Bebidas alcoólicas engordam? Descubra quantas calorias elas têm A cerveja pode até levar a culpa, mas ela está longe de ser a bebida mais calórica gplus
   

Bebidas alcoólicas engordam? Descubra quantas calorias elas têm

A cerveja pode até levar a culpa, mas ela está longe de ser a bebida mais calórica

Confira Também

É bem provável que você já tenha ouvido a expressão “barriga de chope”, geralmente dita quando o assunto é sobre os quilinhos a mais daquele seu amigo bom de copo. De fato, Essa expressão pode até representar uma realidade, afinal, chope e cerveja dão barriga mesmo. Porém, essas bebidas estão longe de serem as mais calóricas.

Antes de irmos mais a fundo nessa história, é preciso ter em mente que cada ml de álcool possui 7 kcal, quantidade próxima à da gordura, que por ml tem 9 kcal. Ou seja, o álcool engorda, e muito. Mas nem por isso uma bebida, só por ser alcoólica, também será uma bomba calórica assassina de regimes e dietas.

Tudo (ou quase tudo) depende da concentração. Quanto maior o teor alcoólico mais calórica é a bebida. Confira:

Cerveja
Feita a parta a partir da fermentação de cereais, a cerveja - ao contrário do que muitos pensa – é uma das bebidas alcoólicas menos calóricas. Ela tem concentração alcoólica que, em geral, varia de 4% a 6% e possui 147 kcal em 350 ml – a mesma quantia de um pão francês Portanto, ninguém fica barrigudo porque tomou uma latinha. As pessoas engordam quando tomam várias.

Vinho
Apesar de também ser uma bebida fermentada, o vinho possui teor alcoólico mais alto do que a cerveja. Dependendo do estilo, a concentração de álcool do vinho vai de 8% a 18%. Contudo, outro fator interfere bastante no valor calórico dessa bebida: o açúcar. Por isso, quanto mais doce e alcoólico, mais calórico. Vinhos fortificados, com alta concentração de de álcool (15% - 21%) e açúcar, podem ter até 150 kcal por 100 ml. Já o vinho branco seco, com pouco açúcar e álcool  (9% - 12%) pode ter somente 60 kcal nessa mesma medida.

Destilados
Com altos teores alcoólicos, as bebidas destiladas são as mais calóricas. Rum, vodka, whisky, cachaça e tequila, apesar de serem produzidos de maneiras diferentes, possuem concentração alcoólicas semelhantes: 35% a 50%. O valor calórico presente nessas bebidas também é bastante semelhante e gira em torno de 240 kcal por dose de 100 ml. Contudo, quando misturadas em drinks com porções gigantescas de açúcar, esse valor, obviamente, dispara. Uma dose de caipirinha ou mojito, por exemplo, pode ter até 400 kcal,

Entre os destilados, a bebida fora da curva é o absinto. Com graduação alcoólica que pode ultrapassar os 60% e chegar até aos 70%, essa bebida foi proibida em vários lugares da Europa no século XX. Atualmente, os absintos mais comercializados no Brasil têm em torno de 50% de graduação alcoólica e pouco mais de 300 kcal por 100 ml.


Guilherme de Souza Guilherme