Top 5: Estádios de futebol Onde vai ser o jogo? Conheça as arenas clássicas e modernas que já foram palco de grandes disputas no futebol mundial gplus
   

Top 5: Estádios de futebol

Onde vai ser o jogo? Conheça as arenas clássicas e modernas que já foram palco de grandes disputas no futebol mundial

Confira Também

Apesar de toda a modernidade que vemos nos estádios atuais, o conceito fundamental destas megaconstruções jamais mudou: ele foi criado pelos gregos há quase três mil anos. Abrigando esportes diversos, os estádio foram reconhecidos pelos Jogos Olímpicos durante muito tempo. Mas hoje eles viraram símbolo do futebol.

Veja a seguir as cinco arenas mais tops que ainda fazem história pelo globo:

#5 - Santiago Bernabeu - Madrid, Espanha
Sede do Real Madrid, um dos clubes mais conhecidos do mundo, o estádio Santiago Bernabeu abriu suas portas em 1947. A capacidade de 85 mil espectadores fez dele um dos maiores da Europa: desde sua inauguração, o gigante espanhol recebeu quatro finais da Liga dos Campeões da UEFA, duas da Eurocopa e uma da Copa do Mundo.

#4 - Estadio Centenario -  Montevidéu, Uruguai
Considerado um clássico, o Centenario é o único estádio reconhecido pela FIFA como patrimônio do futebol. Base da seleção uruguaia, ele foi construído para a Copa do Mundo de 1930 -- cujo jogo de abertura o Uruguai venceu a seleção peruana por 1 a 0. Dentro dele ainda há um Museu do Futebol, com histórias sobre sua construção e grandes disputas armadas em seu gramado.

#3- San Siro, Milão, Itália
Lar tanto para o Inter quanto o Milan, San Miro foi um dos poucos construído pelos italianos com um único esporte em mente: o futebol. Aqui não há pista de atletismo circundando o campo. Sua estrutura permite visibilidade máxima para  80 mil torcedores, e a iluminação não deixa nada a desejar. Una bellezza!

#2 - Wembley Stadium - Londres, Inglaterra
Instalado ao norte de Londres, sua fachada arrojada disfarçam bem seus 90 anos de existência. Com capacidade para mais de 90 mil espectadores, ele hospedou parte dos Jogos Olímpicos de 2012 -- mas já está pronto para receber a Liga dos Campeões da UEFA 2013. O Wembley Stadium possui mais banheiros do que qualquer outro no planeta (um total de 2.618). 

#1- Maracana, Rio De Janeiro, Brasil
Segundo maior estádio do mundo, é claro que o Maracanã não podia ficar fora dessa lista. Construído nos anos 50, quando o Brasil recebeu a Copa do Mundo, suas arquibancadas são suficientes para comportar até 200 mil pessoas. Um lugar sagrado que guarda momentos únicos do futebol: foi nele que Pelé marcou seu milésimo gol. Catedral de grandes decisões, não é à toa que o “Maraca” será palco da final da Copa de 2014.