10 dicas valiosas para turbinar seu LinkedIn A rede social de negócios, fundada em 2002, é uma boa plataforma para compartilhar ideias e encontrar vagas de emprego gplus
   

10 dicas valiosas para turbinar seu LinkedIn

A rede social de negócios, fundada em 2002, é uma boa plataforma para compartilhar ideias e encontrar vagas de emprego

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O LinkedIn é uma das redes sociais digitais mais famosas do mundo, já que a plataforma permite ao usuário compartilhar artigos, ideias e até conseguir um novo emprego. Também possibilita aos recrutadores encontrar e analisar perfis de pessoas que uma empresa deseja. Ou seja, deixar o perfil atualizado e em ordem é muito importante para melhorar a marca pessoal e passar uma boa impressão às corporações. 

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Porém, muita gente não usa bem a ferramenta; é necessário lembrar que o LinkedIn não é uma plataforma de interação como a maioria das outras. Apesar de algumas semelhanças com outras redes digitais, ela continua sendo um ambiente de relacionamento profissional, é preciso ter muito cuidado com as postagens. 

O AreaH montou uma lista com 10 dicas para você não fazer feio no seu perfil; confira. 

| COLOQUE UMA FOTO 
Uma boa foto é o primeiro passo para transmitir uma boa impressão, até porque perfis com essa identificação costumam ser bem mais visitados. É imprescindível, no entanto, ter atenção quanto a qualidade da foto e a mensagem que ela passa. 

Procure estar sozinho na fotografia e escolha aquela em que você está vestido como se fosse ao trabalho. Também é importante tomar cuidado com o desenho da capa, procure inserir algo sóbrio, ligado à sua área, ou então algo neutro.

| MANTENHA O CARGO ATUALIZADO 
Seu cargo atual é uma das primeiras coisas que um recrutador verá quando visitar seu perfil. De forma sucinta e clara, escreva sua ocupação. Tente definir bem sua área de atuação para facilitar as buscas dos recrutadores; caso esteja graduando, a dica é colocar "estudante" mesmo. 

| PERSONALIZE A URL 
Mexer no endereço online é uma boa maneira de ficar bem localizado no Google. Ao criar-se um cadastro no LinkedIn, um link automático é gerado, com letras e números. Porém, ao customizar a URL, sua assinatura fica mais clara e facilita eventuais pesquisas.

| LINGUAGEM PROFISSIONAL 
Ao se relacionar com as conexões, sempre procure seguir uma linguagem profissional e dentro da norma culta da Língua Portuguesa. Evite abreviações desnecessárias e, principalmente, palavras de baixo calão. As imagens também devem ser cuidadosamente analisadas antes da publicação, afinal, mesmo não sendo verbais, ainda é linguagem. 

| UM BOM RESUMO 
Ter um resumo bem feito no perfil evidencia duas coisas: capacidade de síntese do autor e compromisso com a clareza na transmissão das informações. Para montar uma apresentação bem sintética, pense que o recrutador te perguntou: "Quem é você?".  

| MAIS DE UM IDIOMA 
O LinkedIn oferece a opção de abrigar perfis em línguas distintas. Se você domina mais de um dialeto, pode ser interessante ter um perfil em outro idioma, isso facilitará que o recrutador te localize quando estiver utilizando palavras-chave estrangeiras. 

| TRABALHOS VOLUNTÁRIOS 
Voluntariado é um trabalho que, além da sua consciência social, mostrará ao recrutador proatividade, determinação no trabalho por um ideal maior, por uma tarefa não remunerada. 

| INTERAJA COM AS CONEXÕES 
Se relacionar com as pessoas é uma maneira efetiva de cativar os que estão na sua lista de conexões. Atitudes como parabenizar os amigos pelas novas conquistas, contratações, promoções, projetos, é uma excelente ideia para melhorar sua imagem perante às conexões e ao mundo corporativo. 

| ESCREVA ARTIGOS 
Escrever artigos e publicá-los no LinkedIn agrega à sua marca pessoal e leva conteúdo às pessoas que, provavelmente, vão engajar com seu perfil. É importante que as publicações se relacionem com o meio corporativo de alguma maneira, mesmo que seja um texto mais descontraído, no formato de crônica, por exemplo. O cuidado fica por conta da dosagem: equilibre a quantidade e o teor das postagens. 

| TENHA RECOMENDAÇÕES 
Um perfil se torna mais forte quando as pessoas com quem você se relacionou no mercado de trabalho te recomendam para os outros. A análise de quem recomenda pode ser sobre seus requisitos técnicos ou até mesmo sobre o temperamento e sociabilidade. Nesse caso, cada recomendação ajuda muito na construção da pessoalidade. 


Rudiney Freitas