O artista não é um operário, que bate ponto e tal. Por mais que digam que ele é um operário da arte - a dona Fernanda Montenegro disse isso... - eu não acredito que ninguém possa ser operário da arte, porque a arte é contra a transformação do homem numa máquina. Como a religião, ela é uma coisa para tirar a pessoa daquele vazio.”

 “Não adianta desperdiçar sofrimento por quem não merece. É como escrever poemas no papel higiênico e se limpar com os sentimentos mais nobres.”

“O tédio é o sentimento mais moderno que existe.”


Guilherme de Souza Guilherme