Dormir pouco deixa as pessoas menos atraentes Segundo pesquisa, pessoas que perdem duas ou mais noites de sono parecem 'significativamente mais feias' para outros indivíduos gplus
   

Dormir pouco deixa as pessoas menos atraentes

Segundo pesquisa, pessoas que perdem duas ou mais noites de sono parecem 'significativamente mais feias' para outros indivíduos

Confira Também

Lembra quando sua vó dizia que “uma boa noite de sono faz milagres na aparência”? Pois bem, ela tinha razão. O famoso sono de beleza, além de deixar sua pele mais bonita, também te torna mais atraente. E tal sabedoria popular, agora, também foi comprovada pela ciência: pesquisadores da Universidade de Estocolmo, na Suécia, comprovaram que dormir pouco te torna significantemente mais feio para outros indivíduos. O estudo foi publicado no periódico Royal Society Open Science.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas convocaram 25 estudantes universitários, homens e mulheres, para o experimento do sono. Eles pediram que os voluntários tentassem dormir bem nas duas primeiras noites e, uma semana depois, que dormissem apenas quatro horas pelas duas noites seguintes. Os estudantes receberam um equipamento para medir seus movimentos noturnos para, assim, comprovar  que eles estavam cumprindo as recomendações. Nas manhãs seguintes aos testes, os cientistas tiraram fotos dos participantes sem maquiagem e sem filtros, para comparação.

Feito isso, foi pedido a 122 estranhos - homens e mulheres - para dar notas por atratividade, aparência de sonolência, saúde e até confiabilidade. Depois ainda perguntaram: "O quanto você gostaria de socializar com esta pessoa da foto?".

Os estranhos conseguiram notar quais pessoas estavam cansadas e, nos casos em que parecia sonolenta, a nota de atratividade era menor. Os que avaliaram as fotos também se mostraram menos interessados em socializar com os estudantes cansados, que também foram percebidos como menos saudáveis.

Os autores do experimento dizem que isto faz sentido em termos evolutivos. "Um rosto com aparência pouco saudável, seja pela falta de sono ou por outro fator, pode ativar mecanismos de defesa em outros indivíduos que o corpo normalmente ativa para se evitar doenças". Isto é, as pessoas geralmente não querem passar tempo com aqueles que parecem doentes.

"Queremos que nossos parceiros sejam atraentes e enérgicos. Este estudo é um bom lembrete de como o sono é importante para nós", disse o professor de psicologia evolutiva da Universidade de Liverpool (Reino Unido), Gayle Brewer, com base nos resultados do estudo.

“De acordo com pesquisas anteriores, se presume que pessoas atraentes tenham melhores habilidades sociais - sim, somos julgados pela nossa aparência. Então, talvez não seja surpreendente que mais gente queira se aproximar de quem socialize melhor e pareça mais saudável”, concluiu a líder do estudo Tina Sundelin.

Em outras palavras, meu amigo: uma noite mal dormida pode sim atrapalhar sua paquera com aquela gatinha.


Nathalia Marques