Calça de Sarja masculina: saiba como usar Mista entre o formal e o informal, a calça de sarja masculina tem caído no gosto dos homens gplus
   

Calça de Sarja masculina: saiba como usar

Mista entre o formal e o informal, a calça de sarja masculina tem caído no gosto dos homens

Confira Também

Nem tão formal quanto a calça social, nem tão informal quanto o jeans, a calça de sarja é uma peça bastante versátil para o dia a dia masculino. Apesar de ter surgido nos anos 80, foi somente em 2013 que a calça conseguiu agarrar o gosto masculino que, por assim dizer, era um pouco exigente quando as regras de vestimentas sociais e casuais.

VEJA TAMBÉM:

Com um tecido geralmente mais grosso que o jeans, mas com cortes que lembram bem uma calça social, esta peça permite que você exerça bastante a criatividade, pois combina tanto com peças neutras, como tons mais fortes ou até mesmo foscos. Outro ponto legal é que ela oferece mais resistência à umidade e frio, devido ao tipo de tecido. Sarja também esconde sujeira muito bem, além de facilmente receber ajustes.

PORQUE USAR CALÇA DE SARJA

Um homem que gosta de estar sempre bem vestido precisa de calças mais formais e bem costuradas. A calça sarja carrega tudo isso com praticidade e estilo, sendo facilmente adaptada às necessidades do tipo de corpo masculino que você tem, para o caimento perfeito e que vai te ajudar muito na hora de criar bons visuais.

COMO ESCOLHER CALÇA SARJA MASCULINA

Existem inúmeros tons, modelos e jeitos de se usar uma calça de sarja masculina. Para garantir um caimento perfeito, por exemplo, o corte deve ser na medida exata do seu corpo e a cintura deve ficar na altura dos ossos da bacia. Elas também devem ser mais justas nas pernas, mas não precisam necessariamente ser coladas, estilo calça skinny.

Outra dica é não abusar dos números quando for comprar a sua, pois pode aparentar desleixo – e com certeza você não quer causar essa má impressão. Elas também podem ser desconfortáveis para quem está acostumado com calças mais largas, por isso, o caimento perfeito é melhor obtido quando você compra esta calça de números maiores que o seu e as leva a uma costureira ou alfaiate para ajustes. 

TIPOS DE CALÇA DE SARJA

CALÇAS DE SARJA DE FRENTE PLISSADA OU LISA. Calças plissadas funcionam bem se você tiver coxas maiores ou se você é baixinho e gordinho. Uma ou duas pregas podem dar um visual clássico nas calças, mas podem ser muito em um homem mais magro, por exemplo. Por isso não fica legal em qualquer um. Já as calças de frente lisa têm um estilo moderno, que cai melhor em homens magros. 

CALÇA DE SARJA COM OU SEM BARRA. Calças de sarja com barras feitas são boas em homens altos, e calças sem barras são ideais para homens mais baixos. Na hora de comprar atente-se a esse detalhe, pois uma calça marcada com barra dificilmente poderá ser alterada por uma costureira ou alfaiate depois. 

CALÇA DE SARJA COM BOLSOS ANGULARES OU RETOS. A maioria das calças têm bolsos angulares nas laterais, mas há pequenas variações nos bolsos traseiros, por isso, na hora de adquirir a sua, não se esqueça de ver como são os bolsos traseiros. Estas escolhas influenciam nas linhas de cortes das camisas e roupas sociais, principalmente porque o corte dos bolsos na parte superior do corpo e do inferior devem combinar, ou seja: bolso angular na calça de sarja deve combinar com o bolso angular de um blazer, por exemplo.

CALÇA DE SARJA SLIM OU LARGA. Não é apenas uma questão de moda: diferentes estilos funcionam melhor em diferentes tipos de corpo. Homens magros e altos devem optar pela slim, pois assim não parecem desleixados e os tecidos ficam com sobras. Já homens que são maiores na parte superior, sejam porque são gordinhos ou musculosos, a melhor opção é a calça de sarja larga, uma vez que ela equilibrar as metades superiores e inferiores.

TIPOS DE TECIDOS DE CALÇA DE SARJA 

A escolha do tecido é mais para preferências pessoais do que para questões de moda em si, mas você deve levar em conta o estilo que o tecido vai ajudar a criar. Existem, a princípio, três tipos de tecidos de calça de sarja: lã, fibras sintéticas e poliéster.  A lã, apesar de resistente, exige um pouco mais de cuidado no uso e na lavagem. 

Já as calças de fibras sintéticas costumam ser recomendadas para dias mais quentes, pois dão uma sensação semelhante ao algodão. Devido ao seu tipo de tecido, este material não amassa facilmente, no entanto, requer o mesmo cuidado na lavagem que a calça de lã. 

Por fim, as calças de sarja de poliéster e misturas de poliéster possuem maior durabilidade e resistência a amassados. Elas podem ser lavadas em casa e da forma tradicional, requerendo os mesmos cuidados que uma calça comum. 

CORES

Apesar da variedade de cores no mercado, para homens que gostam de parecer mais sóbrios é sempre melhor apostar em peças mais neutras. Elas permitem um número maior de combinações e oferecem menos riscos ao seu visual do que as cores mais vivas, que basicamente ficam restritas a épocas mais quentes.

ESTILO FORMAL E INFORMAL

Quem não curte calça social, mas é fã do estilo Casual Clothes, a calça de sarja é uma ótima opção. Ela não carrega a informalidade do jeans e também não faz necessário o uso de uma calça social para dar seriedade a um visual. Ou seja, ao mesmo tempo ela dá certa formalidade, mas não pesa na imagem. 

Ela também serve para dias comuns, de descontração. Se não quiser usar camisa, blazer e sapato mais formal, a calça de sarja possibilita combinações também camisetas lisas ou com listras, além das famosas camisas jeans. Experimente ainda usar sapatênis e botas masculinas, pois combinam bem com esse tipo de calça.


Nathalia Marques