Será que você sabe descongelar alimentos? Parece mais simples do que realmente é, mas a gente ensina como você pode congelar e descongelar alimentos evitando estragos gplus
   

Será que você sabe descongelar alimentos?

Parece mais simples do que realmente é, mas a gente ensina como você pode congelar e descongelar alimentos evitando estragos

Confira Também

Não importa se você ainda mora com a mamãe, com a namorada ou se já é completamente independente, saber congelar e descongelar os alimentos é de extrema necessidade no dia a dia, principalmente em grandes metrópoles onde o tempo é escasso e não dispomos de algumas horas por dia para cozinharmos nossa própria comida. 

Diante deste quadro a solução é congelar alguns alimentos para que você aumente a vida útil deles e também torne seu dia a dia mais prático. 

Então, confira as dicas de como congelar ou descongelar os alimentos da melhor maneira possível evitando riscos de contaminação e validade da comida.

#Monte porções pequenas e individuais
Ao descongelar o alimento pela primeira vez você não poderá congela-lo novamente, por isso o ideal é você dividir o alimento que será congelado em maior fração. Então o separe em um número maior de potes e só descongele o necessário evitando o desperdício 

#Mantenha a embalagem bem fechada 
Quando você for abastecer seu freezer com os alimentes congelados é necessário um cuidado especial na hora de fechar os recipientes. O ideal seria embala-los a vácuo, mas nós sabemos que é praticamente impossível, a não ser que você tenha a sua disposição uma máquina. Mas como essa não é a realidade da maioria das pessoas, o ideal é usar recipientes menores. Quanto menos oxigênio dentro de recipiente congelado mais tempo ele durará em seu freezer. 

#Respeite a data de validade
Outra precaução necessária que devemos tomar é quanto a validade dos produtos, mesmo congelados a validade deve ser respeitada. Uma maneira de você ter o controle sobre os produtos congelados é etiquetá-los. Também vale ressaltar que não é indicado comer nada que tenha ficado na geladeira por mais de 3 meses. Você pode cair numa gelada se o fizer. 

#Descongelando
Na hora de descongelar fique atento a uma regra básica: nunca deixe o alimento recém-tirado do freezer derretendo na pia. O correto é leva-lo a geladeira antes, para que não ocorra uma mudança violenta de temperatura. Tal mudança pode afeta-lo a ponto de estraga-lo. Caso você tenha certa urgência pode leva-lo ao micro-ondas ou ao forno, mas certifique-se de retira-lo do pote de coloca-lo em algum recipiente de vidro, para então leva-lo ao forno.  


Marcel Costa