Salão do Automóvel 2016: tudo o que você precisa saber para curtir o evento Visitamos o Salão do Automóvel 2016, percorremos todos os estandes e contamos o que você vai encontrar por lá. Veja essas dicas gplus
   

Salão do Automóvel 2016: tudo o que você precisa saber para curtir o evento

Visitamos o Salão do Automóvel 2016, percorremos todos os estandes e contamos o que você vai encontrar por lá. Veja essas dicas

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Para quem considerava o Salão do Automóvel um playground para os homens, a edição 2016 do evento fez dele uma verdadeira Disneylândia e um passeio obrigatório para quem gosta de carros. A começar pelo imponente espaço de 90 mil metros quadrados no São Paulo Expo, antigo Centro de Exposições Imigrantes, onde a feira ocorre pela primeira vez e estão distribuídos 540 veículos de 32 marcas, num total de mais de 100 lançamentos. 

Só por essas informações iniciais, tenha uma certeza: ao entrar no Salão você vai ter que andar muito se quiser ver tudo há de legal por lá, e gastar algumas boas horas nisso, como o AreaH comprovou durante nossa visita ao primeiro dia do evento. 

Mas há uma vantagem de saída em relação ao Anhembi, a antiga casa (de 13 mil metros quadrados a menos) que a feira ocupou por 46 anos: no São Paulo Expo há ar condicionado, uma reclamação velha de quem frequentava ou trabalhava no evento. Mas não se empolgue muito, pois conforme o movimento aumenta, você vai sentir calor, não tem jeito. Nada, porém, que um chopinho bem gelado – você está num parque de diversões, lembra? -, servido em carrinhos ou ambulantes com a chopeira, literalmente, nas costas (como acontece em shows) não resolva. 

Basta se aproximar do local para dar de cara com a multidão de aficionados por carros (a maioria homens, é verdade) andando a pé e trânsito intenso – uma dica: vale muito mais a pena ir de metrô, descer na estação Jabaquara e pegar o ônibus gratuito ou um táxi para acessar o Salão do que ir de carro, já que o estacionamento lá custa salgados 70 reais (mesmo preço do ingresso, veja mais aqui). O primeiro impacto é a área externa, de test drive: são 20 mil metros quadrados para quem quiser dirigir os carros. Ao atravessar os portões, começa a festa. 

Há 120 expositores espalhados pelo espaço, cada um tentando chamar a sua atenção como pode – música alta, luzes, shows musicais, apresentações de dança, brindes, jogos interativos e, claro, lindíssimas mulheres (veja galeria com as mais gatas aqui) ao lado dos carros reluzentes. A maioria dos estandes é grande e formada pelo que os profissionais de marketing chamam de “ilhas de produtos”, com carros em destaque, óbvio. 

Ao entrar na feira, você vai se deparar com os estandes de marcas conhecidíssimas dos brasileiros: Fiat, Ford, Chevrolet e Volkswagen. Todas elas apresentam suas novidades, destaques e novas versões de modelos já fabricados anteriormente. Quem aposta exclusivamente em modelos, digamos, de linha, como fez a Fiat ao espalhar por seu grande espaço várias unidades coloridas do novo Uno, não se dá muito bem: o estande da montadora era o mais vazio.

O público que vai à feira, nós homens, quer ver mesmo carros que causam impacto. A Ford, por exemplo, fez bonito ao exibir três pérolas: dois Mustang, um Shelby preto de 533 cavalos de potência e um conversível vermelho de 450, e um lindo Ford GT amarelo que chama a atenção de longe.  Na outra ponta, na Chevrolet, a sensação era a nova edição do Camaro, que atraía uma multidão em torno do carro. A Volkswagen destacava-se com o Golf GTE Esporte, um carro híbrido (movido a eletricidade e combustível convencional) que parece ter saído do videogame: design arrojado, com chassi quase rente ao chão, volante que parece um joystick e portas que abrem no estilo borboleta. 

Aliás, várias marcas apresentaram modelos híbridos, uma tendência da mobilidade no futuro, já que as pessoas estão mais preocupadas com o meio ambiente. Todos esses carros se destacam por seu design que não passa desapercebido pelo público e atrai dezenas de pessoas a todo instante. Um dos modelos que chamam muita atenção é uma BMW I8 branca exibida no estande da marca. Ele já saiu da prancheta e está à venda – já foram comercializadas 13 unidades, sob encomenda, por um preço na casa dos 800 mil reais.

Os carros-conceito valem a visita por si só. No estande da Nissan, por exemplo, o VGT 2020, de cor algo como vinho metálico, parece que saiu de um jogo de videogame direto para as ruas. No espaço da Hyundai, há um veículo entre caminhonete e carro chamado Creta STC . Para quem gosta de cores, o conceito da Citroen E-Mehari que veio de uma história em quadrinhos. Grande, robusto, híbrido e com cores fortes, faz o tipo carro perfeito para ir à praia.

Há ainda as marcas de luxo, como Mercedes, Masserati, Jaguar, Lexus e Porsche, sempre atrações à parte com suas novidades e veículos de acabamento impecável. Carros de corrida, como sempre, têm presença garantida no Salão. É o caso de uma McLaren de Fórmula 1 no estande da Honda e outro modelo no espaço da Audi. A Porsche apresentou um veículo de provas híbrido: o 919 Hybrid, que chama a atenção por destoar dos carros de luxo no seu estande. 

Se você já começou a perder o fôlego, beba uma água (ou outro chopinho) e siga firme até o fim da feira, na outra ponta. O espaço guarda algumas surpresas num estande especial chamado Espaço dos sonhos, onde estão modelos desejados de Ferrari, Masserati, Lamborghini, Lexus, Jaguar, Land Rover e o moderno Tesla, além de motos Ducati. 

Não deu para ver tudo? Talvez valha a pena fazer outra visita – nós do AreaH vamos voltar e contar mais sobre o Salão do Automóvel aqui no site e em nossas redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube). Fique ligado!

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Marcelo Ventura