Cabelo: a pomada, o gel ou o shampoo certo pode fazer a diferença no seu visual O cabelo é a vitrine do homem, seu cartão de visitas. Conheça as diferenças entre os produtos, saiba escolher e impressione gplus
   

Cabelo: a pomada, o gel ou o shampoo certo pode fazer a diferença no seu visual

O cabelo é a vitrine do homem, seu cartão de visitas. Conheça as diferenças entre os produtos, saiba escolher e impressione

Confira Também

Sem frescura, nem mimimi: todo homem encara o espelho pela manhã e quer gostar do que vê. Cuidar do visual e da imagem que passa para as pessoas à sua volta, seja no ambiente de trabalho ou em momentos de lazer, é uma obrigação do homem. E o cabelo é o que mais chama a atenção – e o que deve ser prioridade quando o assunto é vaidade masculina. Ainda tem dúvida disso? Pergunte ao seu pai, avô ou bisavô, que sempre frequentaram barbearias para acertar o corte de cabelo, passar produtos para ajeitar o penteado ou levantar o topete, fazer a barba e até as unhas.

Os homens sempre foram vaidosos. Mas hoje, ao contrário dos nossos pais e avós, os homens modernos preferem se cuidar em casa. De acordo com um levantamento da Euromonitor International, em 2015 os homens brasileiros gastaram 5 bilhões de dólares com produtos para barba, corpo e, principalmente, artigos para o cabelo, como shampoo, gel, pomada e cera. Um crescimento de 7,1% em relação ao ano anterior – percentual que deve se sustentar pelos próximos anos, independente de crise econômica, e tornar o Brasil o maior mercado de produtos masculinos do mundo. 

A vaidade masculina está atrelada à praticidade. Com os cabelos não é diferente. Nem todo muito tem tempo de trocar de shampoos dia sim, dia não, usar condicionadores diferentes e cremes, mas é preciso ter o mínimo de cuidado para encontrar o produto adequado para o seu tipo de cabelo e o visual que pretende ter. Confira essas dicas.

LAVAGEM

# Shampoos para o dia a dia
Os homens lavam os cabelos todos os dias – às vezes mais de uma vez. Afinal, basta ligar o chuveiro para entrar de cabeça, literalmente.  A função do shampoo é, antes de tudo, higienizar os cabelos. Portanto, deve-se procurar um bom produto que cumpra esse objetivo. Dica: escolha um produto que tenha um perfume discreto, que o agrade. Algumas sugestões:
 
Tea Tree Lemon Sage Thickening: adequado para cabelos mais finos, promete limpeza profunda e redução da oleosidade dos fios sem danificar o couro cabeludo.

Cooling So Pure: promete limpar os fios de maneira suave e proporcionar uma sensação de refrescância para o cabelo. Tem hortelã e alecrim em sua composição.

Men Mint Clean, da Redken: é ideal para cabelos normais e oleosos. Contém proteína, mentol, mentha piperita e a tecnologia Mint-Fused, que são responsáveis em proporcionar refrescância após a lavagem. 

Cabelo e Corpo Isotonic Shower Gel, da Dr. Jones: indicado para todos os tipos de cabelo, pode ser utilizado também para ensaboar o corpo. 

Curl Preserve: recomendado para quem tem cabelos cacheados, faz a limpeza do dia a dia e promete cachos definidos, brilhantes e sem frizz (aquele efeito de choque).


Shampoos 2 em 1 (Shampoo e Condicionador)
Não tem nada mais prático do que esse tipo de shampoo. Numa única lavada, os cabelos ficam limpos e condicionados. Dica: é preciso ter cuidado com o exagero, para que seus cabelos não fiquem com resíduos. Duas sugestões:

Mitch Double Hitter, da Paul Michellpromete lavar e condicionar os cabelos e deixá-los limpos e saudáveis com aplicações de pequenas quantidades.

2 em 1 for Men Clean Spice,da Redken: em uma única aplicação, promete cabelos limpos, perfumados e condicionados.

# Shampoo para Cabelos Grisalhos
Quem tem cabelos grisalhos, sabe: com o tempo, eles podem ir ficando com aspecto amarelado. O shampoo para esse tipo de cabelo costuma anular esse efeito, deixando o prateado dos cabelos mais bonito. Dica: os cabeleireiros não recomendam o uso diário do produto, por isso é importante ter um shampoo comum para intercalar.
Silver Reflex, da Keune: ideal tanto para quem já tem cabelos totalmente brancos como para quem está começando a ter, promete brilho prateado aos fios.

Grey, da L'Oréal Homme: sua cor roxa promete amenizar os tons indesejados e realçar o brilho dos cabelos grisalhos, além de proteger a fibra capilar das agressões externas. 

Silver Brightening, da L’anza: fórmula à base de lavanda e flores, que preservam e deixam a cor dos fios uniformemente e realçam o prateado dos cabelos brancos.

# Shampoo Antiqueda 
Costuma estar entre os produtos mais procurados; afinal, 50% dos homens de todo o mundo devem ficar calvos até os 50 anos de idade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Algumas marcas bacanas: 

Antiqueda Keune Fortify, é feito com ingredientes naturais, que prometem resultados rápidos e efetivos a partit de 4 dias de uso, se combinado com sua loção antiqueda.

Antiqueda 3D Men Root Activator Contra Calvicie possui ativos que estimulam o metabolismo da raiz do cabelos, ativando e estendendo a fase de crescimento dos fios e aumentando a densidade para deixá-los mais fortes. 

Super Strong Strength, da Paul Mitchell: ideal para cabelos frágeis e danificados, tem ingredientes que evitalizam, hidratam, fortalecem, diminuem as pontas duplas e reduzem a quebra e a queda dos cabelos.

Antiqueda Revita Stimulating Hair Growatua no couro cabeludo, combate as causas da queda e auxilia no crescimento e nascimento de novos fios.


Quem procura um condicionador está em busca de um tratamento completo para os cabelos. É o pós-lavagem que traz características extras como perfume, maciez e brilho. Só é preciso ter cuidado com o uso diário, alertam os cabeleireiros profissionais, para que o couro cabeludo não fique com resíduos. 
Tea Tree Special: indicado por sua eficiência contra a caspa e irritações couro cabeludo, traz sensação de frescor. 

Máscara Nourish Intense: ideal para o tratamento de cabelos finos a normais, recuperando a a maciez e o brilho dos fios.

The Cream, da Paul Mitchell: é um condicionador em creme, sem enxágue, com proteção solar que pode modelar os cabelos. 

Ginseng Awapuhi Organix: este condicionador e reparador promete desembaraçar e condicionar os fios e tratar o couro cabeludo.


Algumas pessoas chamam de pomada e outras de cera – até os cabeleireiros trocam os nomes. Independentemente disso, a função é a mesma: fixar o cabelo e tentar deixá-lo com o aspecto mais natural possível. A dica é buscar por produtos que dêem o efeito chamado de mate (ausente de brilho). Uma vantagem da maioria das ceras e pomadas para modelar os cabelos é que você pode dar nova forma ao penteado ao longo do dia. Dica: use pouco, aplique nas mãos, esfregue uma palma na outra e depois passe no cabelo modelando. Há alguns produtos em forma de bastão que você pode aplicar diretamente nos fios. Sugestões:

A Cera Mitch Reformer: possui alta fixação e finalização sem brilho, o tal efeito matte.

Pomada Mitch Barber’s Classic: indicada para penteados clássicos com fixação média e acabamento com alto brilho. 

Cera Tea Tree Shaping Creamtem fixação média e pouco brilho.

Keune Power Paste: promete alta fixação e efeito mate.

Cera em Pó Blend: tem fixação médio-alta, possui textura fosca e sem brilho. Diferente dos produtos cremosos, seu pó penetra nos fios, garantindo - segundo o fabricantre - maior fixação.

# Gel
Embora seja a opção tradicional para quem busca modelar com brilho, alguns produtos já são comercializados sem esse efeito. Diferente de ceras e pomadas, você não consegue dar nova forma ao penteado ao longo do dia com gel. Há muitos produtos com proteção solar e, os melhores, não têm mais álcool em sua composição. Dica: quem tem cabelos ondulados pode criar um penteado bem bacana com gel. Sugestões de compra: 

3D Men Strong Hold Gel: sua fórmula é diferente, com uma base acrílica que não deixa o fio quebradiço e sem aquele efeito grudento e amassado do gel comum. Tem fixação extraforte.

Gel Matte GO: é ideal para homens que estão acostumados com o gel e sua fixação forte mas com uma pegada moderna, sem brilho e com efeito mate.

Triple X Magnify Keune: sua fórmula traz cristais de rocha, rooibos e minerais que prometem nutrir e reter a umidade natural dos fios.

Com fixação média e alto brilho, o musse se encaixa para quem pretende fazer penteados clássicos (jogados para trás, por exemplo) e para controlar cabelos ondulados.
Mousse Volumador Perfect Foam Boost, da Bonacure: sem silicone em sua fórmula, é ideal para cabelos finos e sem volume. 

Mousse Modelador Paul Mitchell Sculpting Foam: promete modelar os cabelos com flexibilidade sem agredir os fios. 

Modeladores no formato de spray costumam ser melhor para fixar o penteado do que para modelar. Alguns produtos são melhores para dar brilho. A maioria deles não deixa os cabelos com aspecto grudento, comumente associado ao uso de gel. Sugestão:

Firm Finishing Extra Body, da Paul Mitchell: é adequado para quem tem cabelos finos ou oleosos porque dá volume e forte fixação, com uma secagem rápida.