Como montar e cumprir sua lista de tarefas diária Criar uma lista de tarefas é uma das melhores maneiras de se organizar, mas cumpri-la pode não ser tão simples quanto parece gplus
   

Como montar e cumprir sua lista de tarefas diária

Criar uma lista de tarefas é uma das melhores maneiras de se organizar, mas cumpri-la pode não ser tão simples quanto parece

Confira Também

Todos nós temos aqueles dias que tudo parece ficar estagnado. Produzir o esperado fica complicado, é difícil de se concentrar, definitivamente nada parece dar certo. 

Para esses dias uma lista de tarefas pode ajudar muito. Montar um roteiro por dia e cumprir essas metas é sempre interessante, pois isso irá te ajudar a ficar motivado e buscar objetivos, mesmo que sejam pequenos e a curto prazo. E não pense que porque os objetivos são pequenos que não irão te satisfazer, qualquer alegria, mesmo que curta e pequena, é crucial para conquistar os grandes objetivos.

LEIA TAMBÉM:

Entretanto, montar e cumprir sua lista de tarefas não é das missões mais simples. Veja agora algumas dicas para chegar mais fácil nos seus objetivos:

1. No máximo 6 tarefas por dia
Não queira dar um passo maior que a perna. Fazer tudo em apenas um dia não vai dar certo, ou você não vai cumprir tudo que se propôs a fazer ou então irá terminar de qualquer jeito. Melhor fazer menos, porém tudo bem feito. Esse método é conhecido como "Ivy Lee" e tem como principal objetivo focar nas coisas realmente importantes para aquele dia/momento.

2. Divida por seções
Organização, coloque isso em prática e sua produtividade irá crescer significativamente. Cada tarefa necessita de um tipo de esforço, pesquisa, material, etc.. Portanto organize elas para que você siga uma linha de raciocínio mais lógica possível, sem precisar alterar muito as suas ações.

3. Classifique as tarefas por urgência
Não conseguir realizar algumas tarefas pode ser extremamente frustrante. Então se for para deixar algumas coisas de lado, deixe as que não possuem tanta relevância. O treinador de negócios e autor Brian Tracy ensina a classificar cada item com A, B, C, D e E, sendo A a mais importante e E a menos. E para te deixar ainda mais motivado a cumprir essas tarefas, cada um deve ter uma punição caso não seja realizada, sendo a punição para A mais severa e E menos. E cada um também possui uma recompensa em caso de sucesso, sendo o A o prêmio mais prazeroso, e E o menos.

4. Separe tempo para realizar as tarefas
Não será muito útil você se comprometes a fazer alguma coisa se não souber quando vai fazê-la, ou pior, se não arrumar um tempo no seu dia para realizá-la. E mais uma vez caímos no quesito organização. Ela é tão importante que aparece em quase todas as dicas.

O ideal é ter um certo horário para começar e terminar cada tarefa. Mas nem sempre isso é possível, caso você não tenha essa disponibilidade de tempo, se comprometa a terminar determinada tarefa em tanto tempo.

5. Inclua itens que você goste de fazer
Uma coisa que todo mundo escuta desde criança é que devemos sempre trabalhar com o que realmente gostamos. É claro que nem sempre é possível fazer coisas do nosso agrado, mas dentro de seus afazeres procure colocar coisas que te deixam animado, assim você terá mais facilidade em realizar suas tarefas, mesmo aquelas que julgue mais chata.

6. Faça uma lista mesmo
Pode parecer bobo, mas muitas pessoas montam uma lista de tarefas mental, e isso pode fazer você economizar alguns - poucos - minutos, mas não é nada bom. Depois de algum tempo trabalhando, você dificilmente irá lembrar de tudo. Portanto anote em algum lugar: no caderno, celular, computador, qualquer lugar, mas anote o que tem que ser feito.


Arthur Gabor