10 livros que Bill Gates recomenda a todos Ninguém melhor do que um dos homens mais ricos do planeta para indicar leituras importantes para sua vida. Veja 10 obras gplus
   

10 livros que Bill Gates recomenda a todos

Ninguém melhor do que um dos homens mais ricos do planeta para indicar leituras importantes para sua vida. Veja 10 obras

Confira Também

Leitor assumido de 50 livros por ano, Bill Gates é conhecido mundialmente por sua fortuna, mas sua mente brilhante pode justificar como ele a conquistou. Recentemente, o magnata compartilhou e recomendou duas listas de leituras que considera importantes para qualquer pessoa: uma de livros que ele considerou serem os melhores de 2015 e outra de leituras para 2016. De matemática à ficção científica, Gates mostra que qualquer gênero pode ter sua contribuição para o ensino. 

Se você não pode ter a fortuna do cara, quem sabe você não possa se contentar em ter a inteligência dele? Ou pelo menos tentar...

#1 - “Seveneves” (sem tradução), de Neal Stephenson

Depois de uma década sem ler livros de ficção científica, Gates afirma que essa recomendação por um amigo foi certeira e agradece por isso. A trama começa a se desenrolar logo na primeira sentença, a qual diz que a lua explodiu. Sendo esse apenas o começo, o mundo percebe que está destinado ao fim por meio de um meteoro cataclísmico que atingirá a Terra em dois anos, o que inicia uma corrida da humanidade para enviar quantas espaçonaves para a órbita quanto possível para escapar do apocalipse. Segundo Gates, o leitor pode perder a paciência com a grande quantidade de detalhes técnicos sobre viagem espacial inserida, mas nada que estrague o prazer da leitura.

Compre aqui.

#2 - “The Vital Question” (sem tradução), de Nick Lane

Segundo Gates, Nick Lane é um autor ainda bastante desconhecido, mas cuja obra todos deveriam conhecer por seu pensamento original. Por meio desse livro, ele tenta resolver questões não respondidas sobre como a vida teria surgido na Terra e levanta questões consideráveis sobre de onde soluções para algumas doenças podem vir. O trabalho de Lane foca também no papel que a energia desempenha em todos os seres vivos e, “mesmo que suas hipóteses estejam erradas, serve de grande contribuição para entendermos de onde a humanidade veio”, como diz Gates.

Compre aqui.

#3 - O poder do pensamento matemático - a ciência de como não estar errado , de Jordan Ellemberg

Essa obra de Ellemberg tem como objetivo mostrar como a matemática se aplica nas nossas vidas cotidianas de maneira diferente do que esperamos intuitivamente. O autor começa com conceitos diretos sobre colégio eleitoral e a loteria e usa esses exemplos como trampolim para falar sobre a matemática envolvida. Os leitores aprendem, por exemplo, o quão cedo precisam chegar ao aeroporto, quais suas chances de ter câncer e porquê pais altos podem ter filhos baixos. Ellemberg consegue encontrar a matemática por trás de vários tópicos, como a Renascença italiana e o Facebook.

Compre aqui.

#4 - “The Power to Compete” (sem tradução), de Hiroshi Mikitani e Ryoichi Mikitani

O livro explora a queda do Japão, antes um gigante econômico da tecnologia, para sua atual situação nas sombras de países como Coreia do Sul e China. Hiroshi Mikitani é fundador e CEO de uma das maiores companhias da internet, a Rakuten. Juntamente com seu pai, Ryoichi, ele apresentam na obra a visão de uma Japão que novamente pode estar entre os melhores países no pódio de potências econômicas. Apesar de não concordar com tudo que Hiroshi diz, Gates afirma que ele tem boas ideias e que o livro apresenta uma visão inteligente sobre o futuro de um país fascinante. 

Compre aqui.

#5 - “Uma breve história da humanidade - Sapiens”, de Yuval Noah Harari

O livro tem o objetivo de explicar como o Homo sapiens se tornou a única espécie predominante no planeta, ao contrário de 100.000 anos atrás, quando existiam seis espécies diferentes de seres do mesmo tipo. Segundo Gates, o livro de Harari cumpre o desafio de contar a história humana inteira em apenas 400 páginas. Além de apenas explorar esse passado para entender como chegamos aqui, o autor também olha para um futuro no qual engenharia genética e inteligência artificial aplicam a definição de “humano”. Gates recomenda o livro para todos que se interessam pela história e futuro da humanidade.

Compre aqui.

#6 - “Thing Explainer: Complicated Stuff in Simples Words” (sem tradução), de Randall Monroe 

Neste livro, Randall Monroe (ex-garoto prodígio na NASA) descreve como tudo, de foguetes e smartphones à Constituição americana, funcionam. Tudo isso de forma simples e acessível, utilizando as palavras comuns mais utilizadas em inglês. Gates diz que esse é um conceito brilhante, já que dizem que se você não souber explicar algo de forma simples, você não a entende realmente. Além de ser uma forma de entender como as coisas que nos cercam funcionam, servindo de guia para as mentes curiosas, é ainda uma lição de como tornar ideias complicadas em inteligíveis.

Compre aqui.

#7 - “Mindset - a atitude mental para o sucesso”,  de Carol S. Dweck

Publicado em 2006, este livro de autoria de uma psicóloga de Universidade de Stanford tem como tema a crença das pessoas sobre suas capacidades. Se uma pessoas acredita que suas habilidades derivam de DNA ou destino, ao invés de prática e perseverança, existe um grande bloqueio mental que a impede de explorar seu potencial completo e descobrir novas coisas que se é capaz de fazer. O livro, segundo Gates, te ajuda a examinar a própria vida com novos olhos e a levantar questões sobre as capacidades que possui.

Compre aqui.

#8 - “The Road to Character” (sem tradução), de David Brooks

Escrito pelo colunista do New York Times David Brooks, esse livro é uma meditação sobre levar uma vida ética e como isso pode algo útil na vida. O autor define virtude de duas formas: as tarefas compridas e o status conquistado com elas; e o ser interior em cada pessoa que interage com o mundo exterior. O desafio seria escutar mais essa virtude interior em meio a um mundo que te encoraja a fazer o contrário.

Compre aqui.

#9 - “Being Nixon” (sem tradução), de Evan Thomas

Nova biografia do ex-presidente americano Richard Nixon que examina a complexa dualidade da vida. Por meio do livro, o leitor descobre como acontecimentos vividos por Nixon na infância podem pesar sobre seus ombros e influenciar seu comportamento pelo resto de sua vida, tornando um homem considerado “estranho” socialmente em um dos mais importantes politicamente. Como observa Gates, não é um retrato simpático a um dos homens mais polêmicos da política americana, mas empático.

Compre aqui.

#10 - “Eradication: Riding the World of Diseases Forever?” (sem tradução), de Nancy Leys Stepan

No livro, a historiadora da Universidade de Columbia traça os esforços do ativista Fred Soper para eliminar as doenças. É um assunto de grande importância para Gates, que se dedica a essa missão, e também para a humanidade, que foi capaz de eliminar apenas a varíola, responsável pela morte de 300 milhões de pessoas no século passado. Gates diz que o livro mostra o quão envolvido os esforços em torno desse objetivo são, quantas abordagens diferentes já foram tentadas sem sucesso e o que foi aprendido com as falhas.

Compre aqui.


Luis Carvalho