Grandes invenções que ajudam a salvar a água Inventores de todo o mundo se esforçam para diminuir o consumo de água do planeta gplus
   

Grandes invenções que ajudam a salvar a água

Inventores de todo o mundo se esforçam para diminuir o consumo de água do planeta

Confira Também

Dia 22 de março se comemora o Dia Mundial da Água. Apesar deste "bem universal" cobrir dois terços do território da Terra, apenas 0,008 da água do planeta é própria para o consumo. Atualmente, 40% da humanidade sofre com a falta de água. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), essa quantidade pode subir para dois terços até 2050. Ou seja, se a população mundial não aumentar até lá - o que é impossível - cerca de 4,7 bilhões de pessoas terão sede.

Com o objetivo de salvar a água do planeta, cientistas têm se esforçado para inventar equipamentos que prometem reduzir o consumo de água. Confira alguns deles.

Cisternas
Sofreu com o abastecimento de água nos últimos anos? Para se livrar da crise hídrica de São Paulo, muitas casas adotaram o sistema de minicisternas criado pelo brasileiro Edison Urbano.  Seu invento possibilita o reaproveitamento da água da chuva para fins não potáveis, como para descarga, lavar quintais e irrigar plantas. Com a implantação dessa tecnologia, o valor da conta de água pode diminuir em até 50%.

LifeStraw
Agora sua aventura na selva ficará mais tranquila, pelo menos no que diz respeito à qualidade da água. Feito pelos suíços da empresa Vestergaard Frandsen, o LifeStraw é um purificador portátil e instantâneo. Em forma de canudo, ele garante a eliminação de 99,9999% debactérias e vírus presentes na água de rios e riachos. Só não pode ser utilizado em caso de acidentes com componentes químicos, como o que ocorreu no Rio Doce e destruiu a cidade mineira de Mariana. O LifeStraw já está à venda e sai por em torno de 150 reais.

Eco Drop
Conhece alguém que ao entrar debaixo do chuveiro esquece do mundo e, principalmente, do tempo? O italiano Tommaso Colia inventou uma plataforma que é feita para se usar durante o banho. Quando colocada no piso do box, a cada gota de água que cai sobre o Eco Drop, os círculos presentes nas plataformas se elevam, tornando desconfortável ficar por muito tempo no chuveiro. 

Gris
Mas se mesmo com montanhas sob os pés, a pessoa não sair do chuveiro, é melhor testar outra tecnologia. O designer húngaro Alberto Vasquez criou um aparato que permite reduzir em até 90% a água do banho. Esse equipamento é feito em quatro plataformas, que colocadas no chão do box, funcionam como reservatório da água do chuveiro.  Cada plataforma consegue reter até 10 litros, somando 40 litros no total. Este invento rendeu dois prêmios internacionais a Vasquez

WashUp
É solteiro e em sua casa mal cabe uma máquina de lavar? Agora não vai ter mais desculpas para levar suas roupas para sua mãe lavar. A WashUp resolve esse problema e ainda reduz seu consumo de água. Desenvolvida pelo designer turco Sevin Coskun, a WashUp é uma espécie de descarga-lavadeira e vice-versa. Com  máquina de lavar e descarga integrados, toda água que seria desperdiçada após uma lavagem é reaproveitada pela descarga.

 


Guilherme de Souza Guilherme