Como cuidar da barba no inverno? O frio chegou e, com ele, as barbas! Saiba o que fazer para deixar sua barba bem arrumada e estilosa para enfrentar o inverno gplus
   

Como cuidar da barba no inverno?

O frio chegou e, com ele, as barbas! Saiba o que fazer para deixar sua barba bem arrumada e estilosa para enfrentar o inverno

Confira Também

Na vida do homem moderno, usar uma barba, além de ser uma maneira de ficar bem mais estiloso no dia a dia para trabalhar ou passear, é ainda uma forma de se prevenir contra aqueles dias mais frios em que tudo que queremos fazer é aproveitar o conforto de casa ou se esquentar em um bar. 

Além de servir como um protetor natural para o seu rosto, a barba, quando bem cuidada, pode ser uma boa companheira para os homens que buscam um visual diferente e mais másculo, então não há ocasião melhor que o frio para deixar crescer aquela tão sonhada barba de lenhador.

LEIA TAMBÉM

Quer saber como cuidar melhor da sua barba nos dias mais frios no inverno sem perder o visual que ela te dá? Confira essas dicas:

FIQUE DE OLHO NA COLORAÇÃO DOS FIOS
Se você já tem experiência com barbas, já deve ter percebido que é justamente no frio que os fios brancos tendem a aparecer com mais frequência. Além de arruinar o visual imponente da sua barba, os frios brancos acabam passando uma aparência de idade avançada e pode não ser o que você deseja. Para evitá-los, vale a pena colorir os pelos faciais com algum dos vários produtos que existem para essa finalidade e garantir uma boa aparência para passar o inverno.

LAVE A BARBA DUAS VEZES AO DIA
No frio, é comum evitar ter contato com a água gelada e, consequentemente, diminuimos a frequência de vezes que lavamos o rosto por dia. Isso faz com que tanto nossa pele quanto nossa barba fique ressecada e quebradiça. Portanto, para manter uma barba saudável no inverno, é essencial lavá-la ao menos duas vezes ao dia para evitar a queda dos fios.

EVITE LAVAR A BARBA COM ÁGUA MUITO QUENTE
Se você tem o hábito de tomar longos banhos quentes durante o inverno, saiba que a prática também pode contribuir para danificar os fios da sua barba. A água quente abre os poros da pele, deixando-a mais ressecada e mais exposta à sujeira do dia a dia. Esses dois fatores podem ser fatais para sua barba, então prefira lavar os pelos faciais com água fria. 

APARE OS FIOS PERIODICAMENTE 
Durante o inverno, é comum também relaxar um pouco com os cuidados da barba, que tende a crescer livre e desordenadamente. Para uma barba estilosa mesmo nos dias frios, lembre-se de aparar os fios regularmente com uma tesoura para mantê-la alinhada e com uma boa aparência. Assim, ela será uma boa companheira para os dias gelados que ainda estão pela frente.

MANTER-SE HIDRATADO MANTÉM OS PELOS SAUDÁVEIS
Corpo hidratado, barba saudável. Pode não parecer, mas existe uma relação direta com a quantidade de água que você costuma beber e a qualidade dos fios de seu cabelo e da sua barba. Isso porque a água ajuda a manter tanto os fios quanto a pele hidratada mesmo nos dias frios, um fator determinante para quem quiser pelos faciais dignos de um lenhador durante o inverno.

APÓS LAVAR O ROSTO, APLIQUE UM ÓLEO PARA BARBAS
Usar um óleo para barbas é importante sempre, pois o produto ajuda a manter os fios hidratados e com uma boa aparência mesmo nos dias mais quentes. No inverno, quando tendemos a ficar com os fios quebradiços, o óleo é de extrema importância para uma barba saudável e bem cuidada. Se você não tem o hábito de usá-lo, providencie já!

MANTENHA SUAS MÃOS LONGE DA SUA BARBA
Como você já deve saber, o frio faz com que os fios da barba e do cabelo fiquem ressacados e quebradiços. Por isso, se você tem o hábito de coçar a barba frequentemente, é melhor evitar a prática, pois ela pode causar a queda dos fios e o surgimento das temidas falhas. Quando sentir aquela coceirinha tentadora, tente distrair-se e manter as mãos longe do rosto.

TENHA UM PENTE PARA A BARBA NO BOLSO
Já falamos em diversos outros textos sobre barba (que você pode conferir lá em cima) sobre a importância de todo barbudo de respeito ter sempre em seu bolso um pente para a barba. Ele serve para eliminar o frizz dos pelos e espalhar a oleosidade natural da pele sobre os fios, ajudando a mantê-los hidratados e com boa aparência. Um pente de madeira é o mais indicado.

VISITE SEU BARBEIRO REGULARMENTE
Mesmo que você siga as dicas acima à risca, nada substitui uma visista ao seu barbeiro de confiança de vez em quando. Além dele possuir mais experiência e contar com vários produtos, ele pode te dar várias outras dicas para garantir que sua barba não sofra tanto com o frio do inverno e você possa manter o estilo barbudo com elegância.

 


Luis Carvalho