Homens: como cuidar do cabelo crespo? Assim como o das mulheres, o cabelo crespo masculino precisa ter uma rotina diária de beleza e cuidados gplus
   

Homens: como cuidar do cabelo crespo?

Assim como o das mulheres, o cabelo crespo masculino precisa ter uma rotina diária de beleza e cuidados

Confira Também

Quando o assunto é cuidados com o cabelo, o interesse é geral. Para conquistar os fios perfeitos, homens e mulheres estão sempre à procura dos melhores produtos, últimas novidades em tratamento e dicas preciosas para manter a saúde e a beleza do cabelo. E com o cabelo crespo, no caso dos homens, não é diferente: o número de homens que procuram saber como cuidar do cabelo crespo aumentou consideravelmente nos últimos anos, afinal, foi-se a época em a única opção dos marmanjos que tinham essa estrutura capilar era recorrer á maquininha.

Por serem mais frágeis, sensíveis e ressecados que os demais tipos, o cabelo crespo requer cuidados mais do que especiais. Isso porque sua forma em espiral (enroladinha) dificulta que a oleosidade natural do fio chegue até as pontas, tornando necessário utilizar shampoos específicos na raiz e fazer hidratações periódicas, com máscaras de tratamento que evitam o aspecto ressecado.

Para sua sorte, hidratação, corte e outros pequenos cuidados diários não são nenhuma missão impossível – logo, você não precisa bancar o MacGyver. Para simplificar sua vida, e te fazer crer que raspar o cabelo não é mais a única opção que lhe resta, listamos 6 cuidados que você deve ter periodicamente para manter seu cabelo crespo com estilo. Confira.

CUIDADOS COM O CORTE
Quem tem cabelos crespos é importante evitar navalhas e tesouras dentadas, a não ser que a intenção seja dar mais volume ao cabelo. “Os cortes graduados emolduram mais os cabelos crespos, dando mais leveza e evitando o efeito pirâmide, com a base muito reta”, recomenda o barbeiro coordenador e também professor de barba e técnicas de tesoura, Ítalo Bispo, da Barbearia Tarantino, em São Paulo.  Quanto aos cortes para quem tem cabelo crespo, segundo Itálo, os mais recomendados são o flete top e o taper. “Na modelagem, uma opção interessante é uma esponja chamada nudred, que cria pequenos “dredzinhos” no cabelo e dá um efeito bem moderno e estiloso ao homem”, garante. Mas, antes de mudar o visual, é importante conversar com o seu cabeleireiro para encontrar a melhor saída. Em alguns casos, a texturização pode ser a solução ideal para dar leveza e deixar o cabelo no estilo que deseja.

NA HORA DE HIDRATAÇÃO
Este é o cuidado número um para quem tem cabelo crespo. A estrutura do fio crespo dificulta que a oleosidade seja distribuída até as pontas, o que torna o cabelo mais seco, e, por este motivo, devem ser hidratados semanalmente. “Mas atente-se: a emoliência do produto não pode ser em excesso, para que não dê um efeito murcho (caso a pessoa goste de volume) nos fios”, lembra Ítalo. “Hidratantes que contenham cerâmicas também são bastante interessantes porque tais partículas se alinham mais as cutículas do cabelo crespo, corrigindo a porosidade e dando mais brilho”.

NA HORA DE PENTEAR
Para pentear o cabelo crespo comece sempre das pontas para a raiz, utilizando sempre um pente com dentes largos, para não arrebentar os fios.  

NA HORA DE LAVAR
“Geralmente, quem tem cabelo crespo não sabe como lavá-lo. Uma boa alternativa é fazer uso de produtos now poo ou low poo, que são produtos que não fazem tanta espuma e, consequentemente,  não agridem tanto os fios; Esses produtos conseguem fazer a limpeza sem tirar a proteção natural”, recomenda o barbeiro. Além dos produtos, é muito importante atentar-se a temperatura da água, pois quanto mais quente, mais danificado ficará seu cabelo. “Por fim, na secagem, procure sempre usar uma toalha fina e ir amassando o cabelo, invés de esfregar, para não estimular o frizz”, lembra Ítalo.

QUAIS PRODUTOS USAR
Além da hidratação, o ideal é que você use os produtos certos para deixar seu cabelo com mais brilho e menos frizz. “Na hora de comprar, lembre-se de que tem que ser produtos voltados para este tipo de cabelo. Nesse sentido o leave-in é uma boa opção, porque ele não é um produto oleoso”, recomenda o profissional.  Fazer uma hidratação em um salão de beleza uma vez por mês também é recomendado, já que os barbeiros utilizam produtos específicos para este tipo de estrutura capilar e vão saber lhe recomendar o produto certo para o seu cabelo. 

NA HORA DE DORMIR
A fricção dos fios com a roupa de cama aumenta o frizz, e, consequentemente, o volume. Para evitar este incômodo, uma boa dica é usar touca ou uma fronha de seda. O tecido ajuda a manter a umidade do cabelo e proporciona um contato mais suave do que o algodão. 


Nathalia Marques