4 Passos para ser (mais) corajoso Dá pra se tornar corajoso? Ou uma vez covarde, sempre covarde? Veja as dicas de um lutador profissional para melhorar a atitude gplus
   

4 Passos para ser (mais) corajoso

Dá pra se tornar corajoso? Ou uma vez covarde, sempre covarde? Veja as dicas de um lutador profissional para melhorar a atitude

Confira Também

Desde Eurípedes já se sabia que a principal diferença entre o covarde e o corajoso é que o primeiro foge, mas o perigo é a escolha do segundo homem.
 
Não é à toa que para entrar no FBI ou na Academia de West Point, você precisa saber como foi a participação espartana nas Batalhas das Termópilas. Retratadas no livro Portões de Fogo de Steven Pressfield, elas mostram que a ferramenta mais importante da guerra espartana era o escudo. “Não porque ele protegia os espartanos que os seguravam, mas porque protegia o homem ao seu lado, imediatamente à sua direita. O sistema todo foi construído com base em desenvoltura, amor ao próximo e ao país”, explica Damian Ross, lutador profissional faixa preta em diversas artes marciais, entre elas Jiu-jitsu, Judô, Karatê, Tae Kwon Do e Kickboxing.  

Além disso, Ross é fundador da The Self Defense Company, uma empresa de Nova Jersey que ensina pessoas a se defenderem. “A melhor maneira de fazer os soldados terem iniciativa é fazer com que eles se importem com alguém além deles mesmos.”

Veja a seguir os quatro passos para elevar a coragem que o treinador dividiu com o AreaH.

1. Mantenha a cabeça aberta e fria, mas o coração quente
Segundo Ross, as principais diferenças entre covardes e corajosos é o desejo de proteger e sobreviver. “Se você pedir para o indivíduo mediano escalar uma rocha de 50 pés, provavelmente ele vai dizer NÃO. Mas se ele tiver que subir para salvar alguém que ama, provavelmente fará”, explica o treinador. “Um covarde não tem a mesma conexão com a vida que uma pessoa corajosa.”

2. Descubra a sua motivação
Seu amor pelos outros é o que te motiva a fazer coisas extraordinárias. “Suponhamos que você está na praia e seu filho começa a se afogar – use essa motivação para se preparar. Esta fórmula pode ser aplicada a tudo. Para o treinador, a maioria das situações em que as pessoas demonstram coragem geralmente é para salvar alguém. “O amor conquista o medo.”

3. Enfrente seus medos
Ser corajoso é encarar seus medos –  é disso que a vida é feita. “Hoje você tem dois extremos: as pessoas que estão ligadas em tudo e aquelas que não estão ligadas a absolutamente nada”, destaca Damien. “Ser corajoso significa sair da sua zona de conforto, arriscar sua saúde ou sua vida em prol de outras pessoas.”

4. Não desista logo de cara
Pessoalmente, já testemunhei a coragem e boas ações aparecerem em lugares improváveis – acredito que todo mundo pode ser corajoso com a motivação adequada e um pouco de preparação. Houve pessoas que treinei que falharam, enquanto outras alcançaram sucesso sem precisar de qualquer  treinamento. Treinar e se preparar ajuda a aumentar sua taxa de sucesso.


Danilo Barba