Dicas úteis para comprar seu carro Se você quer trocar de carro ou está prestes a ser dono do seu primeiro veículo, fique atento a essas dicas que podem te ajudar gplus
   

Dicas úteis para comprar seu carro

Se você quer trocar de carro ou está prestes a ser dono do seu primeiro veículo, fique atento a essas dicas que podem te ajudar

Confira Também

A compra de um carro é sempre um momento importante na vida de todo homem, principalmente se for o primeiro. Pode ser considerado até mesmo um ritual de maturidade que mostra que um garoto pode estar pronto para a vida adulta ao aceitar todas as responsabilidades envolvidas em se ter um carro. 

São diferentes marcas e modelos para escolher e cada opção oferece uma nova gama de benefícios e atrativos que fazem o momento de compra parecer uma eternidade: tudo que queremos é estar logo atrás de nosso volante e explorar as estradas e ruas livremente. Os carros estão competindo entre si para serem vendidos e comprados, havendo inovações tanto nos modelos esportivos quanto os utilitários. 

Mas não se precipite! A aquisição de um carro, como qualquer bem de valor, envolve riscos e exige cuidados para garantir que você não se dê mal em um dia que deveria ser feliz.

Se você estiver um procurando um carro usado, veja estas dicas de como comprar um.

Confira essas dicas e se garanta na hora da compra.

Saiba ONDE comprar

A compra do seu carro não deve começar nem mesmo pela escolha do modelo, da cor ou qualquer coisa do tipo. É essencial pensar com cuidado onde será realizado o negócio. Se você estiver procurando por um carro usado no momento, pois é o que você pode pagar, certifique-se se escolher uma revendedora que tenha um nome bom e bastante reconhecido entre os clientes. Algumas podem ser de mau caráter e se aproveitar do comprador para prejudicá-lo por meio de benefícios inexistentes, omissão de possíveis problemas que o carro teve ou possa vir a ter e até mesmo um contrato que, se não for lido atentamente, pode ser usado para passar a perna no comprador. 

Consultar amigos, familiares e até sites na internet que sejam confiáveis e capazes de indicar boas concessionárias é uma forma de minimizar o risco de problemas que possam ocorrer no momento da compra.

Saiba QUANTO gastar

Não caia na armadilha de escolher um carro bem acima da sua capacidade de compra porque o vendedor te fez acreditar que era uma opção melhor e depois ficar endividado com inúmeras prestações para pagar pelo resto da sua vida. Antes mesmo de escolher o carro que quer e sair de casa para comprá-lo, analise sua situação financeira com cuidado. Se você precisa de um empréstimo, pesquise as condições e responsabilidades antes. Se quiser seu carro atual como entrada, saiba antes o quanto ele vale de acordo com as condições em que ele se encontra.

Lembre-se que, além do próprio carro, ainda serão necessários vários outros gastos com ele como gasolina, manutenções, alguns itens extras, entre outros que podem variar.

Reúna informações antes

Para não ficar um pé atrás, procure reunir informações que poderão ser úteis na hora da compra. Consultar modelos em catálogos, pesquisar faixas de preços e visitar feiras de carros podem ser boas maneiras de explorar o mercado. Se houver possibilidade, por que não pegar o carro que você tem interesse para um test-drive por um tempo só pra conhecer a máquina mais intimamente antes de tomar uma decisão? Saiba o tamanho do carro em relação ao espaço que você terá para guardá-lo para não ter problemas depois. O mais importante para ter em mente ao comprar um carro é que ele seja ideal para se adequar a todas as necessidades do usuário, sem dar atenção somente ao desejo.

Procure descontos e incentivos

Hoje, já existem diversos incentivos para que os consumidores se interessem em comprar novos carros. Por meio deles é possível, na maioria das vezes, economizar uma boa grana. Ao escolher o carro, é importante ficar atento a descontos temporários. As concessionárias já oferecem diversas formas de benefícios como taxas de juros mais baixas para empréstimos. Os descontos em dinheiro, que costumam beneficiar muitos compradores, são sempre bastante anunciados, mas é sempre melhor avaliar os benefícios de cada opção antes da compra. Alguns incentivos anunciados podem ser enganosos por valerem exclusivamente para determinados modelos.

Comprando pela Internet

Lembre-se que você está no século XXI. Praticamente qualquer coisa pode ser comprada ou vendida por meio da Internet, carros inclusive. Mas não são todos os sites existentes que merecem a confiança do comprador, então se essa for a sua opção por problemas de tempo ou outros que não te permitam visitar concessionárias, tome cuidado. Ao buscar por um desses, as melhores opções são aquelas que recebem boas avaliações de outros usuários ou que recebem destaque na mídia. A Internet é a melhor opção para avaliar catálogos online, pesquisar benefícios, funcionalidades e descobrir preços bons, mas nada deve substituir a compra presencial. O test-drive não deve ser substituído por vídeos que mostrem o desempenho do carro.

Fique esperto com o contrato

Na reta final, não se deixe ser enganado. Leia o contrato bastante atentamente antes de assiná-lo e não se deixe apressar por nenhum vendedor e tenha certeza que entendeu tudo o que foi estabelecido no contrato. Também não deixe que a ansiedade de dirigir o carro novo te atrapalhe nesse momento. Esteja certo de que as informações como preço de venda, valor de entrada, valor do carro usado e empréstimos tenham seu valor certo no contrato para não ter que pagar mais do que foi combinado.

 


Luis Carvalho