Moda: anel é coisa de homem, sim senhor Os anéis masculinos são usados há milhares de anos como símbolo de poder, autoridade e respeito. Saiba combiná-los com seu estilo gplus
   

Moda: anel é coisa de homem, sim senhor

Os anéis masculinos são usados há milhares de anos como símbolo de poder, autoridade e respeito. Saiba combiná-los com seu estilo

Confira Também

Além de serem considerados homens atraentes pelas mulheres – e terem o respeito de outros homens por causa disso –, os atores Johnny Depp, Orlando Bloom e Brad Pitt têm mais algo em comum: eles curtem usar anéis. Cada um em seu estilo, com seu jeito, alguns com mais de uma peça em cada mão, esses caras mostram que o acessório pode funcionar muito bem como um detalhe importante para compor o visual e passar uma mensagem. 

Ao contrário do que muita gente pensa, os anéis nunca foram joias exclusivamente femininas. O acessório já é usado por homens há muito, mas muito, tempo. Registros arqueológicos mostram que homens primitivos recorriam a eles como amuletos para espantar os maus espíritos. Com o decorrer dos anos, o anel foi ganhando formas e significados diferentes. Já simbolizou poder, status e alianças políticas.

Hebreus, romanos, gregos e egípcios ostentavam anéis como símbolo de elegância, respeito e autoridade. Tanto é que escravos eram proibidos de usá-los devido à sua condição social. Alguns modelos ainda eram utilizados como sinetes: possuíam as iniciais ou o símbolo de poder de seu proprietário em alto ou baixo-relevo para selar e garantir a autenticidade de documentos, como um carimbo. 

Um dos usos mais popularizados do anel, no entanto, é como símbolo de compromisso entre um homem e uma mulher. O primeiro a mandar fazer um anel solitário (com uma única pedra de diamante) para sua noiva foi o arquiduque Maximiliano, da Áustria, em 1477. Quem o usou no dedo anelar (por onde passaria a veia do amor -  vena amoris – que vai até o coração) foi Maria de Borgonha. 

Como acessórios para compor o visual do homem, os anéis nunca saíram de moda. Podem representar status, estilo de vida, personalidade e atitude. Com essa joia simples no seu dedo, você pode mostrar um pouco de sua personalidade e passar uma mensagem num simples gesto de apertar a mão de uma pessoa – e ainda se destacar com seu estilo.

São vários os materiais à disposição. Há os metais preciosos (como ouro e prata), além de aço, ferro, madeira, pedra... Eles costumam ser adornados com pedras preciosas ou podem trazer inscrições, detalhes, desenhos e outros motivos. 

Nunca usou um anel? Então a primeira coisa a decidir é qual o dedo que pretende colocá-lo – sim, você pode escolher, conforme o seu estilo. E mais: decida se quer ostentar um ou mais anéis, o que pode ficar bem bacana também. Depois, basta escolher os modelos mais alinhados com seu estilo e personalidade. 

Dica importante: não queira combinar anéis masculinos com a roupa que você está vestindo. A ideia aqui é que ele revele em seu visual alguma coisa relacionada à sua personalidade. Portanto, nada de colocar um anel com a mesma cor da camisa, do blazer ou da gravata, ok? 

Bom senso, sempre ele, é a chave: se, por acaso, você for vestir um smoking, talvez aquele anel com uma caveira não fique muito bom – a não ser que você seja um rockstar. Mas isso não é problema. Dá para passar a mesma impressão com outras opções mais básicas que vão funcionar com esse tipo de traje. O mesmo vale para aquele anel de ouro com um rubi que você ganhou na formatura: ele não combina com visual skatista ou surfista, não é mesmo?


Marcelo Ventura