Fatos curiosos sobre Bob Marley Há 35 anos o mundo se despedia do Rei do Reggae. Confira nove curiosidades sobre Bob Marley gplus
   

Fatos curiosos sobre Bob Marley

Há 35 anos o mundo se despedia do Rei do Reggae. Confira nove curiosidades sobre Bob Marley

Confira Também

Há exatos 35 anos o mundo dava adeus ao homem que saiu dos subúrbios da capital da Jamaica para disseminar palavras de paz, amor e igualdade através da música. Estamos falando de Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley (06/02/1945 - 11/05/1981).

Difusor do reggae e da cultura rastafári, Bob Marley começou a se tornar mundialmente conhecido ainda no início da década de 70, quando, ao lado da banda The Wailers (que nessa época ainda contavam com outra lenda do reggae, Peter Tosh), lançou o álbum Catch a Fire. O sucesso foi imediato e as letras de caráter social e contestador ganharam uma série de ouvintes.

Mesmo com o reconhecimento internacional de Catch a Fire, Bob Marley não teve saciada sua sede de mudar o mundo através da música. Pouco tempo depois, ele e novamente os Wailers lançaram o álbum Burnin, que logo na primeira faixa trazia uma de suas mais conhecidas (e contestadoras) músicas, Get Up Stand Up.  Neste mesmo álbum também foi gravada a canção I Shot The Sheriff, que, ao ser interpretada por Eric Clapton, fez de vez a fama do jovem cantor jamaicano. 

Com o tempo, outros hits - como No Woman No Cry, Positive Vibration, War e One Love – vieram e firmaram Bob Marley como uma lenda da música e como o Rei do Reggae.

Em homenagem a Bob Marley, preparamos uma lista com nove curiosidades. Confira:

Seu verdadeiro nome
Originalmente, seu nome era Nesta Robert Marley. Mas, como “Nesta” soava como um nome feminino, a ordem do seu primeiro nome foi invertida com a do segundo, ficando assim: Robert Nesta Marley. 

Discriminação
Bob Marley é fruto de uma relação amorosa entre Cedella Booker, jovem negra jamaicana, e Norval Marley, branco, capitão da marinha inglesa. Bob nasceu com pele mais clara do que a de grande parte da população jamaicana e muitos dos vizinhos o chamavam pejorativamente de “white boy”. Contudo, isso fez com ele adotasse uma filosofia: “Eu não estou do lado dos negros nem dos brancos. Eu estou do lado de Deus, quem me fez vir do homem branco e do negro”.

Bob Marley, o vidente?
Quando era criança, Bob Marley lia a mãos das pessoas que entravam na loja de frutas de sua mãe. Porém, ele parou de fazer isso ainda cedo. E, quando ele já começara a se envolver com música, uma mulher pediu para que Bob lesse a mão dela. Ele respondeu: “Eu não leio mais mãos, eu agora canto”.

Prisão
Em 1968, Bob foi preso na Jamaica por posse ilegal de maconha. Durante o um mês que passou na cadeia, ele conheceu outros prisioneiros que o incentivaram a fazer músicas com mais mensagens políticas. No entanto, essa não foi a única vez que ele teve complicações com a polícia. Novamente devido ao porte ilegal maconha, Marley foi detido em Londres, em 1977. Durante toda sua vida, o artista foi um grande defensor da legalização da maconha.

Atentado
Para o dia 5 de dezembro de 1976 estava marcado o Smile Jamaica, show gratuito em Kingston que fora organizado pelo primeiro-ministro da Jamaica Michael Manley. Dois dias antes do evento, a casa de Bob Marley foi invadida por homens armados que queriam tirar a vida do cantor jamaicano. Enquanto Bob Marley foi levemente ferido, seu gerente Don Taylor e sua esposa Rita Marley sofreram ferimentos graves. Dois dias após o atentado, Bob se apresentou no palco do Smile Jamaica. Quando perguntado pelo o motivo de ele ter ido ao show mesmo após o acontecido, respondeu: "As pessoas que estão tentando fazer este mundo pior não tiram nenhum dia de folga. Como eu posso?".

Até hoje não se sabe ao certo o motivo da tentativa de homicídio. Mas, acredita-se que tenha sido por questões políticas. Muitos achavam que Bob apoiava Manley. Como resultado disso, ele compôs a música Ambush in the Night.

Brasil e o Futebol
Apesar do Rei do Reggae nunca ter feito show no Brasil, ele já bateu uma bolinha por aqui. Fã de futebol, Bob Marley participou de uma pelada no Rio de Janeiro em 1980. Além de Bob, o jogo contou com as ilustres presenças dos músicos Chico Buarque, Toquinho, Junior Marvin e do ex-jogador de futebol Paulo Cézar Caju.

E não pense que ele jogou futebol no Brasil somente para fazer média. Desde sua infância o Bob Marley gostava muito de futebol, tanto que aos 15 anos sua mãe lhe bateu por ter estourado um tênis jogando bola.

Para Bob, “futebol é uma arte completa em si. É todo um universo. Eu amo futebol porque é preciso ser um artista para praticá-lo. Quando nós jogamos futebol, também fazemos música. Eu preciso disso. Liberdade! Futebol é liberdade”.

Câncer e morte
O futebol deu a Bob Marley vários momentos de alegria. Porém, foi também por causa do futebol que sua vida foi encurtada.

Em 1977, durante uma partida de futebol em Londres, Bob machucou o dedão de seu pé direito. Como ele não tratou o ferimento, sua unha caiu. Até ai tudo bem. Afinal, que jogador nunca teve uma unha decepada? Só que, em 1980, durante uma turnê nos EUA, Bob passou mal e caiu no palco. Após exames, descobriram que aquela “leve” lesão tinha resultado em um melanoma maligno, uma espécie de câncer de pele.

Para curar o câncer, médicos recomendaram a amputação do dedão. Mas, como a cirurgia ia contra os princípios rastafári, o ídolo do reggae decidiu manter o dedão no lugar. Pouco tempo depois, o câncer se alastrou para outras partes do corpo. Bob, então, decidiu ser tratado por um médico naturalista da Alemanha.  Entretanto, como depois de oito meses o tratamento não tinha progredido, ele resolveu voltar à Jamaica para morrer lá, junto a sua família e amigos. O pedido foi atendido. Porém, no meio da viagem Bob Marley passou mal e teve que ser internado Miami, onde morreu em 11 de maio de 1981. Bob foi enterrado com uma guitarra, uma bola de futebol e um pouco de erva.

Reconhecimento póstumo
Apesar de Bob Marley nunca ter ganhado um Grammy em vida, após sua morte ele foi considerado o 11º melhor artista de todos os tempos pela revista Rolling Stones. E não para por aí. Sua música One Love foi classificada como a canção do milênio pela BBC. E, em 2001, Bob Marley também teve seu nome gravado no Hall da Fama de Hollywood.

Herdeiros
Bob Marley foi casado com Rita Marley desde seus 21 anos. Com ela, teve quatro filhos. Porém, sabe-se que ao todo Bob teve 12 filhos. Entre os reconhecidos por Marley, Damian e Ziggy Marley entraram para o mundo da música.

 


Guilherme de Souza Guilherme